Primavera gigante
pedrotv29/11/2007 00:04
Primavera gigante
Pessoal, essa é uma primavera fantástica, plantada à margem do Rio Bengalas aqui em Friburgo. Para quem algum dia achou que Bougainville é uma trepadeira... (eu achei, mea culpa).
Detalhe da flor:
Detalhe da base:
Detalhe da copa:
O monstro!!!
Ela foi podada drasticamente no final de agosto e respondeu com uma brotação.
No dia 11 deste mês ela estava assim:

E isso há 17 dias apenas...
Agora, imagina esse monstro repleto de flores!!!
Um belíssimo exemplo para todos nós!
Abraços a todos!
GIULLIANO CARNEIRO29/11/2007 00:34
Amigo,
Não deixe de mostrar uma foto quando ela estiver com flores, deve ser um grande espetáculo.
pedrotv29/11/2007 01:10
Pode deixar Giulliano! Também estou aguardando ansiosamente a floração de verão desta maravilha...
ARQPATRIK29/11/2007 09:57
Arvore magnifica, tbém estou curioso para vela florida, não deixe de mostrar as fotos depois.
Alberto Alves29/11/2007 11:33
😲 Desse tamanho eu nunca tinha visto 😲
Estou pensando aqui quando ela florescer...
Grande abraço
Alcides Junior29/11/2007 11:43
😲 CARAMBA.........neste tamanho também nunca tinha visto....magnifica...florida então vai ser um show....
Aguardamos
pedrotv30/11/2007 02:53
Pessoal, na outra margem do mesmo rio tem mais umas 3 dessas, mas fotografei a que tem a copa mais cheia.
Tem gente em outro fórum imaginando um yamadori... 😲
E alguém perguntou como seria fazer a desfolha!!! 😄 😄 😄
Aguardamos todos a megafloração de verão!!!
Grande abraço!
flavio bonsai30/11/2007 14:29
obrigado por compartilhar essa gigante com a gente e não deixe de postar as fotos qdo estiver florida.
Edmar Claudio M. da Silva30/11/2007 22:30
Re: Primavera gigante
Incrível! Essa valeu por todas!
nabase30/11/2007 22:47
Adoro Primaveras. São muito bonitas. Esta é um show. Não esqueça de postar umas fotos quando ela estiver florida.
Será um espetáculo inesquecível.
Natalino Sampaio
nabase30/11/2007 22:48
Aliás, imaginem se esta Primavera estive plantada na cidade de Itú.
Como seria?
pedrotv30/11/2007 23:03
Uma primavera dessas em Itu seria chamada de primavera-verão!!!
Paulo César Morais10/01/2008 03:16
Vi uma muito grande também em uma fazenda antiga, estava todo florida.
acredito que para uma bougainvillea chegar nesse porte são necessárias muitas primaveras, desculpando-me pelo trocadilho infame
Alguém tem ideia da idade dessa arvore da foto, será perto de cem anos ou menos ou mais?
vhobus10/01/2008 09:35
Muito interessante essa primavera.
Existe uma variedade de primavera nativa da mata atlântica que não é arbustiva ou trepadeira como a maioria das bouganvilleas. Ela é uma arborea que chega a dimensões assustadoras. Creio que esta seja uma dessas.
Na minha cidade natal tem muita dela nas matas. Quando for lá novamente vou fotografar.
pedrotv10/01/2008 12:01
Amigos, esta primavera tem cerca de 180 anos. Digo isso porque foram plantadas mais ou menos na época da colonização da cidade de Nova Friburgo, que tem 189 anos. Na verdade foram retiradas das matas aqui da região e levadas para os casarões que se construíram. De todas (existiam muitas, estou tentando encontrar fotos da época para mostrar) sobraram 4 dessas porque ficaram na beira do rio que atravessa a cidade. As dos casarões foram derrubadas junto com as casas para contruir prédios. Eram bem mais altas e bonitas que as do rio porque não sofriam tantas podas. As flores estão abrindo, semana que vem posto as fotos.
Um detalhe: me parece ser a única cor de flor, pois não encontrei na mata nenhuma que tivesse outra cor...
joellagunasc10/01/2008 12:37
Show!!!!!!
Joel
vhobus10/01/2008 13:44
Correto... ela só floresce nesses tons.
pedrotv10/01/2008 20:53
Valeu Valdir! Estava realmente com essa impressão, não tendo nunca vistou outra diferente...Mas não tinha perdido a esperança de ver uma dessas no tom laranja. Hehehe!
Em breve as flores...
Carlos Barrêto10/01/2008 23:24
Olá Pedro,
Obrigado por compartilhar e, para mim, foi uma grande novidade!!
Será que dá para fazer um Yamadori?...rsrsrs
Abraços,
pedrotv11/01/2008 00:54
ARQPATRIK11/01/2008 11:04
Rapaz, que coisa linda. 😄 😄 😄 😄 😄
Lúcio Manoel Picanço12/01/2008 00:05
Oi Pedro,
Parabéns por ter trazido essas imagens ao fórum.
Mas pergunto: Será que a Prefeitura sabe avaliar a preciosidade que tem em sua cidade?
Se puder tente motivar os Vereadores e até o Prefeito para tombar essas árvores.
Pode ter certeza são poucas por esse Brasil afora.
Tome conta dos Vândalos. Virar lenha para padaria não custa.
Vou visitar Friburgo, alias, vou visitar as Primaveras em Friburgo.
Um forte abraço
Lúcio
pedrotv12/01/2008 01:46
Lúcio, quando vier, avise! Bonsai também rima com boa conversa e amizades! E que seja muito bem-vindo à minha cidade.
quanto a tombar essas árvores, muitos tentam levar a isso. Um ex-prefeito tentou acabar com elas. Conseguiu acabar com as quaresmeiras que me lembrava da minha infância, mas não com essas primaveras... Elas resistiram. Por enquanto...
Trabalho num canal de televisão. E em breve devemos iniciar um programa que se chamará Nova Friburgo 200 anos. E nele quero apresentar uma matéria sobre essas jóias. Estou procurando fotos antigas mostrando-as em todo o seu esplendor. Espero poder contribuir para a perpetuação disso tudo.
Agora, imagina toda a margem do rio com as quaresmeiras e bougainvilles em flor... Apenas feche os olhos e tente visualizar 1 km e meio de flores. Muitas flores.
Eu me lembro desta imagem. Me lembro das flores caindo sobre o carro. Saudades... 😢 😢 Bonsa tempos que não voltam mais...
Enfim! Não podia deixar de compartilhar com vocês essa maravilha! E essa é a menor delas...
Um grande abraço a todos!