Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Saem as mudas... entram os pré-bonsais....

Gleison22/11/2007 17:05
Saem as mudas... entram os pré-bonsais....
Galeraa alguém aee poderia me tirar uma dúvidaa???

Tenho mudas grandinhas, com troncos grossos e outras com troncos mais finos...
Pra eu chegar no bonsai "pronto" qual técnica além da poda drástica posso usar???
Tem alguma técnica q eu poderia usar nas plantas logo quando elas brotam???

Obrigadoooo
Edmilson22/11/2007 17:15
Caro amigo, ter um bonsai "pronto" a partir de sementes é algo que demanda de um bom tempo, por este motivo utilizamos algumas tecnicas como alporquia, estaquia e mesmo o yamadory.
Concordo que o resultado final de um bonsai originário de uma semente pode ser muito melhor uma vez que iremos evitar erros e cicatrizes. Por outro lado, na arte bonsai temos de contar com a beleza da imperfeição.
Quanto a uma tecnica que pode ser utilizada em plantas recem nascida, eu particularmente costumo aramar seus troncos para dar algum movimento. Há uma tecnica tambem de colocar uma peneira virada para baixo, assim que a muda encontra com a tela da peneira começa a retorcer pois precisa "achar" uma saida para continuar a crescer, quando estiver com um movimento desejado suba um pouco a peneira, assim por diante.
Cortar a ponteira também é outra tecnica pois força a muda a soltar galhos baixos, o que é muito interessante no bonsai.

Abraço fraterno