Olá FrK_leal
FrK_leal escreveu:
-Foi transplantado há quase 6 meses
Ok...como se encontrava ele nessa altura??
tinha boas raizes?
Cortou-as, em que quantidades aprox.? pela data ( 6 meses) estou em querer ter sido feita em pleno Inverno, é a altura adequada de o fazer ai?
Podou a copa nas mesmas proporções, para haver compensação hidrica??
não teria sido preferivel estabilizá-la e proceder ao transplante na época correcta (antes da Primavera)
FrK_leal escreveu:
-O substrato é caco de telha, pedrisco e terra, em proporções semelhantes
Pela composição, não vejo que possa ter problemas de maior, em principio do substrato não será 😉
FrK_leal escreveu:
- Ele está atualmente na minha varanda, agora está na sombra, mas antes pegava o sol da manhã
não é só o sol que poderá fazer mal...num Acer até o vento faz das dele 😉, nada de correntes de ar e isto é para todas, dado que as desidrata.
FrK_leal escreveu:
-A rega é geralmente feita pela minha "secretária do lar" na parte da manhã
Aqui já tenho algumas reticências...pior inimigo do Bonsaista, a ausência e os cuidados de alguém que por muita boa vontade que tenha, não saiba de todo o que está a fazer, tratando-os como uma planta normal (não sei se será o caso )...também me acontece, já que muitas das vezes é a minha Espôsa que o faz, mas sempre que posso ensino-lhe mais um pouco...pode ser que com sorte o vicio pegue 🙂 😄.
O bonsai deve ser regado por nós, e dependendo de diversos factores nem todas as espécies têm as mesmas necessidades hidricas.
Logo com certeza haverá alturas em que necessita de ser regado mais que uma vez e outras em que poderá estar um ou dois dias sem o ser...não deve ser um acto mecânico..."
"tipo", todos os dias de manhã"
Eu por exemplo, mesmo sendo desaconselhado opto muitas vezes por o fazer quando chego à noite...é mais perigoso por causa de os expor por mais tempo à humidade, propiciando até possiveis ataques de fungos...mas ainda assim prefiro, porque ao fazê-lo sei que o solo vai acabar por se empregnar com a água, coisa que se o fizermos de manhã, dependendo da temperatura logo às 1.ªs horas, começará a evaporação.
Assim faço-o de noite e protejo-os de dia ( as espécies mais senciveis).
No entanto ainda assim, naqueles em que não é necessário proceder à rega, opto por fazê-lo de manhã.
Nessa altura se notar que alguns ainda aguentavam mais umas horas, rego-os na mesma, porque é/será preferivel do que lhe faltar a água num periodo de ausência.
Contudo devemos ter presente que a maioria dos óbitos em Bonsai, se deve mais por excesso de rega, que por falta dela...tal como por excesso de zêlo.
FrK_leal escreveu:
-Eu o adubava com Torta de mamona e farinha de osso, mas troquei recentemente pelo osmocote
Não conheço qualquer deles, nem pessoalmente ninguém que o faça, para poder opinar sobre tal 🙁 .
FrK_leal escreveu:
-A ultima pergunta eu não compreendi, desculpe....
Não tem que pedir desculpa, provavelmente terei sido eu, que não me expliquei como deveria.
Os Bonsai estão sujeitos às mesma pragas e doenças e acidentes fisiológicos que as suas congéneres de mair porte.
A diferença é que neles devido a se encontrarem confinados, a sua pequena estatura e fragilidade, os danos podem ser graves ou senão mesmo irreparaveis.
Por isso existem bonsaistas que praticam a prevenção em termos de aplicações de produtos de combate ( fungicidas/insecticidas etc.) eu em tempos fazia-o, mas deixei de o fazer...optei por actuar conforme o quadro que se me apresente...
Agora quando chega& durante o periodo do Inverno não abdico de lhe administrar umas doses de fungicida...mesmo tndo-lhe fornecido antes do Outono boas doses de "PK" 0-56-56, que para além de serem macronutrientes, os dois em conjunto funcionam como fungicidas.
Já me aconteceu com um Acer de 17 anos (de Bonsai e não de vida) ter apanhado fungos nas raizes durante o inverno e só dei por isso devido ao seu atraso em rebentar no inicio da Primavera...rebentava sempre primeiro qu o meu Deshojo, e naquele ano não aconteceu...quando dei por isso, apenas deu para vê-lo a definhar todos os dias...até que o pior aconteceu 🙁
Existe um ciclo vicioso interactivo que é representado por um triangulo em que cada um dos vértices existe um factor:
➡️ Erro de localização
➡️ Erro de rega
➡️ Deficiência do Solo
A interação entre estes, são responsáveis por grande parte das pragas e doenças nos nossos bonsai...já que eles ( Bonsai) em boas condições, desde que devidamente nutridos estão mais aptos/têm mais condições de os combater sem ajudas de maior....
Quando refiro "devidamente nutridos", é para recordar que o adubo em falta ou em excesso, não deixa de ser um dos factores responsavel por um possiveis acidente fisiológico 😉
Outra coisa importante que se deve ter em consideração, é
respeitar o periodo de defeso entre aplicações de :
➡️ Diferentes produtos de nutrição, deve-se aguardar pelo menos 48horas entre a sua sobreposição.
➡️ Produtos de nutrição versus sanidade - 5 dias
- Nunca antes de 3 dias
➡️ Produtos de sanidade versus sanidade - 8 dias
- Nunca antes de 5 dias
Bom parece que me alonguei 😮ops: 😮ops:
Boa sorte,
Cptos.
Castro