Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

SOMBRA DE TOURO (Acanthosyris spinensis ) Alguém conhece?

alexmikol13/11/2007 21:17
SOMBRA DE TOURO (Acanthosyris spinensis ) Alguém conhece?
Esta ávore em princípio é nativa da Região Sul, tronco largo, retorcido, galhos compridos, muito bonita mesmo. Gostaria de saber se algum amigo (a) bonsaista conhece, se é possível de se trabalhar com ela e informações sobre plantio, cuidados, etc, contando com a atenção de todos, agradeço!
joellagunasc13/11/2007 22:22
Sou gaucho mas nunca ouvi falar nesta planta , pelo menos com este nome, seria bom se tu colocasses uma foto dela , eu procurei na net mas não achei nada. So descobri que ela é boa para a febre rsrsrsr

Joel
João Pedro14/11/2007 01:12
Olá Alexmikol

Procurei na internet por fotos dessa planta, mas até agora não encontrei nada...
Achei somente essa descrição de um site Uruguaio:

El sombra de toro se presenta del tamaño de un árbol bajo o de un fuerte arbusto; integra tanto los montes serranos como los ribereños.
Es muy característico por sus hojas rómbicas o romboides, y cada uno de sus tres vértices libres está rematado por una fuerte espinita. Donde nace busca asociarse a otros árboles; aislado, difícilmente sobrevive. Por este motivo se le suponía parásito subterráneo.
Hemos hecho un simple ensayo plantando en pequeños y grandes envases, ejemplares jóvenes de este árbol junto a otros árboles indígenas, a los que suele asociarse, para observar si vivía a expensas de ellos comportándose como parásito subterráneo.
Nuestra rápida experiencia mostró que el "sombra de toro" busca solamente asociar sus raíces a las de los otros árboles.
(Tomado de Nuestra Tierra, 1969, Arboles y Arbustos, Atilio Lombardo. El extracto figura en un capítulo que asocia Sombra de Toro, Congorosa y Congoña pues "estas tres especies pueden ser fácilmente reconocidas en la flora uruguaya, porque siendo espinosas, sólo tienen espinas en los bordes de las hojas".)
Tiaraju14/11/2007 23:57
Alô, Alexmikol

Já vi a árvore na região de Bagé - RS, e realmente me chamou a atenção para fazer bonsai. Mas não sei nada a respeito dela. Vou tentar descobrir com amigos que moram por lá.

Tiaraju
Ivo17/11/2007 10:23