Marco20/11/2007 12:43
Considerações sobre Jaboticabeira
Amigos, gostaria que os mais experientes no cultivo de Jaboticabeira me respondesem algumas dúvidas:
1- Jaboticabeira responde bem à poda radical (drástica)?
2- Ela cicatriza bem ou tende a ficar com as marcas das podas abertas?
3- Para fazer alporque em tal espécie deve se retirar suas folhas por completo ou é melhor deixar a folhagem até que as raizes se desenvolvam?
Abraço.
Felipe20/11/2007 13:50
Marco,
tudo bem amigo????
Jabuticabeiras respondem bem a poda radical. Demora um pouco para cicatrizar...mas o correto é colocar um bom cicatrizente e depois com o tempo ir mordendo nas bordas com o "bola"..isso vai fazer com que ela mesmo feche esta cicatriz.... mas uma coisa é certa sempre vai ficar alguma marca. Qdo for fazer a poda radical faça com que este corte fique na parte de tras, justamente para não aparecer muito...mas para isto teras que ter muito sorte nas brotações.
Enquanto a alporquia nas Jabuticabeiras é uma coisa complicada, pois demora muito e tem que ser bem feito.
Wilson Fracassi20/11/2007 15:35
Marco,
Só completando a resposta do Felipe, a alporquia de fato demora, em torno de 1 ano, mas é perfeitamente viável. A única diferença que eu costumo fazer no alporque da jabuticaba é escavar um pouco mais o lenho em vez de apenas retirar a casca , para evitar que ela feche o corte, e melhore a emissão de raízes. Quanto à poda radical, pela experiência que tenho indico que faça acima da primeira bifurcação de galhos. Podas radicais onde ficam apenas um toco podem ocacionar a perda da muda, pode até brotar, mas..... há o risco e não precisa desfolhar não.
Marco20/11/2007 16:35
Vlw grande Felipe.
Vlw Wilson.
Se o alporque for a um palmo de onde saem as raizes hj, será que é possivel fazer o procedimento do corte, colocar esfagno e hormonio, transplanta-la em vaso fundo e cobrir de terra até onde esta o esfagno (inclusive este). Assim, rego ela normalmente e não corro o risco de ficar com aquela bola do alporque por um ano. Vai parecer que não há alporque, vcs entendem, pq o esfagno vai estar coberto por terra.
O que vcs acham?
Wilson Fracassi20/11/2007 17:00
Marco,
Eu optaria pelo alporque tradicional, ou seja deixando o alporque exposto, não da forma como voce descreve, mas....
edson060521/11/2007 11:01
Marco,
eu tentei fazer uma alporquia em jabuticabeira mas não obtive sucesso. Provavelmente pela minha pouca experiência no assunto e porque a minha ansiedade de principiante não me deixou esperar o tempo necessário (~1ano).
Comprei uma muda já produzindo e das podas que fiz retirei algumas estacas. Estou tentando agora a técnica de estacas mergulhadas numa lata e cobertas com substrato conforme artigo no fórum MATÉRIAS...
Um abraço.
Edson.