Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ficus plantado sobre pedra

Astolpho Coelho Bicalho25/10/2007 08:49
Ficus plantado sobre pedra
olá novamente galera, outra planta que quero compartilhar é este ficus retusa, usei a técnica do nosso amigo Ebreo, plantado na garrafa pet, e replantei no vaso feito por mim, de gesso cimento.

flavio bonsai25/10/2007 13:14
astolpho esta ficando fera esse ficus , minha sugestão é vc pegar uma camara de ar de bicicleta e amarrar as raizes na pedra e replantala ,num substrato com pedriscos de caco de telha e areia grossa lavada .
essas raizes vão desenvolver bastante e colar na pedra .
e no proximo ano vc tera um belo exemplar .
abraços mano.
Alberto Alves25/10/2007 15:00
Esse ficus tem futuro 😉
E ai flávio que voçe vai vir aqui pra gente organizar um encontro amigo?
Grande abraço
Astolpho Coelho Bicalho25/10/2007 15:34
Então velho amigo flávio, boa sua sugestão, creio que sim, tem tudo pra dar uma melhorada... abraços
edubessa25/10/2007 16:17
Belo Ficus Amigo com um ajuste aqui e outro ali vai se transformar num belissinmo bonsai.
Esta técnica do Luciano é realmente Show DE bola, tenho algumas plantas aqui que estão na garrafa pet tambem, quem quiser pode usar esta técnica que da muito certo.
Abraços e parabens pelo ficus.
alvaro de castro sousa25/10/2007 16:47
re
colega Astolpho, sugiro q vc posicione logo os galhos se passar mais tempo deve difiultar o trabalho. ficaria bem legal se trabalhase a copa em estilo hokidashi 😉
abraço e bela planta
ARQPATRIK25/10/2007 18:54
Show de bola esse ficus!!
Gleison25/10/2007 19:10
Amigooo... muitooo showw mesmo seu Ficus!
Parabénsss pelo exemplar!!!!

Quantoo essa técnica de raizes na pedra... vc tem o link da técnica aii???

Obrigado!!!
Aquariosmaster25/10/2007 21:07
Ficus
Hum, parabéns amigo, tem lindas plantas. Estou pretendendo fazer uma raiz na pedra com uma serissa. Qual o link que explica a técnica? Tem um: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=3557
ghazal26/10/2007 03:44
ao meu ver, a pedra está perfeita.....é muito difícil encontrar essa harmonia......

mas se serve como conselho......tente fazer com que as raízes fiquem mais próximas ou até mesmo grudadas na pedra, eu li aqui que talvés uma camara de pneu de bicicleta apertando-as na pedra deva resolver (eu tentaria, ainda mais pq o ficus aceita tudo, eu tenho feito várias experiências e ainda não perdi nenhum).

abraço

ghazal
Astolpho Coelho Bicalho26/10/2007 10:31
Galera são tantas sugestões que fica dificil resolver qual tomar, agradeço a todos de coração, e vou resolver logo,,, mas eu ainda tenho mais plantas para postar, tenho um flamboyant de seis centimetros que quero compartilhar, e outros tbm. abraço a todos, obrigado
edson060526/10/2007 12:53
Astolfo,
a câmara de ar servirá para trazer as raízes mais próximas à rocha, dando a impressão de que elas de fato cresceram sobre ela. Da maneira como está se pode ver um vazio entre as duas . Mais uma sugestão: você poderia plantá-la em um escorredor. O tronco vai engordar e emitir novas raízes adventícias, o que tornará o teu exemplar ainda mais belo...
Um abraço.
Edson.
attilaokada28/10/2007 00:59
Será que com câmara de ar a raiz dessa grossura grudará na pedra mesmo?
Pode ser que não dê muito certo...

As raizes não estão muito grossas pro tronco?
E a copa, que estilo é?
Acho que tá faltando dar uma boa aramada e estilizada nela, né?
Cláudio José Teixeira28/10/2007 20:13
Olá a todos,

Bem, para resolver o agarre na rocha deverá ser usado algo que force as raízes de encontro à pedra, a maioria usaria pneumáticos ou câmeras de ar para pneus, eu pessoalmente prefiro fios rígidos encapados com alguma borracha para não ferir o caule. Passo o fio que poderá ser de grosso calibre, dependendo da força que terá de ser feita em torno das raízes e vou tracionando até atingir o objetivo.

Outra forma que uso é deixar a árvore crescer até que as raízes naturalmente abracem a rocha. Neste caso vale a pena observar as proporções entre grossura de raízes e volume da rocha.

Abraços,

Cláudio.
Astolpho Coelho Bicalho29/10/2007 09:58
Olá galera, eu estou de acordo com o Attila Okada, realmete as raises então bastante grossas, esta planta eu retirei uma ano atras, deu um uro de um pingo de ouro, era bem fininhas as raizes, e deixei na garrafa pet por um periodo de um ano, e as araizes tomaram força e emgrossaram, pois bem, ainda não defeni o estilo como o onoravel Okada disse, está faltando, mas isso mais adiante verei o estilo e com as dicas dos amigos tmb será bem vidas, bom, creio que o tempo se encarregará de colar as raizes na devida pedra, soltando vaizes novas, sem ter que usar arteficios para isso, nada melhor, que isso, acoteça naturalmente, né? mas mesmo assim agradeço as dicas, vamos ver o desenvolvimento da planta no longo de um ano, ai vou postar novas fotos da mesma. E em quanto isto vou trabalhando em outas hehehehe, abração a todos... e um ótma semana...
attilaokada30/10/2007 00:25
onoravel, rsrsrs. Muita bondade sua! 😂

Eu sou só aquele cara meio perdido, rsrsr... perguntei pq não tava visualizando muito bem as coisas.

Vou dar uma idéia que me veio agora, será que ficaria legal se vc tirasse as duas raizes grossas das laterais deixando somente a do meio e envolvesse a pedra com as raizes finas que saem lá de baixo? Pq como elas ainda estão fininhas, dá pra elas agarrarem bem quando engrossarem.

O que acha?

E ai tb a ramificação da copa não fica tão perto da ramificação das raizes, acho que vai te dar mais possibilidades de estilização depois.
nickyfury30/10/2007 14:43
bonsai
Astolpho, gostei da frente mostrada pela terceira foto. Mas creio que a pedra que voce escolheu não preenche de maneira completa a formação de seu bonsai no estilo pretendido. Veja se encontra uma pedra maior e mais interessante que essa, faça uma boa distribuição dessas tres raizes mais grossas, amarrando bem com barbante de algodão ou com borracha de camara de ar (fina, de bike, é melhor), e depois replante em um vaso maior, mais alto e mais largo tambem, deixando "de molho" por um ano, antes de passar o conjunto para um vaso mais baixo. 😄

Na sequencia, aproveite para aramar e distribuir melhor tambem os galhos, dando-lhes um movimento levemente sinuoso, forçando uma estrutura moyogi, inclusive do tronco. 😄
Astolpho Coelho Bicalho30/10/2007 15:28
Grande nicky, vou levar em consideração sua dica, esta pedra creio que vai dar um efeito legal, por ela ser chata, mas valeu pela dica. estamos vendo sobre o encontro BRB e GYN ok? abraços
nickyfury30/10/2007 18:30
bonsai
Ok, Astolpho, vou aguardar pela resposta de voces, para promovermos esse encontro memorável. Um abraço. 😄
attilaokada31/10/2007 01:19
Eu tb acho essa pedra legal.

...mas ninguém gostou da minha idéia? 😢

Hehe...😄 Pode comentar e criticar, sem problemas. 😉
Fiz uma ilustração pra vocês verem:

Poda nas marcas vermelhas (raizes laterais e alguns galhos) e põe a pedra mais embaixo.
Acondiciona bem as raizes por um ano ou mais, até elas firmarem bem. Os galhos para o moyogui estão todos ai, é só posicionar, fazer as podas e ir desenvolvendo com o tempo.

abraços.
ghazal31/10/2007 06:57
hehehehehe

entendi perfeitamente a sugestão acima.

mas se fosse meu faltaria coragem....

hehehehe

bora lá......torço para o sucesso.....e lembre-se........ele aceita qquer coisa....

abs
Astolpho Coelho Bicalho31/10/2007 08:28
Boa sugestão onoravel Okada, como diz o nosso amigo ghazal falta a coragem, mas tá valendo... as sugestões são ifinitas. abraços
joellagunasc03/11/2007 20:58
Da um certo orgulho saber que uma coisa bonita dessas foi tudo , do inicio ao fim feito por voce,não da? Parabens

Joel