Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Jabuticabeira (myrciaria cauliflora)

123
Charles01/11/2007 12:49
Jabuticabeira (myrciaria cauliflora)
Oi pessoal...

Estou recolocando esta postagem, para mostrar a sequência do trabalho que estou fazendo nesta jabuticabeira, buscando aprimorar o estilo e, simultâneamente, reduzir sua altura... 🙄

As fotos abaixo são do primeiro trabalho de redução, que fiz no final de 2004...
Aqui a planta tinha cerca de 1,20m de altura, 9 anos de idade, sendo 7 anos no escorredor e mamadeira. Foi obtida através de semente... 🙄

Analisando o nebari e estrutura primária, para apoio na escolha da frente... 🙄

Desfolhação e primeiro nível de poda de galhos... 🙄

Segundo nível de poda de galhos...

Terceiro nível de poda de galhos e aramação...

Ao final desta etapa a planta ficou com 50cm de altura

A etapa seguinte seria esperar novo período de desenvolvimento livre, estimulando novas brotações, alternativas para futuros galhos na nova etapa de redução de altura e redefinição de estrutura secundária... 😉

Em seguida vou postar o trabalho feito no ultimo final de semana... 😉

Abraço,
Charles
Felipe01/11/2007 13:04
Charles,

esta Jabuticaba vc plantou atraves de semente?????? nossa que desenvolvimento hein!!!! Esta planta está linda de mais.....
tb com 07 anos de escorredor e mamadeira.....muita matéria orgânica nela!!!!
Que belo Nebari, que linda estrutura....foi uma das Jabuticabeiras mais lindas que já vi.
PARABENS
newgalileu01/11/2007 13:58
que linda jabu!! nossa, 7 anos de escorredor!que paciente você hein! parabéns pelo belo trabalho. 😂
BAIORS01/11/2007 14:45
Bela planta Charles.
Um otimo resultado de anos de dedicação.
Charles01/11/2007 16:12
Oi pessoal...

Felipe, Galileu, Fabio.... esta matéria eu já havia postado aqui antes, mas por algum problema técnico havia sido deletada... 🙄
E naquela ocasião eu havia ressaltado o mérito do "desenvolvedor" dessa jabu.... que não fui eu... 🙄 😮ops:
Na verdade, consegui esta planta com Hidaka san!... Ela está comigo desde 2003, a partir de quando comecei a trabalhar nela!...
Assim, toda a competência desde a semeadura até 2003 é dessa grande figura... que admiro muito!.... 😉

Assim que vi essa jabu, imaginei uma redução grande de sua altura, tentando evidenciar a robustez do nebari e movimento do tronco, que foram os principais pontos que me chamaram a atenção nela!... 😉

Abraço,
Charles
Alberto Alves01/11/2007 17:06
Eu sou fã assumido dessa jabu... 😄
Até enviei um e-mail pro Charles pra ver como ela estava depois do Bonsai2007 😎
Realmente uma das mais bonitas que já vi tb...
Grande abraço
Charles01/11/2007 17:09
Oi pessoal...

Nas fotos abaixo, mostro o trabalho que fiz nesta jabu, no ultimo final de semana, se resumindo ao seguinte:

1- uma nova etapa de redução de altura
2- aramação da nova estrutura
3- passagem da mamadeira para o vaso definitivo

Aqui a situação inicial, após crescimento livre desde dez/2004

Desfolhada, medindo 50cm (não considerando os galhinhos superiores)

Eliminação de um estágio do tronco principal, no ápice, e alguns galhos importantes. Com isso, além da reduzir a altura, procurei harmonizar com uma redução da largura da copa... 🙄

Aramação da nova estrutura....

Plantio no vaso definitivo, feito por Bryan Albright....

Com este trabalho a jabu passou de 50cm para 29cm de altura, quando em 2003 ela media perto de 1,20m... 😲 😂 😉

Agora, espero o enfolhamento para fazer o ajuste fino da copa... 🙄

Abraço,
Charles
nickyfury01/11/2007 18:27
bonsai
Charles, a apresentação dessa linda planta não ficaria melhor se o vaso fosse redondo? Creio que no vaso em que está perde-se muito da beleza do nebari. 🙄 🙄

De qualquer forma, é sempre admirável acompanhar pelas fotos o trabalho de aprimoramento que voce vem execuntando, visando reduzir a altura e desenvolver a densificação dos galhos, distribuindo de maneira magistral a copa dessa planta. Parabens. 😄
joellagunasc01/11/2007 20:34
Sem comentarios , esta ficando show

PArabens

Joel
Felipe01/11/2007 21:25
Charles,
mais uma vez parabens pela planta...linda !!!!!!
só tenho uma duvida....na ultima foto já com a planta envasada tem um galho apontando para o observador..isso é de proposito?
edson060501/11/2007 21:43
Caro Charles,
eu como fã incondicional das jabuticabeiras, não posso deixar de fazer coro com os amigos do fórum...
PARABÉNS pelo belíssimo trabalho e ótimo exemplar!!
Abraço.
Edson.
Paulo Henrique de S. Garc01/11/2007 21:53
Charles, realmente uma das jabus mais belas que já vi, o trabalho está realmente ficando ótimo...e que nebari poderoso!!!!!!

Parabéns!

Um grande abraço e

té mais...
Charles02/11/2007 00:26
Re: bonsai
nickyfury escreveu:
Charles, a apresentação dessa linda planta não ficaria melhor se o vaso fosse redondo? Creio que no vaso em que está perde-se muito da beleza do nebari. 🙄 🙄

Grande Nick... concordo com voce!... 😉 ... eu pretendia usar um vaso oval, raso e de cor bege claro, visando harmonizar com os tons da casca no período em que se renova, formando aqueles contrastes entre claro e escuro na casca! Acontece que não tenho este vaso e acabei usando o que mais se adequou ao tamanho da planta!... Fazendo isso, ao menos eu preparo as raízes num espaço menor, facilitando o replantio quando eu tiver o vaso que imagino!.... 🙄 😉
Aquela jabu que trabalhei em maio em Ribeirão eu acabei de replantar num vaso parecido com o que descrevi acima e gostei do resultado... em breve coloco fotos dela aqui para ouvir sua opinião... : 🙄 : ... Valeu pela sugestão! 😉

Joel... legal seu elogio!... valeu!... 😉

Felipe... a aramação e movimento daquele galho foi uma ligeira "forçada de barra" que fiz prá preencher um espaço vazio naquele local.... 🙄 .. que espero seja temporário. A jabu reage com brotações vigorosas após podas como esta e tenho esperança e surjam brotos novos naquela região, me permitindo redirecionar ou mesmo eliminar o galho que voce cita... 🙄 😉
Se voce reparar bem, ao mesmo tempo em que direcionei este galho para frente, eliminei um outro que existia antes, e que apontava o observador... 🙄 🙄
Enfim... acho que uma das graças do bonsai é essa eterna busca de tentar fazer com que os acertos suplantem os êrros... 🙄 🙄 ... e comentários como o seu e do Nick, por exemplo, são sempre muito ricos e me ajudam bastante!... 😉 ..

Edson, Paulo... fico contente com seus elogios!... valeu mesmo!... 😉 😄

Abraço a todos,
Charles
darkaso02/11/2007 10:14
Charles,

suas postagens sempre nos inspiram. Esse trabalho com ela foi feito com muita paciência e observação, dando aos amigos mais inexperientes a idéia de que o tempo é mesmo o melhor amigo do bonsai, e óbvio, a dedicação que você deu a ela.
A última redução retirou um pouco a triangulação da copa na parte alta, mas deu uma grande melhorada no sentido estético entre copa/tronco e, com certeza, a nova brotação suprirá a triangulação novamente.

Parabéns pelo trabalho!
ARQPATRIK06/11/2007 10:54
Planta maravilhosa!!Mais nada a dizer!
Alexandre S. Coelho06/11/2007 11:12
Charles,

esta é uma daquelas árvores/bonsai que podem representar o Brasil em qualquer lugar ❗
Fantástica redução na altura inicial!
Charles06/11/2007 16:12
Oi pessoal...

Darkaso...
Fico feliz com seus comentários... me motivam... 😉
Concordo com a perda de triangulação mas, principalmente na jabuticabeira, que brota com intensidade, isso não me preocupa muito neste momento... 🙄
A cada poda drástica ela responde com tantos novos galhos que não deverá ser dificil escolher alguns deles, para suprir esta lacuna...
Aliás, é o que tenho feito... e os novos galhinhos é que estão repondo os maiores podados, porém, em escala mais reduzida.. pelo tamanho menor da planta!... 😉

Patrik.... obrigado pelo elogio!... gratificante... 😉

Alexandre... eu tô curioso prá saber o que virá agora... com as novas brotações!.... mas penso que, como estrutura básica, esta foi a ultima grande mexida... 🙄 ... Agora imagino que devo fazer ajustes mais leves de estrutura...vamos ver... 🙄 🙄

Abraço,
Charles
nickyfury06/11/2007 17:45
bonsai
Charles, agradeço sua paciencia em esclarecer nossas dúvidas e em considerar nossas opiniões, quanto aos seus sempre magnificos trabalhos. 😄

Quanto à desfolha, visando reduzir o tamanho das folhas, no caso das jabu, vc aconselharia fazê-la mais de uma vez ao ano? e qual seria a época mais indicada? 😲

Venho desenvolvendo plantas das variedades hibrida, paulista e sabará. Essas duas útlimas, naturalmente, têm as folhas pequenas, então nem há o que fazer muito para diminui-las ainda mais. Mas a hibrida é sempre uma dificuldade tentar reduzir-lhe o tamanho das folhas. O que aconselha? 😲
Charles06/11/2007 22:42
Re: bonsai
Oi Nick...

Amigo, prá mim a grande graça é trocar idéias aqui... e voce é um questionador por excelência... 😉
Seria um desperdício da melhor matéria-prima, se eu não levasse em conta as sugestões e críticas que são colocadas aqui!.... 😉

Desfolho as jabu 2 vezes ao ano, normalmente em agosto e fevereiro.
- agosto pelo momento de retomada de desenvolvimento,
- fevereiro, dando o máximo intervalo da 1a. desfolhação, mas ainda com cerca de 2 a 3 meses pela frente, com temperatura que permite boa brotação... 🙄

Nos momentos de desfolhação aproveito para fazer podas que sejam necessárias, limpeza da estrutura e refazer ou ajustar aramações... 😉

A redução do tamanho da folhas ocorre não só pelo desfolhamento. Neste momento também faço podas de redução de galhos menores, o que estimula o surgimento de galhos sucessivamente mais finos que, por sua vez, desenvolvem folhas gradativamente menores, pelo menor fluxo de seiva... 🙄 🙄

Abraço,
Charles
cascao08/11/2007 16:41
extremamente fabulosa essa jabuticabeira

"PACIENCIA É A CHAVE DO NEGOCIO"

parabens
GustavoLP27/03/2008 11:42
Charles,

Quando tiver uma foto dessa jabuticabeira com as folhas, posta aí para o pessoal se deslumbrar.

QUE MARAVILHA!!!! 😂

até breve
Rogério27/03/2008 14:55
Charles,
Parabens pelo Bonsai...lindo !!!
Bonsai é uma arte que involve principalmente a paciencia e acaba nos recompençando dessa forma, com árvores lindas como a sua.
Parabéns
Grande abraço
Rogério
Rapha27/03/2008 17:52
Incrivel. meus parabens, espero algum dia chegar a conseguir desenvolver um trabalho assim
tuchë gama27/03/2008 19:45
CHARLES,

SO DE VER O ESTILO DA ARAMACAO DA PARA SABER QUE ESTA ARVORE FOI EDUCADA POR VOCE 😄

😛 PARABENS PELO TALENTO 😛
Ivanil Pimentel Vieira27/03/2008 21:36
Charles,

muito trabalho + paciência + dedicação + competência e o resultado não poderia ser outro.! Acrescente mais um Parabéns na tua lista .

Abraço - Ivanil
123