Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Pitangueira

bivis05/12/2007 18:11
Pitangueira
Amigos, comprei um "pre-bonsai" do supermercado. Fiquei bastante tempo olhando ele, e não vi nada de errado.
Após alguns dias em casa, notei algumas folhas retorcendo, achei que não era nada. Apareceram alguns furos, e algo que parecia ferrugem.
Procurei então receitas sobre como acabar com ferrugem, e fiz o preparado de alho e pimenta. Esta manha, quando fui 'limpar' as folhas para aplicar a calda, notei um inseto esverdeado, um pulgão. Procurando pela planta, não achei nenhum outro. Porém achei algumas 'pintinhas' marrons, perguntei a minha avó se ela sabia o que era. E ela me disso que era pulgão. Comecei então a remover as folhas doentes, furadas, e retorcidas, porém removi mais de 50% das folhas, e ainda existem várias folhas apresentando problemas.

Parece efeito de Pulgão e /ou ferrugem ?
Eu devo remover *TODOS* as folhas doentes e fora do padrão ?
Após essa remoção, eu posso passar para o escorredor sem problemas?

Desculpem as fotos pois são de celular, mas dá pra ter uma idéia.

Fotos de quanto chegou :

Fotos das folhas doentes :

Fotos após a remoção das folhas :

GERALDO INOCÊNCIO08/12/2007 22:20
bivis,

Pitangas aguentam bem a remoção das folhas, logo ela vai estar com novas folhas. Contra ferrugens em geral é melhor aplicar um fungicida ´cúprico, como por exemplo o oxicloreto de cobre.

Contra besourinhos, pulgões e outros insetos aplique malathion. O cheiro do malathion é forte mas eu o utilizo a mais de 20 anos e nunca tive problemas. Mas como todos os agrotóxicos, deve se tomar os cuidados de praxe. Camisa de manga longa, chapéu, luvas e máscara de pano. Aplique à tarde com pequenos aspersores, nas horas de menos vento.

Do amigo Geraldo Inocêncio
JCordas27/11/2008 12:11
Meus caros amigos contra os insectos é possivel eliminar com algo super simples! Usem água com uma pequena solução de detergente para a loiça, pulverizem o bonsai com a ajuda de um borrifador. Este tratamento permite aos pulgoes e outras pragas morrer afogados com a solução, depois é so limpar o bonsai com agua limpida e resulta muito bem.

para um borrifador uma pequena colher de chá chega,
apliquem a solução, aguardem 15min e após isto passem por água limpida, se não resultar á primeira voltem a refazer o processo todo.
anaestela07/12/2008 16:05
JCordas, vc usa uma colher de chá em quantos ml de água?