Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Muda de Bougainville -- Tem futuro?

andregp30/11/2007 11:00
Muda de Bougainville -- Tem futuro?
Comprei essa muda de bougainville em um viveiro, gostaria de saber o que faser em relaçao ao estilo, e se tem futuro.Agradeço aos colegas que ajudarem.

andregp30/11/2007 14:10
fiz algo de errado?... ninguem me responde..
Edvaldo30/11/2007 15:33
Esquenta não André é assim mesmo daqui a pouco alguém posta alguma coisa 🙂

Eu acho que sua planta daria um bom Hokidaki (bassourinha) mas se vc conseguir mandar umas fotos mais iluminadas vai ajudar bastante na hora de opinar vlw

Abs

Edvaldo
nickyfury30/11/2007 17:23
bonsai
Comparando sua muda com a caixa de fosforo, há que primeiro estabelecer o seguinte: no atual estágio em que está, só dá para tentar obter com ela um mini bonsai.

Ou talvez, se tiver maior pretensão, um shohin. Para isso, é necessário recomeçar a planta, cortando seu tronco um dedo acima do primeiro galhinho. O corte deverá ser em forma de " / " o que irá propiciar nova e vigorosa brotação, que poderá ser aramada por vc, visando formar uma boa estruturação. 😄

Eis uma ótima condução, a meu ver, caso opte por seguir essa indicação:

Esse sequenciamento permite que vc vislumbre uma possivel educação do caule/tronco, com vistas a permitir um bom desenvolvimento no estilo moyogi. Claro está que, para tanto, o ideal é transplantar sua muda para uma bacia plástica maior, porém rasa, perfurada no fundo e na lateral, contendo um substrato o mais organico possivel, composto com pedrisco e caco de telha, que auxiliará na emissão de raizes capilares (que alimentam a planta), graças a oxigenação.

Observe que dentro desse sequenciamento, há necessidade de se estar cortando, periodicamente, o galho principal (apice), aramando-o para conduzir seu sentido de crescimento, igualando-o com o do desenho acima. 😄