Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Acer Palmatum

nabase28/11/2007 14:16
Acer Palmatum
Pessoal, o que posso fazer com este Acer?

Gui Lopes Soares28/11/2007 14:20
Olá Natalino!

Como mero aprendiz e inciante, minha humilde opinião seria tirar um pouco da altura, escorredor e mamadeira, e depois, paciencia. Ela a meu ver ainda "parece" bem novinha.

Mas vamos ouvir a opinião dos outro colegas, assim aprendemos todos juntos!

Qual a altura dela!?

Abraços!
GIULLIANO CARNEIRO29/11/2007 00:00
Como o Gui Lopes, acredito que o melhor a fazer é reduzir a altura e a partir das novas brotações pensar em um estilo, depois disso é ter paciência.
Rodrigo-RS30/11/2007 10:45
olá nabase

posso acrescentar outra opinião, ao iniciar um bonsai uma boa tecnica é deixa-lo ganhar altura para engrossar o caule na base, eu deixaria ate o fim do proximo inverno e faria sim uma redução, uns 20cm do solo, trabalharia com um novo apice e galhos primarios, deixaria ganhar altura e efetuaria a poda para galhos secundarios... e posterior apice

existe algumas tecnicas de engrossamento de caule seriam interessante....

rodrigo
FrK_leal30/11/2007 11:32
No último encontro da niponbonsai o Mestre Hidaka ensinou uma técnica bem interessante para engrossar o tronco.

O que ele fazia era usar o conceito do galho de sacrifício, um galho que vc deixa cresecer à vontade para depois eliminá-lo da estrutura. Vc inclusive pode trabalhar o restante da planta.
Isso não é nada novo, já teve bastante gente no forum que mencionou a técnica, mas o que é novo, pelo menos p/mim, são as sucessivas desfolhas que o mestre faz no galho de sacrifício, deixando folhas só na ponta e não no meio do galho, evitando que se faça sombra na estrutura principal....

Acho que vc pode fazer a poda baixa e escolher um dos galhos para a aplicação da técnica, ou fazer uns aplorques antes....
flavio bonsai30/11/2007 14:11
nabase essa tecnica do galho de sacrifio e muito boa fiz uma e deu muito certo acredito que seria interessante no seu caso.
abraço
joellagunasc30/11/2007 23:21
Nabase , acrescento so uma sugestão nas dicas dos colegas.
Apos engrossar um pouco mais o tronco , em vez de simplesmente cortar o galho para reduzir a altura faça uma alporquia da parte superior , ou de repente ate mais de uma , e dos galhos mais finos faça estaquias.
De um acer vice poderá ter varios filhotes.

Joel
Antonio Castro30/11/2007 23:47
Olá a todos

FrK_leal escreveu:
...mas o que é novo, pelo menos p/mim, são as sucessivas desfolhas que o mestre faz no galho de sacrifício, deixando folhas só na ponta e não no meio do galho, evitando que se faça sombra na estrutura principal....

FrK_leal

O que refere deve-se ao facto de que aquilo que se pretende, é que o ramo de sacrificio, se desenvolva ainda mais...ao podá-lo dessa forma está-se a estimular que o denvolvimento se faça com maior evidencia na ponta o ramo (crescimento, e consequentemente encorpar) coisa que a árvore por si só já faz, distribui a energias para os ápices, só que agora com maior prioridade 😉 .
Se a poda fosse nas pontas dos ramos, estar-se-ia dessa forma a estimular a rebentação de novos ramos ao longo do ramo secundário e tal facto representa pelo retroceder de energia uma diminuição de metabolismo nesse local.
Uma das normas que nós não usamos ( eu incluido 😮ops: ) é que os ramos só deviam ser podados apenas quando tivessem a grossura pretendida, sendo que estes devem ser aramados para terem as sinuosidades pretendemos, e de pois levar uma dobra, vira-lo para cima, para crescer à vontade.

Caro Nabase

Eu concordo em pleno com a opinião do Amigo Rodrigo-RS...se tiver espaço para tal, é claro 😉 🙂

Boa sorte

Castro