Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

desfolha flamboyant

phacff06/11/2007 15:38
desfolha flamboyant
oi gente td bem?
a mto tempo n posto aki hehe
to passando agora pra notificar a evolução do meu flam e tirar uma duvida

no dia 21/10 eu passei ele pra um vazinho agora que acho que ele esta num tamanho bom a questão é que gostaria de saber agora se posso desfolha-lo para que as novas folhas se ajustem ou se é uma questao so pro ano que vem

creio que ele ja esteja adaptado ao novo vaso pois esta soltando novos brotose aparenta estar mais "erguido"

foto do dia da replantagem:
Ferreira06/11/2007 23:36
Leucena
Phacff

Seu "flamboyant" me parece ser na realidade uma Leucaena leucocephala.

Mas sendo uma ou outra espécie, eu não recomendo fazer desfolhas nesta fase de crescimento, pelos seguintes motivos:

1) A desfolha atrasa muito o crescimento de plantas que ainda necessitam de grande desenvolvimento do tronco, como esta sua;

2) Por ser uma planta ainda muito jovem, e de espécie que não responde bem à técnica de redução, as próximas folhas provavelmente não serão menores, mas terão o mesmo tamanho destas atuais, devido à força de crescimento associado à juventude;

3) Se houver redução significativa após uma desfolha nesta fase, até a planta atingir o desenvolvimento ideal as folhas terão novamente sido substituídas por folhas de tamanho normal;

4) Se tentar fazer desfolhas mais frequentes para evitar o problema anterior, vai atrasar ainda mais o desenvolvimento desejado;

5) Apesar da fronde ser grande, os folíolos são bem pequenos, de maneira que eu penso que não há justificativa estética para a desfolha nas espécies de folhas compostas.

A redução de folhas por motivos puramente estéticos deve ser aplicada apenas em plantas cuja estrutura já está formada, sendo a última etapa anterior à exposição. O efeito de redução não é permanente, pois dura apenas até o próximo período de crescimento e desfolhas muito frequentes podem enfraquecer e colocar a planta em risco.

O efeito de redução das folhas é duradouro quando a ramificação é farta, de maneira que a quantidade de folhagem compensa o menor tamanho de cada folha individual. Por isso as plantas mais velhas, que normalmente têm grande ramificação, geralmente também têm folhas menores de maneira mais duradoura.
phacff07/11/2007 21:27
cara obrigado mesmo pelo conselho

realmente estava em duvida entre as duas especimes realmente depois doque falou passei a crer que parece ser realmente uma leucaena vou procurar me informar melhor mas de qualquer forma mto obrigado vou seguir seu conselho

abraços