Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Transformação de Junipero II

Antonio Castro05/12/2007 20:12
Transformação de Junipero II
Olá todos

Não sei o que terá acontecido...mas já em tempos coloquei este tópico e não o encontro 🙁
Por isso se estiver repetido...as minhas desculpas 😮ops: 😮ops:

Cptos.

Castro
Antonio Castro05/12/2007 20:13
"Olá a todos

Hoje( 07-Out-06) coloquei foi dia de colocar mãos á obra no meu Junipero.
Ainda não era para o fazer dado que foi transplantado este ano, mas como me perceu responder bem á intervenção resolvi arriscar.

A parte lateral esquerda, por enquanto preciso dela viva para encorpar e ajudar a cicatrização...como ele é de pequenas dimensões, precisei mesmo de "abrir" alguns ramos, para os levar onde pretendia....esperemos que corra bem.
Se sobreviverem ( ou sobreviver ) aquela zona oculta no futuro irá ser madeira morta.

Está muito longe do que pretendo para ele e se, se safar começou agora uma etapa de restruturação da copa, já que o nebari está com aquela placa, para estimulação do crescimento radial, mais tarde virão os Jin´s e Shari´s.

Espero que gostem, agradeço comentários.

[ ]s

Castro"
Antonio Castro05/12/2007 20:14
07-10-06
Olá a todos 🙂

Para melhor compreensão, o trabalho final, se ele não morrer, suponho que andará + ou - por aqui.

[ ]s

Castro
Cláudio José Teixeira05/12/2007 20:26
Olá Castro,

Belo material tens em mãos, Precisa mesmo retirar o galho da esquerda? Me parece bem posicionado, só tentaria tracioná-lo para baixo.

O teu projeto ficou muito bom, contudo acho que o trabalho de madeira morta poderá não ficar exatamente da forma como está na projeção, pois para isto dependes do desenvolvimento deste galho a ser eliminado.

Abraços,

Cláudio.
Antonio Castro05/12/2007 20:29
Para actualizar

Foto a 23-10-07

Foto a 25-11-07
Após uma poda para arejamento e eliminação de ramos indesejaveis...

Ao fazê-lo, porque não me preocupava quanto ao seu "caminho", do nada, surgiram-me + duas possiveis saidas para além do virtual ( tenho ainda de maturar a ideia durante algum tempo)...provavelmente será algo a levar em conta, no decorrer de algum "workshop" ou actividade Associativa...
Uma coisa é certa, é um projecto a médio longo prazo e o objectivo, tal como todos os meus outros, é no máximo um "shohin".

Espero que gostem,...qualquer comentário (mesmo que critico) que possam fazer no sentido de o melhorar, ficaria muito agradecido 😉

Obrigado

[ ]s

Castro
Antonio Castro05/12/2007 20:46
Olá Cláudio

Tudo bem!

Cláudio José Teixeira escreveu:
Olá Castro,

Belo material tens em mãos, Precisa mesmo retirar o galho da esquerda? Me parece bem posicionado, só tentaria tracioná-lo para baixo.

Seria uma hipotese, com certeza...na altura, após alguns "esquiços", pareceu-me mais equilibrado com a madeira morta naquele local, e aumentou-lhe o dramatismo conferindo-lhe mais movimento/menos estático.

Cláudio José Teixeira escreveu:
O teu projeto ficou muito bom, contudo acho que o trabalho de madeira morta poderá não ficar exatamente da forma como está na projeção, pois para isto dependes do desenvolvimento deste galho a ser eliminado..

Pois é amigo, é uma verdade 😉 ....aquele ramo precisa/precisaria de crescer e engrossar bastante para ficar como o virtual... 😕
É um facto...e um osso bem duro de roer 🙂 😄 , poderia talvez ir fazendo incisões na axila do ramo mais baixo, para ele baixar o metabolismo naquele local e favorecer o outro.
Outra das formas é/seria rachar o tronco principal e abri-lo com cunhas provisórias, dando ilusão de mais grosso do que na realidade é..já o vi ( artigo) fazerem-no num pinheiro e ficam bem...aumenta o dramatismo...
Mas uma das saidas que vi para ele é que o ramo mais baixo pode passar a madeira morta...o qu me sinto especialmente inclinado...seja para que situação for...uma facto também incontornável é que ele tem que engrossar mais 😉

Haja Paciência...que alguma coisa há-de sair.

Obrigado pela ajuda 😉

[ ]s

Castro
Alexandre S. Coelho06/12/2007 10:21
Oi Castro,

como sei que paciência tens de sobra 😂 acho que este projeto realçará muito tua pequena árvore, formando um bonsai dramático e singular!!!
Alberto Alves06/12/2007 12:17
Grande Castro sucesso com o projeto 😉
Vai ficar muito bom...

Grande abraço
duprat07/12/2007 06:13
Grande Castro,
Não me lembrava deste projeto.
Muito bom, bem completo, bem ao seu estilo.
Parece que está respondendo bem ao encaminhamento.
Bato palmas.
flavio bonsai08/12/2007 08:47
com paciencia se consegue tudo.
seu projeto e muito interessante e com certeza no futuro terás um beloi bonsai.
Antonio Castro08/12/2007 16:16
Olá Amigos Alexandre/Alberto/ Duprat e Flávio

Muito obrigado pelo incentivo 😉

Na verdade estou com um dilema, ele está como se apresenta ali, mas como referi, o mais provável é ele vir a sofrer uma alteração de 180º...

Tenho que amadurecer um pouco mais a ideia...até porque a fonte de inspiração, não é baseada no Bonsai Tradicional 😉...
Por agora está assim...e o caminho é aquele...mas não é certo que seja o final 😄 🙄 😄...

Mais uma vez Obrigado.

Cptos.

Castro