Tânia Diniz01/11/2007 17:30
Como germinar uma semente de Flamboyant
Olá amigos do Atelier,plantei algumas sementes de Flamboyant pois aqui perto de casa tem uma árvore e peguei algumas sementes,mas não consegui resultados positivos.Li que é necessário deixar a semente na água de um dia para o outro,cortar a pontinha e plantar num substrato bom e foi assim que germinei,usei uma garrafa pety,certo?Ela até brota mas seca e morre.O que será que estou fazendo errado?Outro detalhe que eu não sei é o quanto eu afundo a semente?
Agradeço a atenção de todos ....Tânia
GERALDO INOCÊNCIO02/11/2007 08:27
Tânia,
As sementes de Flamboyant tem tegumento duro, e não absorvem água. Faça o seguinte:
Leve as sementes num ermerilho elétrico (rebolo) de oficina e esmerilhe um dos cantinhos da semente sem atingir o miolo. Pegue as sementes esmerilhadas e coloque numa vasilha de água. No dia seguinte as sementes viáveis estarão todas inchadas pela absorção de água. Pode plantá-las que todas nascerão em aprox. 30 dias.
Para o plantio afunde cerca de 5 cm.
Veja no tópico MATÉRIAS, o tópico SEMENTES DE TEGUMENTO DURO ok!.
Do amigo Geraldo Inocêncio
Edmilson03/11/2007 11:36
Como faço
Caros amigos, utilizo um lixa de unha para fazer o mesmo trabalho do esmeril de oficina, porem com a lixa de unha da para controlar melhor o quanto devo lixar.
Feito isto coloco as semente em agua e devo ao fogo baixo ate a temperatura de 80 gruas. Deixo de molho de um dia para outro e planto.
Da ultima vez utilizei um plastico para fazer uma mini estufa onde coloquei as sementes e o tempo de geminação diminuiu consideravelmente. Mas cuidado quando for retirar este platico, retire a noite, pois notei que o choque termico, quando retirado nas horas mais quentes do dia, queima as folhas novas das plantas.
Sucesso em sua germinação.
Abraço fraterno
BAIORS05/11/2007 14:07
Algumas sementes de tegumento duro que germinei Eu as raspei no chão acimentado. Logo apos as deixei na agua de um dia para o outro.