Alberto Alves29/10/2007 21:53
Estacas
Li não sei na onde que devemos pegar cortar as estacas no periodo da manhã.
Isso procede?
O que tem haver? 😎
Grande abraço
GERALDO INOCÊNCIO29/10/2007 22:07
Alberto,
O principal cuidado que se deve ter com as estacas é evitar a desidratação do material. Talvez seja porque a parte da manhã é mais fresca e com isto o material conserva-se melhor. Uma maneira prática de tirar estacas é colocá-las em um saco plástico úmido e amarre a boca do saco. Este procedimento conserva a umidade do material por um longo período.
Do amigo Geraldo Inocêncio
edson060530/10/2007 11:59
Amigos,
um camarada que trabalha em um viveiro, de quem ganhei algumas mudas, me disse que a melhor hora do dia para se colher uma muda para fazer uma estaca é logo de madrugadinha, não apenas por ser uma hora de temperatura amena, mas por conta de fenômenos biológicos na condução da seiva.
A dona de um outro viveiro me disse que a melhor lua para se fazer uma estaquia é a lua minguante. Esta informação lhe foi passada por um japonês dono de um outro viveiro. Como os japoneses tem grande experiência em plantio de mudas, é uma informação a ser considerada...
Abraços...
Edson
Alberto Alves30/10/2007 13:29
Amigos Geraldo e edson obrigado pelas informações 😉
Grande abraço
BAIORS30/10/2007 13:42
Caro Geraldo a questão do saco plástico úmido poderia ser feita colocando um pouco de agua ou somente respingos ou de uma outra forma?
GERALDO INOCÊNCIO30/10/2007 22:57
Fábio,
costumo fazer assim: Ponho um pouco de água no saco e depois viro de boca para baixo e pronto. Deixo o que sobrar para umidificar.
Do amigo Geraldo Inocêncio