Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

acer

DiogoC13/12/2007 21:25
acer
🙂

ideias?
com folhas:

sem folhas:

quero ideias! 😛 😂
cump
Alexandre S. Coelho14/12/2007 10:31
Oi Diogo,

Eu cortaria o tronco da esquerda naquela bifurcação. Daria pra começar com ela, outra planta por estaquia 😉
No mais, a (ou as) planta precisaria crescer e engrossar para decidir o estilo a seguir.
nickyfury14/12/2007 13:36
bonsai
A dica do corte é interessante. Mas eu optaria por aramar toda a planta (cuidando para não marcar), forçando o caule e aproveitando melhor esse galho, girando-o para complementar a continuidade apical. 😄

Claro que, na conclusão, aramaria igualmente os galhos, dando-lhes leves movimentos sinuosos. Em uma revista antiga, Carlos Tramujas orienta que se envolva o arame com fitas de papel, para só então aplicá-lo ao acer, como forma de contornar a dificuldade da aramagem, que dessa forma, não permite que se formem "sulcos" causados pelo arame. 😄

Outra boa opção, tambem: para acelerar o engrossamento do caule, replantar em uma bacia plastica grande, perfurada no fundo e na lateral, onde ficaria mais fácil "alimentar" a planta, estimulando o engrossamento do tronco. 😄
DiogoC14/12/2007 18:36
Re: bonsai
caro, nickyfury
não percebi muito bem o que quiz dizer 😮ops:
podia apontar que galhos??!

cump
DiogoC26/01/2008 00:20
ninguem dá ideias??

por favor 🙄

cump 😛
DiogoC26/01/2008 19:40
por favor!
🙁 😕
flavio bonsai26/01/2008 22:15
olha só a ideia do nick e muito boa coloque em um vaso maior ou no escorredor .
e arame ou deixe crescer livremente pra engrossar mais .
e daqui pouco tempo vc tera varias possibilidades de que fazer com esse acer .
DiogoC07/04/2008 18:12
Boas, para actualizar o estado do acer:
(depois da poda de inverno, dos rebentos e de mais um pequena poda feita hoje)

espero dicas 🙂
cump
Ladoso Fabiano08/04/2008 19:51
Caro Diogo, eu ainda concordo com a opinião do Alexandre, eu cortaria o tronco mais grosso na bifurcação. Porque ai você começaria um Moyogi com curvas bem suaves.

Abraços

Rogério
Edmilson08/04/2008 20:48
Poda drastica
A poda drastica, sugerida pelo Alexandre, forçaria também uma nova brotação mais baixa na planta. que futuramente tornariam novos galhos. A bacia, que o Nick fala, daria uma força extra para a planta, afinal de contas uma planta bem nutrida recupera-se mais rapidamente.

Logo, a melhor opção na minha modesta visão é a junção da ideia do Alexandre com a do Nick.

Abraço fraterno
DiogoC11/04/2008 19:32
bem...eu vou cortar o ramo da direita 🙂

mas gostava de o aproveitar, gostava de saber formas e epocas para o fazer, visto ser a minha 1ª experiencia ocm aceres...

cump 😉
Marcos Paulo Duarte11/04/2008 21:47
Diogo, tambémnão posso dar muitas dicas, porque só tenho acer há menos de um ano, mas segue a dica do pessoal aí que vai se dar bem,

outra coisa, dá uma lida nesse site de um amigo forista também daí de Portugal: http://www.bonsai.aveiro.co.pt/index.php
tem muitas dicas interessantes, mesmo que já conheça o site, vale a pena dar uma olhada
DiogoC12/04/2008 19:43
já conhecia o site sim...é muito bom sim 😛
bgd!!

se mais alguem poder ajudar, relativamente as epocas do ano...
e já agora eu não tenho a certeza quanto à especia...tanbém agradecia ajuda...

cump 😄