Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Jabuticabeira

edson060508/11/2007 12:40
Jabuticabeira
Caros amigos do fórum,
dia atrás fui a um viveiro para adquirir um buxinho. Além daqueles conhecidos podados em formato de bola, tinha um exemplar maravilhoso, bem robusto com tronco de mais de 10cm de diâmetro e sem nenhuma poda; muito bom para talvez um Moyogi. Mas quando vi essa jabuticabeira não resisti à paixão... além de ter um tronco bem grosso, estão ambas produzindo e como diz o Luciano, são duas pelo preço de uma 😂 😂 .
Fiz uma poda ainda no viveiro pra colocá-la no carro. Não tenho certeza, mas parece ser duas mudas que cresceram na mesma lata. Para facilitar numerei como plantas 1 e 2. Certamente estes galhos mais retos deverão ser podados, mas a minha dúvida é quanto a transplantá-las agora. Esta intervenção não afetará a frutificação para o ano que vem?

Vista de frente:

Vista de costas:

Aguardo sugestões.
Um abraço.
Edson.
Paulo Roberto Marasca09/11/2007 01:42
Oi Edson...

Minha sugestão seria aproveitar a sequência de curvas com boa conicidade que ela tem... Seria bem radical mas valeria a pena...

Abraço.
Ferreira09/11/2007 20:10
Boa sugestão
Edson

Trata-se de apenas um ou de dois exemplares?

Paulo

Excelente visão você tem, para belas copas e para bonitos troncos. Ótima sugestão!
edson060509/11/2007 22:32
Ferreira,
eu acho que provavelmente são duas mudas que cresceram na mesma lata. Eu preferi não tentar descobrir pra não ficar mexendo desnecessariamente nas raízes pois pretendo transplantar e podar de uma paulada só...
As duas estão com flores...

Paulo,
obrigado pela sugestão...

Abraços...
Edson.