Evolução de Espinheira
joellagunasc17/01/2008 22:26
Marcos agora entendi maravilha não é a especie mas sim um elogio , obrigado a idade uns 5 anos mesmo
Joel
Marcos Castilho18/01/2008 13:10
Resposta
Joel, agora você me deixou inteiramente de boca aberta. Como é possível com apenas 5 anos esse tronco absurdamente grande? É comum dessa espécie ou você operou um verdadeiro MILAGRE???????? 😲 😲 😲
joellagunasc18/01/2008 19:13
Marcos , em treinamento ela esta a 4 ou 5 meses, quando eu a coletei era uma arvore de uns 3 metros de altura , dai fiz uma poda ultra radical , não faz 5 anos que eu plantei do zero, que fique bem entendido.
Entra neste link que tu veras a evolução de outra espinheira que tenho.
Depois me diz o que tu achou.
http://www.atelierdobonsai.com.br/phpbb/viewtopic.php?t=8149&highlight=evolu%E7%E3o++espinheira
Joel
Paulo Henrique de S. Garc18/01/2008 20:21
Joel, há tempos que não via fotos dessa sua espinheira...CARAMBA, como cresceu!!! Vc aduba com o que? Fermento!..Ela está no caminho, gosto muito da 1ª projeção e acho que vc. já pode ir aramando os galhos, claro que tomando o cuidado de deixar o arame meio folgado para não marcas a planta, pois creio que nessa época o crescimento deva ser mais rápido ainda. Quanto ao caso de se cortar as pontas dos galhos e eles não engrossarem, como vc. estimilará uma brotação lateral, eles continuarão a engrossar, então pode meter bala!
Um grande abraço e
Té mais...
Diego Santana19/01/2008 23:22
Estive vendo o projeto do Antonio Castro e axei uma ideia ainda mais radical, pode significar a morte da planta, pois atacar o tronco desta forma é meio complicado, mas como a especie é nativa creio que aceite bem a tentativa,,,
Esta imagem foi pega na net, nao é projeto da mesma planta somente mais uma opção....

joellagunasc19/01/2008 23:34
Paulo eu ja fiz uma desfolha em 30 de novembro e veja como ela ficou

Neste mesmo dia eu comecei a passar alguns arames para direcionar alguns galhos.
Como adubo eu usos TM+FO e NPK liquido 1 x por mes.
Diego creio que eu não estaria preparado tecnicamente para fazer um trabalho como aquele proposto pelo Castro , mas sem duvida ficaria muito bonito.
Valeu pela foto
Joel
Paulo Mendes Vieira22/01/2008 03:18
Oi!!!!!
Oi
Paulo Mendes Vieira22/01/2008 03:28
> Olá Joel, gostei das alporquias q vc está desenvolvendo nessa sua árvore.

Vou agora procurar árvores maiores para fazer o mesmo, pois ao invés de esperar-mos para ter um belo exemplar em ums quinze anos, quem sabe não tenhamos q esperar apenas uns quatro ou cinco???
Abraços!!!!!!!
Paulinho - Tubarão.
Marcos Castilho29/01/2008 20:22
Resposta
Joel você tem uma foto dela hoje, para mostrar para nós?
joellagunasc29/01/2008 21:09
Marcos , atualmente ela esta bem parecida com as fotos que estão no forum , ela possui uma brotação muito intensa , agora eu so estou podando os excessos.
Abraços
Marcos Castilho30/01/2008 13:23
Resposta
Beleza Joel, é que fiquei impressionado com o rápido crescimento dessa espécie, e gostaria de vê-la. Mais quando tiver novos fotos coloque aqui para nós. Valeu!!!!
joellagunasc30/01/2008 21:38
Quanto eu poda-la novamente eu posto as fotos
Abraços
Paulo César Morais31/01/2008 03:33
Joel, sua planta é ótima. vai colocando o desenvolvimento dela.
joellagunasc23/02/2008 17:48
Amigos hoje estava fotografando minhas arvores e estou mostrando como esta esta Espinheira (Maricá) hoje , não mudou muito acho que apenas deu uma boa densificada na folhagem. Mas é incrivel tenho que poda-la quase toda a semana .
Um gande abraço a todos
Joel
Marcos Castilho23/02/2008 17:57
Joel você já pensou em um vaso definitivo para ela? Imagine heim?
joellagunasc23/02/2008 18:18
Marcos , estou pensando num vaso retangular , marrom , mas pretendo fazer o transplante no outono ou inverno , agora esta muito quente por aqui.
Marcos Paulo Duarte23/02/2008 20:20
Ola joel
um vaso oval acho que também ficaria bom
ta cada vez mais bonita ela