Cleriston escreveu:
Antônio, no artigo "Reprodução por Semente -Estratificação de sementes - fase1 " que você me recomendou, diz apenas para umedecer no começo da estratificação. Durante o 3 meses é preciso umedecer novamente?
Olá Cleriston
Ali no site, o seu autor refere que as humedece regando ligeiramento o substrato antes de colocar no frigorifico e submerge por pouco tempo após concluido o processo de estratificação, para que estas absorvam a humidade necessária...
Eu não costumo fazê-lo, preferia fazer como ele faz no que toca aos passos de camadas entre turfa e areia e no final costumo regar um pouco mais, mas sem encharcar...só mesmo para ficar humido...
No entanto todos os anos vou alterando ligeiramente o processo,...trata-se de afinações e para isso temos que ir fazendo experiências.
Após concluido o processo de estratificação, antes de as plantar devemos meter todas as sementes em água morna ( ele coloca uma hora aprox.)...este processo serve para verificar quais as sementes boas e as que são más (as estéreis) .
A boas serão as que afundam...acontece que por haver diferenças no tegumento de algumas espécies, (por isso em algumas se recomenda a escarificação), nem todas elas afundam em 24horas, que costuma ser o recomendado, em tempos tive uma dica que para as Sequoias o ideal seria não 24, mas sim 48h...e assim fiz da última vez. Efectivamente passa-se de uma % aprox. de 50 para 95% as sementes que afundaram...
Por questões pessoais (teimosia 😈 😄 ) não gosto de deitar fora mesmo aquelas que se consideram impróprias...e com isso já tive algumas surpresas...germinaram como as outras, embora bem menos é verdade...e talvez com problemas de foro genético que nós não temos capacidade de analisar, não sei, suposição minha 🙄.
Segundo consta quem envereda pelo caminho do "Misho", consegue ver quais os rebentos que prometem só pelo crescimento vigoroso e tipo de rebentação, ao ponto de se fazer um tipo de selecção...para mim são todas iguais 😕
É pelo prazer que dá...quando muito, quando sou bem sucedido tento ficar com um exemplar de cada, o resto vou as oferencendo aos meus colegas da Associação na Primavera seguinte 🙂 😄 .
Algumas espécies são mais dificeis que estas ( por exemplo a Cerejeira)Não é à toa que a natureza em alguns casos proporciona frutos atractivos/deliciosos, sendo o único propósito/objectivo é disseminar para perpetuar a espécie, levando os animais ingeri-los para que as respectivas sementes passem por esse processo (Escarificação)...os dentes/os bicos e os sucos/acidos gástricos cumprem esse papel na perfeição, contribido posteriormente para dispersão.
O melhor será apontar tudo o que fizer:
as datas de inicio&términus de estratificação
A data em que semeou, quando nasceram, dos óbitos e por ai em diante...
Se possivel complementando com dados relativos ao meio ambiente, dias de vento forte; chuva;sol; temperaturas anormais/humidade do ar etc...etc.
...este não pode não ser importante, mas se o faz por gosto e pretende fazer por mais anos, podem ser de grande ajuda nos seguintes, para ajustar uma melhor data para o fazer...e se o El Niño assim permitir 😉
Boa sorte.
Cptos.
Castro