DiogoC30/11/2007 09:38
Azevinho
Pesso a opinião a vcs sobre o que fazer a esta planta 😛
Geral:
Tronco:
cump
P.S: virtuais era bom 🙄 Ferreira30/11/2007 20:01
Azevinho
Diogo
Eu acho o azevinho (Ilex aquifolium) uma espécie muito bonita. Este seu exemplar está muito bom para iniciar o direcionamento para bonsai.
As primeiras providências seriam:
1) Reduzir a altura, diminuindo os galhos superiores muito compridos;
2) Reduzir o comprimento dos galhos, para favorecer a brotação;
O azevinho costuma ter galhos na mesma altura nos dois lados do tronco. Um destes galhos deve ser removido na base, escolhendo remover os mais grossos e difíceis de modelar.
juliano03/12/2007 11:48
Bom dia, Ferreira!
Não sei se estou vendo demais... mas acho que pode vir uma cascata ou semi-cascata por aí...
A planta está bonita e nova... fica a sugestão.
Abraços
BAIORS03/12/2007 15:01
E Juliano tambem vejo com bons olhos unas cascatas ai. Reforo a sua sugestão. Aproveita a flexibilidade dos galhos, porem e apenas uma sugestão opte por um estilo que a planta mais se encaixa e mãos a abra! 😄
juliano03/12/2007 15:31
Diogo/Fábio...
A idéia da cascata se dá por já haver uma inclinação interessante na planta...
Acho que para outro estilo demandaria um tempo bem maior... pois a planta é nova... deverá ser posta para ganhar 'peso' na estrutura e com isso... necessitaria de uma intervenção mais drástica posteriormente (mesmo com redução preliminar da planta)... vide opinião do ferreira...
Resumindo... o tempo que poderia levar para ter uma cascata bem formada... seria o tempo a esperar para dar início a uma nova forma.
Abraços
duprat03/12/2007 16:00
Tá com cara de muda.
As folhas são grandes....
colocaria no escorredor mamadeira.
DiogoC03/12/2007 17:44
Fabio Dougla S. Bezerra escreveu:
E Juliano tambem vejo com bons olhos unas cascatas ai. Reforo a sua sugestão. Aproveita a flexibilidade dos galhos, porem e apenas uma sugestão opte por um estilo que a planta mais se encaixa e mãos a abra! 😄
Acham cascata?
hum... 🙄
vou ver as hipodesses. Quanto à flexibilidade dos galhos, não posso estar mais em desacordo. LOL 😂 os azevinhos não têm nada ramos flexiveis 😕
flavio bonsai05/12/2007 15:20
não sei se seria o estilo de cadscata ou semi cascata para azevinho.
acho que se vc a colocasse num escorredor seria mais apropriado para o momento.
deixaria ela crescer e engrossar mais um pouco.
josecarlosbarros05/12/2007 22:47
Eu eliminaria o galho maior e trabalharia somente o central fazendo um moyogi. Mas isto pq eu acho o moyogi bonito. Gosto pessoal mesmo.
DiogoC13/12/2007 21:29
moyogi?
não tou a ver como...
os galhsão realmente muito duros e quebradissos...
cump
Arzivenko02/06/2011 22:16
Trancado a pedido do usuário