Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

FORMAÇÃO DE UM BONSAI DE PRIMAVERA - PASSO A PASSO II

GERALDO INOCÊNCIO15/11/2007 22:20
FORMAÇÃO DE UM BONSAI DE PRIMAVERA - PASSO A PASSO II
Oi pessoal,

Vai abaixo a sequência da formação passo a passo de outra primavera:

Foto 1: O tronco foi ganhado de um amigo e plantado num vaso grande para formação incial das ramagens. Nesta foto já há uma boa formação de ramos. Observem que o miolo do tronco foi todo retirado pois estava podre e foi feito um tratamento intenso com calda sulfocálcica para estabilizar a planta. Observem também que o tronco está mal posicionado e as ramagens ainda não foram educadas.

Foto2: O tronco foi reposicionado e as ramagens sofreram uma primeira educação;

Foto 3: A planta já apresenta boa recuperação e uma boa floração;

Foto 4: A planta agora está em plena floração:

Apesar do resultado já estar satisfatório, pretendo ainda fazer mais um reposicionamento do tronco e a partir daí serão feitas podas para refinamento da ramagem.

A formação destas primaveras a I e II , mostra que é possível fazer um bonito bonsai a partir de troncos bem grossos, que aparentemente seriam muito difícil de serem trabalhados. Mãos à obra amigos.

Do amigo Geraldo Inocêncio
SEKI - Elio Luis Secchi16/11/2007 11:59
Belo trabalho, Geraldo.
E obrigado por mostrar este passo-a-passo. Tenho um tronco de primavera que está aguardando uma idéia e esta aí me ajudou a ver outras possiblidades.
Parabéns, a floração está ótima, muito intensa mesmo.

abraços
Smoke16/11/2007 23:10
Parabéns Geraldo!
Você é o cara!
está muto linda sua primavera!

Abraços
flavio bonsai19/11/2007 09:30
puxa que diferença as plantas na sua mão ficam muito ineressante.
como diz ai nosso colega vc e o cara.
Felipe19/11/2007 13:18
Amigo Geraldo,

fiquei na duvida com relação a " tratamento intenso com calda Sulfocalcica para estabilizar a planta" o objetivo desta calda é fungicida também né? e ajuda a inibição do apodrecimento do tronco tambem?
posso utilizar no lugar desta calda Limer Sulfur?

Obrigado pela atenção.

esta primavera está um brinco!!!!
GERALDO INOCÊNCIO19/11/2007 21:13
Felipe,

A calda sulfocálcica é um dos melhores fungicidas que conheço. Após pincelar o tronco ela acaba com todas estas doenças que apodrecem as cascas e miolos . Pode ser também aplicada diluída a 1o% em água com asperssores dando um banho na planta. Salvo engano, a lime sulfur é feita com os mesmos ingredientes da calda sulfocálcica ou seja enxofre e cal. A calda não é muito ácida como muita gente afirma, mas sim básica, já medi PH e constatei isto, pois eu duvidava que uma calda cujo ingrediente básico éo cal pudesse ser ácida, pois ele é corretivo de acidez.

Alberto Alves19/11/2007 21:33
Muito boa essa colocação Geraldo
Obrigado mesmo tinha essa dúvida 😄
Grande abraço
josecarlosbarros19/11/2007 22:57
Sua planta é muito bonita Geraldo, mas na minha humilde opinião só falta uma coisa pra ela ficar ao meu agrado: nebari.
Não sei se é uma característica desta especie ou você não quis expor mas pra uma planta tão grande e tão saudável é estranho eu não ver as raizes expostas... é uma preferencia estética sua?

Só estou perguntando pois eu nem de longe tenho o seu conhecimento e experiencia na arte bonsai.

Abraços

Felipe,

A calda sulfocálcica é um dos melhores fungicidas que conheço. Após pincelar o tronco ela acaba com todas estas doenças que apodrecem as cascas e miolos . Pode ser também aplicada diluída a 1o% em água com asperssores dando um banho na planta. Salvo engano, a lime sulfur é feita com os mesmos ingredientes da calda sulfocálcica ou seja enxofre e cal. A calda não é muito ácida como muita gente afirma, mas sim básica, já medi PH e constatei isto, pois eu duvidava que uma calda cujo ingrediente básico éo cal pudesse ser ácida, pois ele é corretivo de acidez.

Na verdade as pessoas confundem o fato de bases também terem capacidade corrosiva, daí acharem que só por ter esta característica a substancia tem que ser um ácido. É o caso da soda caustica que é um tipo de substancia basica.
Felipe20/11/2007 09:24
Valeu amigo Geraldo.
grande explicação.
GERALDO INOCÊNCIO20/11/2007 21:18
Meus agradecimentos a todos que opinaram.

josecarlosbarros,

Eu também aprecio muito as raízes expostas, mas é um processo que só executo quando já tenho certeza de que a planta vai suportar bem o procedimento. No caso desta primavera será um dos próximos procedimentos que irei fazer. A outra primavera do tópico I, já sofreu uma primeira exposição de raízes.

BAIORS22/11/2007 19:51
Sem palavras pra essa primavera muito bonita em sua floração obrigado por presentear nossos olhos e inspiração com belas plantas. 😄