Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

CONSTRUÇÃO EM RUINAS- MUDAS DE FIGUEIRA

aline.mov19/11/2007 19:29
CONSTRUÇÃO EM RUINAS- MUDAS DE FIGUEIRA
OLÁ COMO COMENTEI NO TÓPICO PASSADO TENHO UMAS FOTOS DE UMA CONSTRUÇÃO EM RUINAS EM SANTO ANTONIO DA PATRULHA -RS
ESTA CASA JÁ TEM MAIS DE 80ANOS, E QUE ESTA EM RUINAS A MAIS DE 20..
ENCONTREI LÁ UMAS FIGUEIRAS NA CONSTRUÇÃO.. SEGUE AS FOTOS..
aline.mov19/11/2007 19:33
Re: CONSTRUÇÃO EM RUINAS- MUDAS DE FIGUEIRA
ESTA PRIMEIRA EU RETIREI.. PLANTEI NO CHÃO NÃO SEI SE POSSO JÁ PODAR E PLANTAR EM UM VASO MENOR.. GOSTARIA DE AJUDA
josecarlosbarros19/11/2007 22:50
😄 Caramba q da hora. salvar plantas é algo sempre muito interessante. O pessoal auqi tem experiencia neste tipo de yamadori, com certeza vão te dar uma ajuda.
edson060520/11/2007 10:56
Aline,
como é uma árvore já bastante grande, o raizame não vai caber num escorredor. Pela região em que foi colhida pode até ser um Fícus organensis. Acredito que deve aceitar bem a poda.
Sugiro então fazer uma poda drástica deixando um toco de ~30 cm e transplantá-la numa bacia grande de plástico. Pode usar um ferro de solda para fazer furos no fundo e em toda a lateral da bacia. Isto vai favorecer a aeração das raízes e proporcionar boa drenagem do substrato.
Como substrato você poderá usar uma mistura de 50% pedriscos, e 50% orgânico. Não se esqueça de deixá-lo na sombra nas primeiras semanas. Depois que surgirem as primeiras brotações, você já pode ir pensando no estilo do teu futuro bonsai...
Espero ter ajudado...
Abraço.
Edson.
josecarlosbarros20/11/2007 11:20
Nestas árvores grandes o que eu vejo muito aqui no forum é o pessoal construir um recipiente unindo tábuas de madeira que viram um caixote. Neste caso não sei como é o fundo mas certamente deve ser bem vasado pra obter boa drenagem.