Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Yamadori de Vassourão

joellagunasc06/11/2007 00:17
Yamadori de Vassourão
Ontem coletei uns yamadoris de Vassourão ( e assim que é conhecido esta especie por aqui) será que tem furuto?Ele se desenvolve nos terrenos a beira da praia bem arenosos

Detalhe do tronco

Transplantado e desfolhado

Colequei na areia grossa pura
Agora é aguardar

Se alguem tem conhecimento desta especie ou ja trabalhou com ela podem me mandar informações , que serão bem vindas

Abraços

Joel

Felipe06/11/2007 10:16
Amigo Joel,

vc está se tornando expert em Yamadori nativo!!!!
e ainda vassourão temos de montes por aqui.
só usei esta planta para fugir dos bois na farra do boi.hehehehehehe

manda vê...e não esqueça de mostrar o resultado.

Obs: nosso px encontro vai ser dia 11/11 na casa do Fabiano.
joellagunasc06/11/2007 12:20
Felipe conheces então o Vassourão , é tipico de nossa região né?
Não custa tentar pra ve se sai alguma coisa

Abraços

Joel
Felipe06/11/2007 12:36
Acho que sai alguma coisa sim. mas a grossura do tronco não deve passar disso não, pelo menos aqui na nossa região isso deve ser o maximo dela.
Felipe06/11/2007 12:37
Joel,
outra coisa tome muito cuidado quando for entrar na mata onde tem estes "vassourões" é cheio de jararaca e ainda mais com esse calor que tá fazendo.
Edmar Claudio M. da Silva06/11/2007 14:21
Re: Yamadori de Vassourão
Amigo, aqui no nosso litoral também existe essa planta. Tem uma madeira muito resistente e lenhosa. Dá uma excelente fogueira para um luau à beira-mar, ou para cozinhar uns aratus. Só que tenho observado que elas são muito sensíveis e morrem sem um motivo aparente. Tem umas inflorescências de uma cor pálida, em cachos, que logo secam e não se soltam facilmente dos galhos. Ah! o nome dela eu não sabia até agora: Vassourão! Um abraço!
BAIORS06/11/2007 14:45
Belos yamadores tem feito Joel. Sempre que os vejo fico impresionado e intusiasmado a fazer yamadore em planta ja bem desenvolvidas com as que vejo que você fez! 😲
Te desejo bons resultados!
nickyfury06/11/2007 18:00
bonsai
O problema em identificarmos uma nativa por seu nome comum, é a grande ocorrencia diversificada, em que, às vezes, dependendo da região do país, plantas totalmente diferentes acabam recebendo a mesma denominação:

Vassourão (Clethra scabra) - Local da foto: Serra do Cipó (MG)

Essa foto é de uma espécie que possui esse nome comum, tambem. Mas suas folhas não parecem ser do mesmo tipo da apresentada pelo Joel.

Pesquisando, encontrei variedades, com nomes cientificos variados, igualmente:
Bastardiopsis densiflora, vassourão.
Piptocarpha angustifolia, vassourão-branco
Vernonia discolor, vassourão-preto
Dodonea viscosa, vassoura-vermelha.

Se parecia dificil identificar a planta mostrada pelo colega, fruto de seu trabalho (YAMADORI), não quero com as informações acima contrapor mais obstáculos, mas apenas fornecer linhas de pesquisa que poderão ajudá-lo a deslindar os mecanismos de cultivo e desenvolvimento de sua planta, transformando quaisquer obstáculos em facilidades para tornar essa planta um lindo bonsai. 😄
joellagunasc06/11/2007 21:06
Felipe , ja vi com espessuras maiores , quanto a jararacas aramamos elas hahahah

Obrigado pela dica

Edmar realmente e da mesma planta que falamos , ela cresce praticamente onde não cresce mais nada , e uma planta bem rustica , espero que não seja sensivel ao treinamento nem as podas de raizes.

Fabio , sou iniciante nesta arte , mas adoro fazer yamadores , pois tu ve todas as etapas do trabalho , é muito gratificante . Tambem porque é muito dificel na minha cidade encontrarmos mudas em floricultura que se prestem para bonsai , pra ser bem franco é dificel encontra aqui ate mesmo floricultura, hahaha.

Nick realmente cada região tem seus nomes caracteristicos para uma mesma planta , mas estes sao arbustos que dão na areia , no bom sentido , vamos testar. Vou fotografar uma delas no seu habitat para voces verem.

Como falei sou iniciante , sem muita tecnica mas com muita vontade de aprender.
Talvez minhas plantas não deem em nada , mas enquanto trabalho nos meus "toquinhos" sinto uma paz tão grande que compensa cada minuto. Mesmo que todos sequem ja valeu a pena.
Numa viagem devemos esquecer a chegada e curtir cada minuto do caminho.

Valeu pelas dicas

Joel
Luís Alberto07/11/2007 01:05
Meu amigo Joel, vc. está se superando, está virando o "mestre Yamadori", rsrsrs.

Está de parabéns, belo exemplar e belos também os que já vi, vc. é demais amigo.

Grande Abraço.
fabricio ribeiro22/04/2013 22:23
Acompanhando...