Lando17/05/2005 14:30
ARATICUM
Pessoal,
Quem de vocês tem alguma informação acerca da espécie tratada como araticum?
Já ouvi falar que se parece com uma goiabeira e que de suas raízes se faz rolhas para garrafas de vinho...
Nunca vi essa planta, e pelos dados recebidos me parece ser uma espécie interessante! Gosto de árvores com tronco liso.
Até mais,
Fábio17/05/2005 14:41
Araticum
Lando,
Não conheço o Araticum, mas o pau mulato e a goiabeira eu sei que têm uma casca lisa.
Sei que não acrescentei nenhuma informação nova, mas é o melhor que pude fazer.
Um grande abraço!
Fábio
PS: Tem ido lá no espaço do Ronaldo?
eliseu malheiros14/06/2011 15:35
Re: ARATICUM
Meu amigo amigo véio, essa árvore frutífera silvestre é de grande porte, nao serve para rolha, a que serve é a corticeira. Suas folhas sao caducas e oblongas. frutificam no mes de março. tem uma fruta parecida com a do conde porém muito menor. Há dois tipos um comestível e um silvestre chamado araticum bravo. toxico. tranca a glote se comido. a diferença é a casca da fruta tem os caroços bem maiores e é mais liso porém também fica amarelo quando maduro..
Marcio Garcia14/06/2011 22:24
Amigo,
Araticum e uma planta tipica do serrado brasileiro, muito conhecida em Minas e Goias, e uma fruta deliciosa, se parece com a fruta do conde, com relacao ao uso da raiz ou casca pra fazer rolha, creio que vc esta confundindo com a cortica.
Tem ai uma reportagem do globo rural ensinando a fazer mudas.
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1497532-7823-SAIBA+COMO+FAZER+MUDAS+DE+ARATICUM+OU+MAROLO,00.html
Esta fruta se caracteriza pelo sabor adocicado e levemente acido, seu cheiro e incrivel, quando os frutos estao maduros pode se sentir de longe o cheiro dos mesmos, em minas a sagra e por volta de final de marco a fim de abril, quase sempre coincide com a quaresma catolica.
Abracos
Alcides Junior15/06/2011 06:24
Ja tem bastante informação acima, mas ai vai mais um pouco.
NOME INDIGENA: O nome indígena é “Ariticum”, vem do Tupi e significa “fruta mole” outro nome utilizado é “Marolo” expressão que indica a fraseologia “cabeça-de-negro”.
Origem: Tanto o Ariticum de moita como o Marolo nativo dos cerrados brasileiros e sua distribuição é descontinua, aparecendo nos Campos abertos, no cerrado de árvores arbustivas e no cerradão onde a vegetação é mais densa, ocorrendo desde Goiás e Tocantins até o estado de São Paulo e Mato Grosso do Sul, Brasil.
Características: A Arvore do Marolo cresce até 10 metros, tem tronco tortuoso de 20 a 40 cm de diâmetro e casca pardacenta, sua copa pode atingir o chão. As folhas são alternadas, simples, com pecíolos (haste ou suporte) de 6 mm de comprimento; tem textura coriacea (rija como couro) e medem de 5,5 cm a 13 cm de comprimento por 3,5 cm a 10 cm de largura; já o Ariticum de Moita é um arbusto com altura de 1 a 2 metros, ramificado deste o solo, formando moitas ou touceiras de 60 cm a 80 cm de diâmetro. As raízes tem xilopódio (grossa como cenoura) que armazena água e nutrientes. As flores de ambas as espécies são isoladas, axilares (entre folhas e galhos), medindo 2 a 3,4 cm de comprimento, com 3 sépalas livres e carnosas, com 6 pétalas internamente com cor creme-amareladas.
Dicas para cultivo: planta subtropical, resiste a geadas de até – 3 grau, pode ser cultivada em todo o Brasil, em qualquer altitude; adapta-se a qualquer tipo de solo que seja arenoso e que drenem bem as águas das chuvas.
Mudas: Sementes são dormentes se forem secas, quando plantada logo, germinam em 60 a 120 dias. As mudas crescem lentamente e apreciam ambiente ensolarado para formação. A frutificação inicia-se com 5 a 7 anos, dependendo do solo e tratos culturais.
Plantando: Devem ser plantados a pleno sol num espaçamento de 6x 6 m para o Marolo e 2,5 x 2,5 para o Ariticum de moita. As covas devem conter 30% de areia e 20% de matéria orgânica muito bem curtida. A melhor época de plantio é em outubro a novembro. Irrigar com 10 l de água por semana nos primeiros 2 meses.
Cultivando: Fazer apenas podas de formação da copa e eliminar os galhos que nascerem na base do tronco no caso do Marolo que é arbóreo; já o ariticum de moita deve crescer sem nenhuma interferência. Adubar com composto orgânico, pode ser 2 litros de composto orgânico para o Ariticum de moita e 8 litros para o Marolo + 50 gr de N-P-K 10-10-10 dobrando essa quantia a cada ano até o 4ª ano.
Usos: Os frutos são perfumados e de excelente sabor para o consumo in-natura.
nickyfury16/06/2011 21:13
bonsai
Aqui na chacara onde resido, no planalto central, temos um pé silvestre dessa fruta. Minha mãe adora o fruto, bem como outras pessoas que conheço. Seu sabor é realmente apetecível, mas para mim, que não gosto, sabe mais a uma comparação com a Jaca. Aliás, a casca do fruto lembra bastante essa outra fruta:
Apesar das informações postadas pelo nobre colega Alcides serem de boa cepa, eis um link com referenciais e imagens mais completas, bem como uma bibliografia bem vasta, para futuras pesquisas:
http://www.biologo.com.br/plantas/cerrado/araticum.html
Considerando a forma e tamanho de suas folhas, o fato de serem leitosas (latex ou seiva leitosa), e o tamanho dos frutos, creio que para ter um bonsai com a espécie ele teria que ter, no minimo, um metro e 20cm de altura, para ficar adequado, bem como resultar harmonico, visualmente falando. 🙄