Carlos Barrêto02/11/2007 19:37
Fungo em Pinheiro Negro
Pessoal,
Estou com Fungos no meu Pnheiro Negro pois ele veio de uma região muito úmida e já chegou com as pontas amareladas e as agulhas caíram.
Retirando o torrão, percebi pintinhas brancas bem menores que pulgão e gostaria de saber qual FUNGICIDA aplicar (não conheço nenhum).
No Ceasa sugeriram óleo de NEEM , mas lendo as instruções vi que se preesta para debandar insetos e não como FUNGICIDA.
Alguém poderia indicar algum produto?
Grato.
Abraços
GERALDO INOCÊNCIO05/11/2007 22:37
Carlos,
Aplique fungicida à base de oxicloreto de cobre, é facilmente encontrado em lojas de produtos agropecuários.
Do amigo Geraldo Inocêncio
Leonardo Affonso17/03/2008 06:50
fungos
Olá
Bom dia a todos
Estou com problemas em alguns Bonsai.
A minha Serissa estava linda, cheia de folhas verdinhas, mas derrepente começaram a ficar queimadas e caírem, parte das raízes que estão para fora do substrato estão com uma espécie de casquinha amarelada que quando passo o dedo saem na mão. O que será?
Minha piracantha está com pintinhas pretas nas folhas e ficam amareladas na parte de baixo.
Me ajudem por favor... estou ficando preocupado
Abç
Alcides Junior17/03/2008 08:16
Carlos, nos pinheiros esses fungos são de extrema importância, são as micorrizas, até houve um tópico que foi falado sobre a necessidade dele a planta. As micorrizas fornecem nutrientes aos pinheiros enquanto eles fornecem acucares aos fungos...trabalham em simbiose.
Espero que não tenha passado nenhum fungicida ainda.
GERALDO INOCÊNCIO18/03/2008 22:47
Leonardo Affonso,
com relação às pintinhas pretas nas folhas e verso amarelado é sintoma típico de ataque de colchonilhas. Veja a matéria CUIDADO COM AS COLCHONILHAS que descreve como elas agem e os remédios apropriados para combatê-las. Se não localizar a matéria, utilize óleo mineral + água + detergente de cozinha. Faça duas pulverizações uma por semana.
Do amigo Geraldo Inocêncio