Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Sementes para troca

Nuno17/05/2005 21:11
Sementes para troca
Olá,
tenho sementes de Punus avium L. para troca. Podem ver algumas imagens em:

http://biotech.tipo.gov.tw/plantjpg/Prunus%20campanulata-6.jpg

http://www.gaelicgardens.com/images/tipspics/prunus%20subhirtell.jpg

http://www.giardinaggio.it/bonsai/cercailtuobonsai/fotobonsaiesigenze/bonsai/prunus.JPG

Origem/Área de distribuição:
Amplamente distribuída pela Europa.

Clima:
É uma espécie própria de zonas com clima pluvioso e húmido.

Solos:
Tem os melhores crescimentos em solos frescos, argilosos e ricos em bases.

Descrição:
Pode atingir os 20-30 metros de altura e diâmetros da ordem dos 50 a 60 cm. A sua madeira é considerada de alta qualidade.

Cultivo: pode ser cultivada como bonsai

Grau de dificuldade: muito rústica, quase não dá trabalho.

Abraços
Felipe Frango Zappala17/05/2005 22:06
Nuno, que beleza essa floração... espetáculo de espécie essa.
Estão floridos por aí nessa época?

Abração
Fábio18/05/2005 09:45
Punus
Que planta bonita!
Abraço!

Fábio
Antonio Castro18/05/2005 18:06
Olá companheiros

Nuno
citação:
"Grau de dificuldade: muito rústica, quase não dá trabalho"
São um espectáculo sem duvida nenhuma, agora isso de não dar muito trabalho como bonsai, pode ser/é muito relativo.
São espécies rústicas cá (autóctones) e logo mais propensas a menos cuidados, já no Brasil não faço ideia, mas como já noutro fórum conversei com um colega, que me confirmou que por ex: as cerejas são importadas de cá logo, deve haver algumas condicionantes de adaptação da espécie.
como ele está com dificuldades tentei o processo de semear algumas só para ver se é do clima, já que ele as semeou de várias formas ( com e sem estratificação, com e sem escarificação ) à algum tempo e ainda não deu nada.

😲 Além de que têm também, alguns cuidados a ter em conta na altura dos transplantes, já que são espécies que podem apresentar Tumefacções ( comum nas Rosáceas) que devem retirados com bastante cuidado para não contagiar outras raízes, assim como cuidados acrescidos na esterilização das ferramentas, incluído a passagem por uma chama de isqueiro (fogo), nas zonas de corte.

Felipe, um link com espécies de cá.

Especies de cá
http://home.utad.pt/jardim-botanico/Por/coleccoes/frut_silvest.htm

http://www.evergreengardenworks.com/prunus.htm

http://prunus.biography.ms/

A propósito não conhecia o "Ume Boshi" (Ameixa japonesa) e ao pesquisar só me aparece geleias e coisas assim mas o mais certo é tratar-se de um "Prunus" já que elas são originárias da Ásia, logo é certamente uma boa aposta...Boa sorte

E em qualquer uma das fotos que recebi, se fossem minhas serviam de para propagar outras, já que o tamanho delas o permite, é mesmo caso para ver com alguém dai que possa ajudar.
Gostei delas 😄

[ ]s

Castro
Nuno18/05/2005 18:55
Oi,
nesta epoca a Prunos (cerejeiras como se chamam por aqui) já não estão floridas. Agora está na epoca dos frutos, que são muito doces.

A prunus tem uma floração espectacular e perfumada. No Japão são consideradas as mais belas árvores e arbustos cultivadas em jardim ou como bonsai, devidos às suas espetaculares florações. Infelizmente não se vê muito na zona onde moro. Só no Norte de Portugal é que se vê mais.

Abraços
Felipe Frango Zappala18/05/2005 19:19
Oi Castro, sabia que você iria gostar... é sim, procure por Prunus Mume, tem fotos da floração em um site desses que você citou... até uma receita de suco, o qual eu achava que não se consumia.
Essas espécies parece que vão muito bem aí em Portugal.

Oi Nuno, então seria legal plantar algumas diretamente no solo por aí... deve ser uma beleza ter uma dessas no quintal aí... principalmente na época dos frutos. 😛

Abração
Nuno18/05/2005 19:30
Oi Antonio Castro,
por acaso foi com base num site brasileiro que retirei algumas informações sobre prunus inclusivé o grau de dificuldade. Sem duvida que o grau de dificuldade é sempre relativo, mas quando se diz que não dá trabalho é em comparação às outras especies de bonsai, para que se possa ter uma ideia.

A prunus necessita de um clima frio durante o Inverno para entrar em processo de letargia. Se se der essas condições à Prunus não me parece que seja necessário adaptações. De qualquer modo só pela beleza desta espécie acho que vale a pena tentar 🙂.

A prunus para germinar necessita de:

meter as sementes em àgua durante a noite. De seguida meter no frigorifico durante 4 meses. Necessita de alguma luz para germinar e isso só acontece depois de 120 a 365 dias.

Felipe, ja tou tratando disso 😉. Ja tenho 5 sementes no frigorifico. Daqui a 4 meses semeio elas 😉.

Abraços
PINO19/05/2005 16:20
ola nuno...
tem interessse em quais sementes?
Antonio Castro19/05/2005 17:02
Olá Nuno

Eu percebi e concordo, mas a minha nota de atenção é que não se pode comparar o grau de dificuldade de uma determinada especie de Portugal para o Brasil ou até mesmo metodos de tratamento.
Foi apenas isso, e tambem a julgar por experiências relatadas por outros amigos dos vários foruns onde participo.

Agora tambem concordo que são bastante lindas e que se deve experimentar sempre, mas nisso eles já estão habituados a essas dificuldades com Aceres e Pinheiros etc. 😄 😄 .

Felipe, o "Prunus Mume" conheço-o, mas apenas de fotos.
Se alguma vez esbarrei nalgum no centro de bonsai, levei-o em conta como um outro tipo de "Prunus".
Se esse se aguenta ai, muitos outros tambem se devem dar bem 😲

É o que faz, terem um clima tão diversificado 😄 😄
E as fotos de Pyracantha, que tal???
Amanhã se puder tiro de um/dois Pinheiro/s que está debaixo de uma placa de trânsito próximo de onde trabalho 😄 😄.

[ ]s

Castro
Nuno19/05/2005 19:11
Oi Pino

A minha especie favorita é sem duvida acer palmatum. Mas também gostava de experimentar Pau-brasil, ficus, ligustrum, Pithecolobium Tortum, Sageretia, Shimpaku, tuia ou Zelkova ou qualquer outra especie de folha pequena. Mas se você tiver sementes de outras especies é uma questão de combinarmos 😉.

Oi Antonio Castro, só agora reparei que somos conterraneos 😉. Aliás poucos km nos separam. Um abraço para ti 😉.

Abraços
Felipe Frango Zappala19/05/2005 19:13
Gostei muito Castro,
Porque não leva ela para casa? 😄
Bom também, para tentar estacas...

Abração
alvaro de castro sousa20/05/2005 20:47
Quer trocar?
😄 Ola amigo do bonsai.
Me interesei por esta espesie.
Bem, moro em fortaleza, CE, e posso trocar por sementes nativas da regiao que cultivo. Se interesado me mande um E-mail.
Valeu!
Itamar Nobre24/08/2005 22:54
Oi, Nuno, estou começamdo na arte do bonsai eme interesso por sementes. Pretendo adquirir algumas, principalmente que eu não possa encontra aqui na minha região. Acho que já te ofereci um espécie em outro tópico. Tb me interessopor esta
itamar nobre
Illex24/08/2005 23:38
Olá Nuno,

Você deve ter postado este Topico em minha ausencia, pois passei um tempo fora (ja sabem o porque). Gostaria de saber se ainda tem algumas sementes de Cerejeira ai com voce. Se tiver pode me enviar. Me mande uma MP. Agradeço. T+ amigo.

Abraços:

Illex
Nuno25/08/2005 13:50
Olá,
ainda tenho muitas sementes de Prunus avium! Falamos melhor em MP.

Abraços
brunodb04/09/2005 23:07
Muito lindas essa espécie!!!! ..... andei dando uma pesquisada e creio que essa epécie se adapte tranquilo aqui no brasil existe até um festival da floração da cerejeira aqui no brasil na cidade de Garça/SP e em Apucarana/PR

http://www.apucarana.pr.gov.br/festadacerejeira.php?acao=incluir&pag=cer&org=62

http://www.prefgarca.sp.gov.br/Festa%20da%20cerejeira.htm

Segundo o site da Pref. de garça a espécie japonesa mais cultivada no Brasil é a Serrula Tamque, Um aspecto interessante das cerejeiras plantadas em Garça é o tamanho, com apenas 9 anos de plantio já atingiam uma altura de aproximadamente 4 metros. No Japão as árvores atingem esse tamanho quando chegam aos 30 anos de idade.

Fotos da cerejeira da cidade...
Nuno06/09/2005 11:16
Muito interessante!!! Não sabia que as cerejeiras se dão tão bem ai no Brasil. Fiquei a conhecer muita coisa nova com a tua participação. Obrigado.

Abraços
luisrochas02/12/2007 02:42
tenho sementes de fruta do conde, gostaria de trocar por algumas das suas