SEKI - Elio Luis Secchi16/11/2007 12:30
Adubação com Bolas de Soja
Olá amigos,
lendo alguns livros (mais antigos) encontrei mais de uma vez a citação do uso de "bolas de soja" como adubação, colocado sobre o substrato, nos vasos. Gostaria de saber se alguém tm usado isso. Se isso é a torta de soja (subproduto da prensagem para extrair o óleo), ou o que é?
abraços
SEKI - Elio Luis Secchi23/11/2007 16:17
Ninguém sabe nada a respeito disso???!!!
Ferreira24/11/2007 22:37
Elio
Vou encabeçar a lista dos que nada sabem sobre adubação com soja. Vou gostar de saber, afinal, soja é saudável!
Alberto Alves24/11/2007 23:15
Também estou dentro 😄
alguem aí sabe alguma coisa a respeito?
Ricardo Loriggio24/11/2007 23:50
Adubação deste tipo não tem nada a ver com adubação com soja.
Adubação com soja não adianta quase nada. Soja é rica em N, mas não vai fornecer muito para a planta.
Quanto as bolas de soja é um tipo de Torta de filtro na extração do óleo...
eu aconselho a usar a tradicional torta de mamona que é mais facil de encontrar e mais garantido...
Um abraço
Ricardo Loriggio
SEKI - Elio Luis Secchi26/11/2007 10:08
Ricardo, obrigado pela ajuda. Acho que esta informação já ajuda bastante. Aqui no sul temos uma região em que várias empresas prensam a soja para extração de óleo e a torta de soja é abundante.
Achei interessante o livro falar especificamente em usar esta adubação, mas faz sentido o uso da torta de mamona que já é mais tradicional.
Mas é uma questão de facilidade de acesso para cada um. Para mim, poderia ter acesso a torta de soja em grande quantidade e por preços muito baixos.
Abraços
Ricardo Loriggio06/12/2007 21:49
Vi em um experimento em que a tm tem maior teor de nitrogenio que a ts...
josecarlosbarros06/12/2007 23:50
torta de mamona, isso sim é adubo. 😎
SEKI - Elio Luis Secchi07/12/2007 15:23
Entendo...
Como o livro é em espanhol, e meio antigo, talvez eles não conhecessem a torta de mamona..