Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Preciso de Ajuda sou mto principiante!

SyBonsai17/05/2005 23:32
Preciso de Ajuda sou mto principiante!
Oi gente, espero q vcs possam me ajudar, é q eu ganhei um bonsai a menos de um mês, não sei todos os cuidados q tenhu q ter com ele, rego de 2 a 3 vezes por dia, dependendo do estado do substrato, mas sou mto principiante e estou meio desenformada! desde q gahei, o meu Bonsai está bem bonitu, cresceu um pouco as folhas...
Mas o q queria saber msm é sobre os cuidados q deve ter, como e de qto em qto tempo deveo mudar o substrato ou abula-lo nao sei, c qdo as folhas começam a ficar uma maiores do q as outras deve poda-lo e como!
Por favor preciso d ajuda msm, pq sempre achei lindo Bonsai, sempre quis ter um, mas antes pretendia aprender a cuidar dele, mas esse lindinhu ganhei e foi um otima surpresa! 🙂
Desde já obrigada.....
Felipe Frango Zappala18/05/2005 01:08
Olá Sy, como vai?

Você conseguiria colocar alguma foto dele?
Qual seria a espécie? Qual o seu clima/cidade?

Sugestão: Esse fórum guarda as mensagens antigas. Sugiro, que você procure, devagar, dar uma olhada nos tópicos antigos... é um bom aprendizado. Se você souber a espécie, fica mais fácila inda... vai em procurar e digita o nome da espécie e vão aparecer os posts que tem relação com esse nome.

Não deixe de fazer suas perguntas.

Abração
jackson18/05/2005 19:10
Sybonsai,

além dos conselhos do Felipe, por enquanto basta mantê-lo em local externo, que pegue umas duas a 4 horas de sol fraco pela manhã, molhe umas duas vezes por dias se a superfície estiver seca entre uma e a outra até que vc descubra qual a espécie, daí vc deverá agir conforme as necessidades que essa espécie necessita quanto à rega, adubação, poda, substituição de substrato, aramação, quantidade de sol e água, etc..

[]s
SyBonsai20/05/2005 01:22
Gente descobri q ele é uma Criptoméria ou Cedro Japonês...
Tb comprei Npk 10-10-10...devo usar? bemmmmmm pokinhu né metade q o fabricante indica?!
jackson20/05/2005 05:11
sybonsai,

criptomérias são coníferas, familia dos pinheiros e tuias, são plantas que não necessitam muita adubação, alíás este é um tópico muito discutido no bonsaísmo, uns afirmam que o adubo químico pode prejudicar a planta a longo prazo indicando o adubo orgânico como mais seguro, p. ex. torta de mamona, farinha de osso, outros dizem que o orgânico pode ser tóxico p. a planta, e assim vai. Eu utilizo o químico, 10-10-10 ou 4-14-8, granulados em quantidades reduzidas, meia colher das de café a cada 20 por 20 cm de superfície a cada 30 dias. Até hoje ñ tive probl. mas faça uma rega farta antes de aplicar o adubo e sempre nos 3/4 da distância entre o tronco e a borda do vaso e não adube nos meses do inverno Coloque-o em exterior q pegue umas 4 horas de sol. Quanto à poda, não tenha pressa, leia, pergunte bastante, pois uma vez podado é para sempre, pois se retirado um galho, não nasce outro no lugar, leia sobre os estilos, etc.
SyBonsai20/05/2005 11:57
Ah outra coisa q eu queria saber...
é q no meu vazinhu veio um monte de pedrinhas, entao sobra só um pouquinhu do substrato perto do tronco q dá pra ver! e eu coloquei bemmm pokinhu de npk 10-10-10 (só alguns grãos) nessa area q sobra do substrato e no resto nao, por causa das pedras, seria melhor tirar as pedrinhas? é perigoso pro Bonsai só ter colocado nessa area?

E outra, uns falam q é só pra regar o substrato outros dizem pra jogar um pouco de agua nas folhas, qual é o certo?

Muito Obrigada!!!
Fábio20/05/2005 13:54
NPK
Acho que você deveria colocar o adubo mais distante do tronco.
Sobre a rega, creio que não tenha problema molhar as folhas de vez em quando. Acredito até que isso seja bom.
Abraço!

Fábio
jackson20/05/2005 19:42
Sy

Um bonsai é uma árvore como as encontradas na natureza, só que não crescem devido ao espaço pequeno do vaso, ou seja, se as raízes não crescem a parte aérea tbm nao, portanto ela deve receber um tratamento parecido, ou seja vento, chuva, frio, calor, etc. Assim como a que está no campo, você deve molhar a sua do mesmo jeito, regue com fartura deixando cair a água nas folhas e escorrendo pelos furos do vaso, para isso o substrato deve ter boa drenagem.
Qto às pedrinhas não tem problema nenhum, pode colocar o adubo por cima, pois ele dissolverá lentamente, o q é interessante.

[]s
SyBonsai25/05/2005 14:50
valeu Gente!!! Espero q eu faça tudo certinhu! Beijos