Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Buxinho... ajuda para estilizar

rafaelv828/11/2007 16:19
Buxinho... ajuda para estilizar
Opa...
Sou novato na arte do bonsai, e estou precisando de ajuda para a estilização de um buxinho que eu comprei esses dias...
Já tenho uma projeção, mas gostaria da opinião dos mais experientes..
Desde já, agradeço muito, a todos, pois estou me informando basicamente a partir deste fórum

cascao28/11/2007 19:10
esse ai tem futuro
mas esperam as opiniõs do pessoa experientes

eles vaum pedir pra vc eliminas uns galhinhos aki outros ali..
depois de um tempo jah vai ficar uma beleza
rafaelv828/11/2007 21:48
cascao escreveu:
esse ai tem futuro
mas esperam as opiniõs do pessoa experientes

eles vaum pedir pra vc eliminas uns galhinhos aki outros ali..
depois de um tempo jah vai ficar uma beleza

é kra... nem tava afim de mexer com buxinho não... mas quando eu vi esse, gostei muito do tronco, do nebari... tive que levar ele pra casa.. (pra falar a verdade, tô começando agora e se eu entro em alguma flora eu sempre saio com uma árvore na mão... hehehe)
joellagunasc28/11/2007 21:48
So te dou um conselho , muito cuidado na dobra dos galhos , pois o buxu e muito duro e quebra com facilidade , tirando isso da sempre belos exemplares.
Outra coisa não faça desfolhas totais que ele seca

joel
pedrotv28/11/2007 23:31
Pois é... Reforço o que o Joel disse: Evite deixar um galhos totalmente sem folhas pois ele pode secar e provavelmente vai... No mais, belíssimo movimento de tronco triplo... Eu deixaria ir brotando, ganhando forças antes de decidir o trabalho final. Somente podaria aqueles galhinhos fiínhos da parte de baixo para limpar um pouco...
Espero ter ajudado!
Um grande abraço!
duprat29/11/2007 02:33
Ele me sugeriu aqueles bonsai de Taiwan. Se adapta bem.... so troquei o tronco pelo seu

Coloquei também uma transparência na copa para se ter noção de onde podar, pois me parece que caberia baixar um pouco o nível da poda inicial. As folhinhas do buxinho vão esconder bem os cortes pois esta é uma característica deles. Mas vão querer crescer para cima ocupando um pouco de espaço. Inclinei um pouco tambem o tronco trazendo aquele ramo mais alta para o eixo, sobre a base.
Enfim, reduziu as raízes e desdobrou um bom trabalho de formação das copas e, moleza, tem um bonsai Taiwan. Hehe não tão moleza. de todo modo dá para ter uma noção de que nao se trata de tirar muita coisa nem de remodelar a dinâmica dos ramos...

Mas se gostar do projeto de também uma olhada no vídeo número 5 da bonsai farm (http://www.bonsaifarm.tv/) tem uma técnica de amarados que creio convir muito bem para os buxinhos...
rafaelv829/11/2007 09:43
Duprat
Obrigado pela projeção, era mais ou menos isso que eu tava querendo tentar, mas não conseguia visualizar a copa depois de pronta.
vou dar uma podada mais baixa e deixar ele dar uma brotada pra ir achando um caminho pra ele..
joellagunasc29/11/2007 12:50
Duprat , ficou show a projeção.
E é bem viavel o projeto pela estrutura que o buxinho tem

Parabens

Joel
flavio bonsai29/11/2007 19:02
puxa essa projeção ficou show duprat , cara segue essa projeçao que vc vai se dar bem .
em breve terás um belo exemplar
rafaelv829/11/2007 19:20
Já tô seguindo!!! já podei mais abaixo e agora vou esperar ele encher de folhas de novo...
Só uma coisa... de curiosidade só...
alguém sabe chutar a idade desse buxinho???
duprat29/11/2007 22:50
desculpe uma retificação.
coloquei o nebari no centro do vaso. 😕 Bobeada feia né? Claro não faça isso. Aliais que vaso hein....
rafaelv829/11/2007 23:11
duprat escreveu:
desculpe uma retificação.
coloquei o nebari no centro do vaso. 😕 Bobeada feia né? Claro não faça isso. Aliais que vaso hein....

Só vou fazer uma perguntinha de iniciante aqui...rsrsrs se a raiz maior tá alinhada com o tronco do meio.. como que eu faço pra não por o nebari no centro do vaso??
duprat30/11/2007 01:45
não entendi.
rafaelv830/11/2007 15:20
Duprat,
pode deixar... já entendi o q vc disse..
edson060502/12/2007 02:20
Rafael,
vou chutar 5 ou 6 anos...
Edson.
rafaelv814/12/2007 18:29
Oi gente
Estou com uma dúvida.
Esse meu buxinho, até hoje não reagiu, não soltou nem um brotinho.
Ele é lento assim mesmo de reagir ou será q ele tá morrendo??
Tiro a casquinha com a unha, ele tá todo verde. Mas cada dia ele perde mais folha... Tô preocupado, por favor me dêem uma luz.

Ahh, a única coisa que eu fiz foi podar ele, tanto nas raízes qto na copa dele, pois ele era um desses buxinho em forma de bola
duprat15/12/2007 19:25
So tenho um buxinho também. quando fiz a poda radical inicial ele demorou tambem um bocado para reagir. Mas pelo que vi aqui no forum eles sao temperamentais. Não deixe de colocar hormonio enraizador de 60 em 60 dias.
Esclareça melhor como esta cuidando dele para os mais experientes fazer indicações mais precisas
E boa sorte.
rafaelv815/12/2007 22:21
Duprat, não tô fazendo nada de especial...
Apenas rego ele todo dia, já que eu moro em bh e tá mto quente aqui...
Mas não coloquei nada nele. Fiquei com receio de adubar, pois ele já tá custando a reagir e amanhã então vou regá-lo com o enraizador.
Vamos ver se ele vai pra frente né?
Ah, e ele pega sol até lá pelas 11h direto nele e no resto do dia, meia sombra
duprat16/12/2007 01:15
a recomendação usual é deixar sem sol direto uns 45 dias. Eu você tirava ele do sol até ele reagir. E no futuro qualquer troca de substrato tente manter a data de aniversário deste reenvase.