Ficus organensis (nativo) 2004 - 2007
vhobus13/12/2007 10:40
Ficus organensis (nativo) 2004 - 2007
Olá...
Este Ficus já apareceu tempos atrás neste forum, mas vou postar novamente, agora com sua atual formação!
Este foi um presente que ganhei de meu grande amigo Pedro Stumm!
2004

2005

maio 2007
dez. 2007
Trabalho dessa semana:
Desfolha, aramação, escolha de nova frente e replantio.
Vaso: Chines.

juliano13/12/2007 11:20
Valdir...
Excelente exemplar...
Parabéns!!!
joellagunasc13/12/2007 12:39
Valdir tu tambem humilha heim!!!
Show de Bola
Joel
Sambarilove13/12/2007 13:53
Valdir,
Não veja nisso uma crítica; estou apenas querendo aprender um pouco mais.
Olho para a foto MAIO-2007 e para mim está ótimo. O dia em que possuir uma planta assim, penduro a chuteira.
Gostaria de saber o que vc está pretendendo com a intervenção posterior? Que melhoramentos vc quer conseguir?
vhobus13/12/2007 14:24
Olá pessoal... obrigado pelos comentários...
Sambarilov:
Uma das coisas que é interessante no bonsai é exatamente isso: vc nunca termina o trabalho.
Quando fiz a foto maio2007, ele estava bom para mim. Mas, como nosso crescimento na arte é continuo, cheguei a conclusão que, 6 meses mais tarde, eu já estava mais exigente do que antes.
Por isso resolvi mudar a planta mais um pouco.
Invertendo a frente, consegui dar ao tronco uma sinuosidade mais acentuada, dando mais equilibrio e estabilidade ao conjunto. E escondi uma cicatriz que me incomodava.
Trocando o vaso, cheguei mais perto do que é o "vaso ideal". Este vaso chines é muito melhor que o vaso comum que eu tinha antes. Isso se refere tanto ao estilo, formato como também ao tamanho. O outro vaso era de cerâmica de baixa queima, redondo e pequeno. O novo é cerâmica de alta queima (mais resistente e saudável), oval e mais largo.
Não sei se me fiz entender... mas essas foram minhas motivações para estas mudanças, que possivelmente daqui a um tempo acontecerão de novo, porque já evolui mais minha visão.
Obrigado pela pergunta!
flavio bonsai13/12/2007 17:58
que beleza de ficus , muito bom mesmo a diferença de agora e muito grande pra qdo vc o ganhou.
e gostei mais dele agora depois que fez essa ultima mudança da frente e do vaso realmente ficaram otimas as mudanças .
e o resultado final e essa maravilha de planta .
parabens valdir !
Sambarilove13/12/2007 18:38
Valdir,
Perfeito! Sem dúvida o vaso atual é mais apropriado. Mas o que me chamou a atenção é que, após vc mencionar, ficou evidente a sinuosidade do tronco, antes escondida.
Obrigado.
BAIORS13/12/2007 19:43
Valdir,
So elogios para planta e parabens pela otima visão. Realmente um trabalho digno de premiação essa e minha modesta opinião.
Alexandre S. Coelho14/12/2007 10:35
MUITO BOMMMMMMM ❗ ❗ ❗
As fotos falam por sí 😲
Esta possibilidade de poder mudar sempre é uma das coisas que mais me fascinam na arte bonsai!
nickyfury14/12/2007 13:30
bonsai
Valdir,
Realmente, com essa nova frente vc incrementou ainda mais esse bonsai, dando-lhe um aspecto mais interessante que o anterior. A escolha do vaso tambem contribui grandemente para a melhoria como um todo, pois apresenta melhor o magnifico tronco dessa planta. 😄
Acredito que, na continuidade, certamente uma redução no comprimento dos galhos mais baixos iria agregar mais densificação à massa de folhagem. Certamente, com sua perícia técnica, é possível ampliar a estruturação dos galhos, aumentando-lhes a ramificação, o que irá redundar numa massa mais compacta e interessante. 😄
vhobus17/12/2007 08:51
Com a nova brotação e a pinçagem, pequenos detalhes serão acertados ainda... Como por exemplo, deixar os galhos de cima esticarem um pouco, para aredondar a silhueta da planta.
Obrigado pelas dicas!
Ivo18/12/2007 10:06
Vhobus,
você mudou de SBS?
vhobus18/12/2007 10:22
Olá Ivo,
sim, mudei...
Agora moro em Jataí - GO