Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Dúvidas para estratificação de sementes de Acer Palmatum

josecarlosbarros06/12/2007 21:22
Dúvidas para estratificação de sementes de Acer Palmatum
Pessoal seguinte,comprei algumas sementes de acer palmatum no pague fácil do uol. Porém estou em dúvida pois procurei sobre estratificação e quebra de dormência e cada lugar que eu vou me diz uma coisa diferente. 🙄
Pra piorar o que veio na instrução das sementes é o seguinte:

"Colocar as sementes em água por 36 horas, e depois por em conteiner fechado com água na geladeira. Trocar água diariamente por 30 dias.
Plantar. Recomendamos substrato composto de 50% adubo organico e 50% areia lavada.
As primeiras mudinhas aparecerão dentro de 1 a 2 meses. Manter sempre úmido, não molhado. Vc pode usar um borrifador para tal."

Este lance de conteiner com água foi que me confundiu todo... é um recipiente cheio de água ou úmido? As sementes ficariam imersas? Preciso de ajuda de quem já fez este processo com o acer palmatum e me diga o que usou para isto funcionar!

Abraços
Carlos Barrêto06/12/2007 22:10
Olá José Carlos,

Não são somente 30 dias na geladeira....eu uso aquele plástico ZIP de alimentos com papel toalha úmido ou vermiculita úmida...

Vamos fazer o seguinte...

Tenho um Guia de Germinação com ilustraçãoes que é espetacular...informe seu e-mail e eu lhe mando.

Abraços,

Carlos
josecarlosbarros06/12/2007 23:48
Carlos Barrêto escreveu:
Olá José Carlos,

Não são somente 30 dias na geladeira....eu uso aquele plástico ZIP de alimentos com papel toalha úmido ou vermiculita úmida...

Vamos fazer o seguinte...

Tenho um Guia de Germinação com ilustraçãoes que é espetacular...informe seu e-mail e eu lhe mando.

Abraços,

Carlos

josecarlos.barros@gmail.com

Obrigado. 🙂
Carlos Barrêto07/12/2007 01:25
Caro José Carlos,

O Guia já foi enviado...aproveite , está muito bem feito.

E espero que tenhas sucesso com suas sementes.

Abraços,
josecarlosbarros08/12/2007 13:58
Sim eu achei bem esclarecedor o tutorial.O que eu fiz foi o seguinte:
1. Deixei as sementes em água na temperatura ambiente uns 2 dias.
2. Embrulhei as sementes em papel toalha úmido, até espremi um pouco para tirar o excesso de agua.
3. Fechei dentro de um saco zip sem ar.
4. Coloquei na geladeira na parte de baixo, na gaveta das frutas e verduras.

Fiz bem? Acha que vai funcionar? Agora acho que devo esperar uns 4 meses certo?
Antonio Castro08/12/2007 19:57
Olá Carlos Barreto

Carlos Barrêto escreveu:

Se não for um abuso da minha parte, será que também me podia enviar um exemplar desse guia???

antonio_castro@netcabo.pt

De qualquer forma, obrigado

--------------------------------------------------------------------------------

José Barros

Num folheto de instruções que veio a acompanhar sementes da Seedrack, recomendam que para :
Acer tridente são 90 dias de estratificação
Acer ginnala são 60 dias de estratificação
Acer palmatum são 120 dias de estratificação

Cptos.

Castro
Carlos Barrêto08/12/2007 22:08
Olá José Carlos,

É exatamente isso...desculpe a demora em responder...agora veja...o ideal é você colocar em água morna...você dá uma esquentada na água e coloca essa água em uma xícara com as sementes, durante 3 noites...foi isso que fez?

Depois é exatamente o processo que você descreveu...tirar o excesso de água do papel toalha e colocar no ZIP.

O meu coloquei naquela parte onde tem o resfriador traseiro..no meio da geladeira...pois é um pouco mais frio...mas onde vc deixou, se a geladeira estiver regulada do meio em direção ao máximo, não tem problema.

Tenho sementes de Acer Palmatum vencendo os 4 meses em Fev...só lá vou poder falar com conhecimento de causa.

Estou à sua disposição para o que for necessário.

Abraços,