Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

PIRACANTA

sergiofilipi10/05/2005 10:55
PIRACANTA
Qual a melhor época para plantar sementes de Piracanta.

FILIPI
Nuno10/05/2005 20:05
Oi sergiofilipi,
a Pyracantha é um arbusto lenhoso, por isso é aconselhavel semear-se entre o Inverno e o final da Primavera ou entre o final do Verão e o Outono.

Para germinar sementes de Pyracantha é necessário fazer tratamento de resfriameto durante 6 semanas no frigorifico, e só depois semear.

Substrato=> Turfa.
Profundidade das sementes=> Tapar apenas.
Temperatura de germinação=> 50 Fahrenheit (10ºC).
Germinação=> entre 40 e 180 dias.
Luz=> necessita de alguma luz solar para germinar.

Todas as informações foram retiradas do site

http://www.backyardgardener.com/tm1.html

que podes consultar para saber como podes germinar outras especies de sementes.

Abraços
sergiofilipi11/05/2005 10:17
Oi, Nuno, muito obrigado, foi uma grande ajuda, pois eu naõ tinha a menor ideia da época certa.

FILIPI
PINO11/05/2005 16:07
ola filipi,
eu plantei algumas em março/2005
com bom aproveitamento uns 80% de germinação
não coloquei na geladeira, plantei direto com terra preta peneirada..
sergiofilipi12/05/2005 19:41
Oi Pino. eu fui fazer uma visita para o Mestre Hidaka junto com o pessoal do Mizuno e encontrei um monte de frutinhas amarelas da Piracanta caida no chão, eu estava louco para conseguir uma muda de piracanta amarela pois só tenho vermelha, apanhei todas e plantei com terra preta, isso em fevereiro deste ano até agora não nasceu uma mudinha se quer.
Na semana passada consegui mais algumas sementes, agora estou seguindo a orientação do Nuno, vai ficar na geladeira por um mês.

Abraço
FILIPI
Nuno17/05/2005 15:53
Olá sergiofilipi,
sempre que quero fazer alguma sementeira sigo sempre as instruções do site www.backyardgardener.com e tenho obtido sempre bons resultados de germinação. Por isso aconselho sempre esse site quando alguem tem duvidas de como deve proceder para a sementeira. Para além de ser o site mais completo que vi até hoje. Contudo acho muito interessante quando se encontra pessoas que dizem como procederam com a sua sementeira e qual a taxa de sucesso que obtiveram. Muitas vezes serve para "afinar" as informações que estão no site, sempre com vista a obtermos uma maior taxa de sucesso 😉.

Espero que desta vez germinem muitas plantinhas para você 😉

Abraços.
Fábio17/05/2005 16:31
Piracanta
Por falar em piracanta, alguém teria algumas sementes pra me fornecer? Estou tentando adquirir um exemplar dessa espécie, mas ainda não consegui...

Abraço!

Fábio