Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Buxinho

Aquariosmaster20/10/2007 19:03
Buxinho
Olá pessoa, no dia 03 deste mês resolvi fazer o procedimento da segmentação neste buxinho que estava, como alguns colegas chamam, meio pescoçudo! rs
Então amarrei com um arame de cobre o local escolhido que fica logo abaixo da bifurcação onde os galhos se ramificam. Apertei o arame em volta do tronco de tal forma que a metade da espessura do arame penetre a madeira, funcionando como um torniquete. Envolvi a região com musgo umedecido em solução enraizante, coloquei uma lã de perlon em volta do musgo e "amarrei" deixando uma abertura para que eu possa colocar água.
Bem, espero ter resultados, pois possuo este buxinho há alguns anos.

Antes

Depois

Espero sugestões e opiniões.
fabianoscosta20/10/2007 20:40
Bem, SOKAN, tronco duplo, é a solução mais conveniente, acho q vc tem razão, vai ficar bem melhor, mais baixo e mais compacto.

Essa forração de suculentas vai desaprovar, pois acho que vc as tirará dali mais tarde!hehe Senão competirão com o nebari e buxus mais velhos quase sempre tem um nebari interessante!

abração
Fabiano
Aquariosmaster20/10/2007 22:18
Suculentas
Pra falar a verdade já retirei as suculentas e fiz um vaso separado para elas. rs Valeu.
josecarlosbarros21/10/2007 12:15
Uma pergunta meio fora de contexto, mas aproveitando o ensejo. Buxinho pode ser criado em apto ou não dá? Eu tenho muita vontade de fazer um bonsai de buxinho mesmo pq perto de onde eu trabalho é muito comum usarem como ornamentação mas eu vejo lindos bonsais com belos nebari...

Abs 🙂
Aquariosmaster21/10/2007 13:58
Buxinho em apto
Olá amigo, pra falar a verdade de todas as plantas que tenho, o buxinho é aquela que nunca tive problemas nenhum mesmo. Pode ter em apartamento tranqüilamente.
Aquariosmaster21/10/2007 17:38
Dúvida
Olá pessoal, estou com uma dúvida. Eu posso trabalhar a copa ou tenho esperar a segmentação ficar pronta? Se puder trabalhar a copa, alguém tem alguma sugestão?
fabianoscosta22/10/2007 18:31
Luciano, vc fez alporquia por torniquete em buxus, não espere algo tão rápido, vc pode ir mexendo na copa sim, pelo menos não conheço nada que contra-indique este procedimento, na verdade acho que uma coisa nem interfere muito na outra, mas caso alguém mais conhecedor da área resolver se pronunciar, seria bom.

Abraço
Fabiano
Felipe22/10/2007 20:40
Luciano,
creio que não há problema nenhum em trabalhar a parte de aerea, muito pelo contrario, já vai adiantando um pouco seu trabalho futuro.
Aquariosmaster22/10/2007 21:34
Copa
Pessoal, sinceramente acho que não teria nenhum problema trabalhar a copa mesmo, pois a copa, na verdade vai é diminuir né? Agradeço a sugestão. Vou começar a pensar.
Aquariosmaster23/03/2008 19:43
Segmentação
Pessoal, no processo de segmentação até hoje não nasceram raízes. Será que fiz algo errado? Será que convém eu retirar o torniquete e fazer alporquia mesmo? Ou pode deixar que é demorado assim? Abração.
Edmilson23/03/2008 22:04
Buxinho demorado
Caro Luciano, a única experiencia que tenho em desenvolvimento de raizes no buxinho é a tentativa de fazer um estilo raiz exposta.
Fiz algo parecido com uma alporquia bem na base do tronco de minha planta. Já tem um bom tempo e alguem me disse que realmente é algo meio demorrado.

Abrço fraterno