Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ficus retusa 2005 - 2007

vhobus11/12/2007 17:27
Ficus retusa 2005 - 2007
Olá Amigos...
Quero mostrar o desenvolvimento de um ficus retusa que estou trabalhando desde 2005. Trabalho inicial: Pora Radical.

2005: poda radical

2006: brotação, desfolha e aramação:

Foto atual:

Comentários, sugestões...???
edubessa11/12/2007 18:08
Comentarios , sugestões não só elogios, ficou maravilhoso .
Achei interessante que voce não colocou em um vaso maior, uma bacia nem nada ele se desenvolveu num vaso do mesmo tamanho o tempo todo.Parabéns.
edson060511/12/2007 21:11
Valdir, mais uma beleza de trabalho. Na minha modesta opinião de iniciante não vejo muito mais o que fazer... Se fosse meu já o consideraria pronto a menos de um adensamento na copa...

Edu, os mais experientes podem me corrigir se for o caso, mas acredito que a razão de o exemplar não haver sido colocado num escorredor ou vaso de treinamento, a esta altura, deve-se ao fato de o tronco já estar suficientemente grosso e provavelmente as raízes de alimentação bem desenvolvidas... A julgar pelo tempo (2005) talvez esta muda seja um Yamadori...

Abraço a todos...
Edson.
joellagunasc11/12/2007 23:05
Valdir , sem comentários , digno de ganhar qualquer concurso.
Ah! eu com um desses!!!!

Nota 1000

Joel
Alexandre S. Coelho12/12/2007 09:28
Valdir,

tenho um gosto especial pelos ficus e este está de "babar" ❗ 😂
Mais uma grande aula de formação! Olhando todo conjunto final, achei que este belo vaso ficou um pouco grande, que achas?
vhobus12/12/2007 09:52
Olá Pessoal...
Obrigado pelos coments....
Alexandre... Tem razão... o vaso ainda não é o adequado. Penso num retangular um pouco mais baixo.
Também preciso enxertar mais raízes pra formar um nebari mais Radial.
Alexandre S. Coelho12/12/2007 09:55
Pois é Valdir,

o que for feito daqui pra frente só poderá deixá-la mais bela ainda ❗ ❗ ❗
vhobus12/12/2007 10:56
Pensei em algo assim.... que tal?
flavio bonsai13/12/2007 18:05
muito bom valdir esta muito bonito esse ficus .
achei o vaso retangular melhor ficou mais harmonioso .
Alexandre S. Coelho14/12/2007 10:39
Valdir,

Seria um belo vaso! Os desenhos e contornos arredondados combinariam com a espécie!
nickyfury14/12/2007 13:24
bonsai
Valdir,

Excelente trabalho de formação estrutural. Creio que, o melhor caminho agora, seja o apontado por voce, a complementação do nebari, inclusive no sentido de melhorar aquela raiz mais grossa que sobressai na frente à direita. A densificação da copa está ótima, tambem, mas há que harmonizar melhor a forma triangular da planta, diminuindo o comprimento dos galhos superiores, creio. 😄

Quanto ao vaso, eu optaria pelo redondo, mas um pouco mais raso. O retangunlar não confere originalidade para a planta, não realçando, de maneira mais interessante, o forte tronco dela, o que realmente é o grande atrativo dessa planta. 😄
vhobus17/12/2007 08:48
Obrigado Nicky...
Quanto ao vaso, este é de barro comum feito em floricultura e com queima baixa. Por isso quero trocar. Mas, penso ainda num retangular, por ser mais clássico.
A forma triangulas é geralmente aplicada a Juniperus e outras plantas de clima temperado. Em plantas de clima tropiocal costuma-se usar a copa levemente aredondada.
newgalileu21/12/2007 22:46
que maravilha de planta. ficou lindo, parabéns. só uma dúvida, o que são aqueles saquinhos tipo rede so bre o substrato? é algum tipo de adubo?