Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Cambuim - Qual estilo?

Leilton Lima11/05/2005 16:32
Cambuim - Qual estilo?
olá pessoal. Estou pensando em começar a trabalhar esta muda de cambuim. A questão é saber se é possível ousar e sair do estilo vassoura. A foto nao tá muito boa. Depois mando uma melhor.

Muito obrigado.
TC11/05/2005 17:08
acho que por enquanto o estilo vassoura é o melhor, coloque ele num escorredor para engordar
Sergivaldo12/05/2005 00:11
Olá Leirton,

Acredito que seja perfeitamente possível trabalhar essa planta n'outro estilo, diferente do "vassoura".

Independente do estilo, alguns detalhes devem ser levados em consideração, como por exemplo: o diâmetro do tronco e a massa radicular.

Dependendo do espessura do tronco, com uma aramação é possível fazer bons movimentos com essa espécie: é maleável e muito resistente.

A existência de raízes finas, principalmente ao nível do solo, será muito importante para a sobrevivência da planta. Normalmente essa espécie desenvolve uma pivotante muito profunda e poucas raízes secundárias.

Antes de iniciar uma modelação seria interessante observar como estão essas raízes (a pivotante já foi reduzida?).

Um abração,

Sergivaldo
Leilton Lima16/05/2005 09:50
pivotante
Oi pessoal. Obrigado pelas opinioes. A árvore já está na mamadeira. E eu já reduzi um pouco a pivotante. O problema é que ainda ficou passando da altura do escorredor. Tive que fazer aquele "morrinho" e tenho percebido que o substrato está saindo da parte cima. Isso acontece porque (felizmente) tem chovido bastante por aqui. Tirei uma fotos melhores. Logo, logo to enviando pra vocês avaliarem.

Mais uma vez obrigado.

Leilton Lima