Seisdedos08/11/2007 14:20
poda radical em ficus???
Caros amigos,
Fiz algumas alporquias em ficus benjamina e retusa em galhos grossos.
Quando as coletei, fiz uma poda drástica deixando somente alguns galhos, sem folha alguma, agora li que o ficus benjamina não aceita poda radical ou desfolha total, então isto seria dizer que perdi tudo apesar da intensa produção de raízes nos alporques???
Espero que a resposta dos amigos seja positiva, torcendo...
Obrigado
Felipe08/11/2007 14:28
Amigo,
Deixe sua plata em local sombreado e torça muito!!! você pode fazer incisões em cima das gemas que estão nos troncos para ver se nasce alguma coisa....
tunha um Ficus que fiz um alporque e qdo retirei, deixei o tronco sem nada.....só depois de alguns meses que apareceu alguma coisa....neste caso paciência + paciênca = 2x paciência
GERALDO INOCÊNCIO09/11/2007 22:56
seisdedos,
Perdi um ficus benjamina de aprox. 30 anos devido a uma poda radical, achei que brotaria e não brotou. No entanto, ganhei um já uma árvore, estava num vaso grande e as raízes já estavam no chão. Retirei a planta, fiz uma poda radical deixando apenas um pequeno galho com folhas, plantei em uma bacia com areia grossa e coloquei numa estufa e ele está brotando acho que vai escapar.
Se você plantar os seus em areia e colocar em uma estufa pode ser que dê certo. Faça isto com um deles pelo menos.
Do amigo Geraldo Inocêncio
Seisdedos10/11/2007 18:18
agradecimento
Valeu pessoal,
Vou tentar as duas técnicas, pensei que por ser ficus não teria problema algum, informo resultados se houver.
Obrigadão
Cleriston12/11/2007 10:46
Eu nao sabia q ficus nao aceita desfolha...
Eu tirei um galho de ficus e coloquei no hormonio enraizador e depois coloquei em uma mini-estufa com areia....
Mas antes eu tinha tirado todas as folhas.
Hoje (3 semanas apos) a estaca está com algumas folhinhas novas.
Felipe12/11/2007 14:14
Cleriston,
o Ficus Benjamina não aceita muito a desfolha, mas tem outros Ficus que não tem problema, pode desflhar a vontade.
aline.mov15/11/2007 10:14
Figueira
Olá sou iniciante mesmo..
A uns 2 anos atraz, achei uma fugueira no tronco podre, retirei e plantei em um vaso pequeno.. eu replantei ela a umas duas semanas e quero ver o que tenho que fazer para diminuir e realmente fazer ela ficar com cara de bonsai..
gostaria de uma ajuda.
seguem as fotos dela

aline.mov15/11/2007 11:22
figueira continuação
edson060518/11/2007 02:49
Aline,
você pode abrir um outro tópico pra opinarmos sobre a tua figueira e se puder postar fotos maiores, melhor...
Até mais...
Edson.