Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Leucena

12
Franciane11/11/2007 21:43
Leucena
Resolvi dar uma voltinha la na praça do Hospital do Exército, quando de repente me deparei com esta leucena.
Ela olhou pra mim, eu olhei pra ela e não resisti, foi paixão a primeira vista, hehehe!!
O que acharam dela?

😄
José Maria Araújo Costa12/11/2007 10:12
    😄 parabens sua arvore tem futuro, coloque ela em um vaso oval fica bem melhor u abraço
José Maria Araújo Costa12/11/2007 10:30
Bela natureza
    francianevs veja minha leucena, idade:12 anos vamos troca conhecimentos sobre essa especie

ARQPATRIK12/11/2007 11:31
Franci a planta é belissima e tem futuro sim, mas cuidado para não ser presa pelo exercito hein!!! hehhehe
Alexandre S. Coelho12/11/2007 11:42
Oi Franciane,

Muito bom achado!

Futuramente, se fosse minha, faria um alporque acima das raízes aéreas para formar um novo nebari...
Astolpho Coelho Bicalho12/11/2007 12:30
olá fran, como disse o colega tem futuro, espara a brotação ficar bem definida ai comece a modelar.

veja a minha leucena

abraços
Alberto Alves12/11/2007 12:35
Belo achado...
As sugestões do Alexandre como sempre são boas... 😎
Se puder poste uma foto mostrando mais o tronco.
Tem um ótimo futuro mesmo 😄
Grande abraço

Ps:José cadê a sua foto?
BAIORS12/11/2007 13:52
Estou feliz por ver leucena aqui no forum 😄
Tenho varias todas de yamadore, em minha cidade são muito comun tem em todo lugar.
Tambem quero trocar esperiencias sobre esse arbusto fantastico. 😄
Depois coloco unas fotos delas!
Franciane12/11/2007 23:15
Olá pessoal gostei dos comentários.

Oi Astolpho, já tinha visto a sua leucena, como é bela, e o nebari dela é parecido com o da minha, hehheee.

Vou tirar mais fotos dos galhos, mas o melhor mesmo é dar tempo pra eles se desenvolverem e depois modelar.

Aguardo mais fotos de leucena aqui pra gente trocar idéias... 😉
Geraldo Magela f. da silv13/11/2007 23:15
Ola, a leocenia é uma boa planta p/ bonsai.

Você só vai ter problema com o tamanho das folhas.

Mas existe alguns manhas pra diminuir o tamanhos das folhas.
Franciane16/12/2007 12:55
Fotos atuais da Leucena, já no vaso novo, não sei se será o definitivo ainda. E com novos ramos!!
Às vezes me pergunto, como vou escolher os ramos definitivos, para poder modelar ?
Alguém pode me dar uma luz?
Astolpho, como fez na sua leucena?
Cláudio José Teixeira16/12/2007 18:14
Olá a todos,

Ótimo tópico, não é sempre que temos a oportunidade de falar dessa espécie que ao meu ver pode ser um ótimo material para bonsai.

Aqui vai a foto de uma que cultivo de semente plantada em 2003. Os galhos e o ápice ainda serão direcionados, espero que este ano ainda.

Espero possamos reunir e trocar muitas esperiências acerca do cultivo e manuseio desta espécie.

Abraços,

Cláudio.
Franciane31/01/2008 10:59
Bela leucena Claudio!! 😄
Franciane31/01/2008 10:59
Ops...
Franciane31/01/2008 11:02
Novos ramos na minha Leucena!!
Como é interessante você ver ela dormir e acordar todos os dias, abrindo e fechando as folhinhas ... Assim como as caliandras!!
Adoro as leucenas !!

Franciane29/03/2008 20:32
Fotos atuais...
O que acharam ?
Franciane22/06/2008 18:39
Fui fazer uma poda drástica na minha leucena para tentar corrigir um probleminha que ela tinha no ápice do tronco, uma "cabeça", um calombo. 🙁
Acho que fiz besteira, mas ela me mostrou um novo caminho a seguir !!

Filipe Henrique23/06/2008 01:11
Oi,
tenho algumas plantas dessa e outras bem parecidas, seguem algumas fotos.
vo aproveitar pra testar uma dica pra postar fotos do orkut direto pra cá!

pelo tempo q venho cuidando dessas plantas posso dizer q são bem resistentes e cicatrizam bem rapido tb!
e sua planta tem tudo pra ser um BELISSIMO BONSAI Fran!
boa sorte e continue mostrando a evolução da sua planta.
um piteco... acho q vc já pode cortar aquela ponta de galho q não vai secar o broto novo... desa forma vc adianta a cicatrisação.
ABRAÇOS A TODOS!
Franciane23/06/2008 09:18
Oi Filipe, gostei das suas leucenas!!
Aquela que tem o tronco lascado, rachado, é muito interessante.
A primeira tem um movimento legal!!
Obrigada pela oportunidade de poder ver as suas!!
E eu estava mesmo na dúvida, se posso retirar aquela ponta próxima ao broto. 😄
E quanto ao movimento dos novos galhos, será que é daquele jeito mesmo?? 🙄
Filipe Henrique23/06/2008 11:41
EI Fran,
fico feliz q tenha gostado das minhas plantas, a maioria foi tirada de semente exeto a que tem o trnco "lascado" q na verdade .. como ela cicatriza muito rapido vou fazer um urô.
quanto a aramação dos novos galhos... acho dificil q vc consiga um shokan ela vai ter algum movimento de qq forma, portanto acho q vc poderia dar cusvas suaves ao novo broto q sera parte do tronco da sua arvore.
caso vc já tenha escolhido a frente vc pode torcer esse galho principal para q o 1º galho vá na direção q fica mais bem situado em relação ao observador ou fazar o 1º galho o novo apice e conduzir o apice atual como 1º galho, essa planta é bem flexissivel e costuma "avisar" estalando antes de quebrar o galho q esta sendo aramado (depois de 'maduros' ).
espero não ter falado bobagens ... caso tenha ocorrido por favor corrigir-me.
tenho certeza q em pouco tempo vc terá um lindissimo bonsai, pois alem de um tronco grosso e bonito, essa planta tem crescimento muito vigoroso.
abraços
Marcos Paulo Duarte23/06/2008 14:53
Oi Fran

sua leucena está bem vigorosa, e tem um bom caminho a seguir,
eu tenho duas também, ainda desenvolvendo, quando der eu posto fotos

é bom tirar o toco que ficou acima o ramo brotado,
quando faço poda drástica assim, depois que bota um ramo, formasas duas folhas eu tiro o broto, assim brotam dois ramos, de depois é só deixar crescer mais pra engrossar, e ir dando forma

no mais, é só ir dando um bom trato e terá uma bela planta

abraços
Romulo Dias23/06/2008 15:48
Fran,

Coloque num local onde as raízes possam se desenvolver (escorredor/mamadeira) que vc vai ver o crescimento vigoroso e mais facilmente e rapidamente vc dará forma a sua Leucena.

Abraço,
Franciane25/06/2008 20:59
Rômulo, a minha leucena já esta no escorredor, só estou esperando o momento certo pra colocar na mamadeira.
😄 Olá, já fiz uma poda no toquinho, ficou assim.
Fotos atuais!!

BAIORS30/06/2008 14:12
Fico feliz quando vejo Belas Leucenias, pois aqui onde moro existem muitas o meu Bairro esta repleto delas. Tenho algumas umas 05 comigo.
Franciane04/07/2008 16:17
Pessoal um link muito bom sobre a leucena.
Vale a pena conferir!!

http://www.cnpgc.embrapa.br/publicacoes/ct/ct13/03leucena.html
12