Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

PRÉ DE LIGUSTRO - SUGESTÕES?

_newbe13/12/2007 23:31
PRÉ DE LIGUSTRO - SUGESTÕES?
Amigos,

Depois de todo esse tempo (meses) sumido, volto para pedir a opinião dos companheiros para esse pré de ligustro:

Vou proceder agora os trabalhos para densificar a copa com podas sucessivas além de ajustar a disposição dos galhos com aramação (alguns foram ancorados no sábado, quando ela chegou rs).

Críticas? Sugestões?

abraços
joellagunasc13/12/2007 23:59
Que show !!!!!
Tem tudo pea ficar lindo .
Parabens

Joel
Alexandre S. Coelho14/12/2007 10:24
newbe,

Muito bom, têm a "força" característica da espécie ❗

Minha sugestão seria a retirada do 2º galho da direita... parece que têm um galho de fundo que com seu crescimento preencheria o espaço com a retirada do galho citado.
_newbe15/12/2007 20:36
Alexandre,

Obrigado pelas dicas.

Eu já havia pensado mesmo na retirada do segundo galho da direita (precisava só de alguém pra confirmar se não era insandice 😂 kkkkk)

Com essa idéia de preencher o espaço com o galho de fundo pensei: por que não cobrir com ele também um espaço vazio a ser deixado pelo segundo galho da esquerda?? 😈 😈 😈

vale ainda uma aprimorada no ápice rsrs 😮ops:

Alguém concorda comigo? Discorda?
Alguém se arrisca numa projeção?

abraços!!
Ferreira16/12/2007 20:37
Frentes
Newbe

Seria possível mostrar outros ângulos? Este ligustro tem um excelente tronco. Mas eu tenho dúvidas se esta seria a melhor frente, apesar desta atual ser favorecida pelo posicionamento de galhos.

Aparentemente o tronco está reverenciando para trás, o que me faz pensar que talvez o lado contrário ficasse melhor ainda como posição principal. Se essa também não for adequada, pelo penos poderia escolher outro ângulo, para aproveitar e mostrar a curvatura. Os galhos poderiam ser desenvolvidos depois da escolha, já que esta espécie brota muito bem.
_newbe17/12/2007 00:08
Ferreira,

Primeiramente obrigado pelo comentário.

A atual frente é, de fato, favorecida pelo posicionamento dos galhos.

Quanto à sua preocupação pela reverencia para trás, pode descansar. Ela não existe rsrs 😂
O que ocorre é que há uma acentuação da conicidade do tronco na altura do segundo galho da esquerda, e a luz da foto deu mesmo a impressão de inclinação para trás. Muito boa sua observação.
O nebari, inclusive, favorece a escolha deste ângulo como a frente definitiva da planta.

Hoje fiz uma desfolha na planta para enxergar melhor sua estrutura e facilitar na escolha dos galhos que saem ou ficam (continuo a refletir sobe a possível saída do segundo galho da esquerda, como comentei antes 😈 ) e aproveitei o momento para melhorar a ramificação dos galhos, retirando as brotações que saiam nas "axilas" das bifurcações além das que saiam de baixo ou de cima dos galhos.

No próximo fim de semana (quando terei tempo livre novamente 😢 ) farei aramação nos galhos que precisarem de uma refinada e procederei com a retirada dos "galhos candidatos" rsrsrs

Segue foto da planta desfolhada, para mais opiniões.

grande abraço.
duprat17/12/2007 03:50
Tô achando que tá ficando muito bom. Eu não retiraria galho algum.
Belo e maduro encaminhamento.
Alexandre S. Coelho18/12/2007 13:22
Eu continuaria retirando o 2º galho da direita, porém NÃO eliminaria o da esquerda. 🙄 😂 😂 😂

daria uma leve inclinação ao tronco, no replantio, e tentaria manter uma copa mais "cheia"...
+ ou - assim:
flavio bonsai18/12/2007 15:15
essa projeção do alexandre ficou muito boa newbe tbem pensei isso pra sua planta.
estava sumido cara um abraço.
duprat18/12/2007 18:18
É concordo com o alexandre. Se for para terirar ramos nascidos na mesma altura é preferível o da direita....
_newbe18/12/2007 20:48
Alexandre, como sempre, detonando nas projeções.
É sempre muito bom contar com tuas ótimas idéias e desenhos.
Sua sujestão será seriamente analisada 😈 Muito obrigado!

Flávio,
De fato ando bastante sumido. São tantas atribuições que o dia fica curto... a gente sai de casa com tudo escuro e quando chega já está de novo tudo escuro 😂 😂
Dai o forum acabou ficando de lado... vamos ver se volto devagar rsrs
Obrigado pela "recepção" 😉

Duprat,
Pensei em retirar o galho da esquerda com o objetivo de preencher o espaço com o galho de fundo... mas façamos o seguinte: o mantemos, a princípio.. se amanhã o preenchimento do galho de fundo permitir sua retirada a gente faz 😈 😈 ...

Obrigado a todos pelas sujestões ... alguém mais??? 🙄

abraços!
nickyfury19/12/2007 10:03
bonsai
Newbe, caro amigo, creio que a projeção do Alexandre realmente está ótima. Entretanto, observo graças à desfolha, que os galhos estão em desacordo com o movimento do caule. Sugiro, então, aramar no sentido de forçar movimentos levemente sinuosos, para que fiquem em harmonia com o estilo proposto. 😄

Lembre-se: se reduzir os galhos (o comprimento), haverá novas brotações, que irão ser inicialmente bifurcadas, isto é, dois novos galhinhos, as vezes tres, partindo do ponto onde foi feito o corte. Deixe-os crescer um pouco e corte novamente. Isso permite a vc conduzir, via poda, a uma melhor estruturação dos galhos, o que irá contribuir para uma maior densificação foliar. 😄

Na foto mostrada com a desfolha, observa-se que o topo do tronco esta cortado reto. Poderia, tambem, efetuar uma retirada paulatina com o alicate bola, buscando reduzir esse "defeito", fazendo um corte "\" nesse sentido, projetando melhor o ápice escolhido, realçando melhor o excelente trabalho até agora conduzido. 😄
_newbe21/09/2008 17:50
Atualizando ...
Olá amigos foristas!

Como dizem por aí, quem é vivo sempre aparece né? rsrs

Pois bem, além de dar a mesma justificativa de sempre (falta de tempo), venho aqui atualizar o tópico deste pequeno ligustro.

Eis que, na sede de fazer algo na parada estação do calor absurdo em Brasília, resolvi envasá-lo, mesmo sabendo que ainda há (sempre há, né? rs) muito o que melhorar em sua estrutura.

Pra minha surpresa, apesar do transplante, podas e considerável diminuição de raízes realizados em época totalmente imprópria, o grande guerreiro resistiu, emitindo protações já na semana seguinte!

Tenho seguido as orientações dos amigos e me inspirado muito na projeção do amigo Alexandre Coelho e atualmente a planta está assim; medindo exatos 25cm, sem contar com o vaso, que é Jorge Ribas:

Fico no aguardo de críticas e sugestões de todos que se sentirem à vontade para fazê-lo.

Grande abraço!
Marcos Castilho21/09/2008 20:18
Newbe sua planta está linda amigo. Não mexeria em nada só adubo e transplante.
nickyfury22/09/2008 17:52
bonsai
Newbe, aguarde um pouco e proceda a uma desfolha parcial, para um estudo mais acurado da estrutura. O ideal, então, será reformular galhos e apice, visando melhorar a harmonia visual, bem como a densificação mais próxima do tronco. 😄

Apenas esclareça: pq fixou a planta numa das extremidades do vaso e não mais próximo ao centro? 😲
_newbe22/09/2008 21:56
Amigo Nickyfury,

Como temos acompanhado desde o incício do tópico, quando a planta chegou, ela ainda carece de muitas intervenções a fim de melhor adequar a estrutura (principalmente segmentação dos galhos bem como atribuição de movimentos que melhor se encaixem ao do tronco).

Fiz o transplante há uns 70 dias, eu acho. Como a época era completamente desfavorável, fiz somente o transplante, não procedendo com outras intervenções como desfolha, por exemplo, desde então.

Devagarzinho vamos chegando. 😂

Quanto à fixação excessiva da planta na direção da borda do vaso, essa ocorreu pela formação do seu nebari. Se observar as primeiras fotos, perceberá que a parte mais "cônica", da base do tronco, estava até então submersa no substrato, só sendo localizada na ocasião do transplante.

Eliminei boas raízes grossas (e com elas MUITAS finas também) a fim de acomodar a planta no vaso.
Como a época não era boa, optei por não tirar um pouco (que já era muito, frente à quantidade de raiz eliminada) mais das raízes, mantendo ainda algumas raízes grossas do lado direito, que inviabilizou a colocação mais centralizada da planta no recipiente.

Como o ligustro produz um bom raizame, creio que em algum tempo teremos condições de fazer um novo reenvase, onde poderei efetuar os procedimentos necessários à correção do posicionamento da planta.

Obrigado pelas observações! 😉

Falando ainda sobre a melhoria da distribuição dos galhos e busca contínua da melhoria de nossas plantas, compartilho com os amigos as fotos de mais um trabalho do bonsaísta Valdir Hobus.

http://www.bonsaibrasil.com.br/forum/viewtopic.php?f=13&t=394&sid=c1a2a68b416f5ec4fa2bc290667cad0e

Observando esse passo a passo, fica claro que mesmo acreditando que já temos uma planta "finalizada", uma nova análise e avalliação dos detalhes se faz importante.

Trocando em miúdos, sempre há onde melhorar!

Grande abraço!
Alexandre S. Coelho23/09/2008 10:09
Grande newbe

Muito bom ver esta evolução da tua árvore 😲 ❗

Tens toda razão em relatar que no bonsai sempre poderemos evoluir: planta e homem 😉 o link mostrado fala por si!!!

Se me permite gostaria de dar mais uma sugestão...
com o replantio, a base desceu um pouquinho e deixou a possibilidade de aumentar a altura final da árvore, visto que o 1º galho ficaria no tachiagari e o vaso teria 2/3 desta altura(árvore):
_newbe24/09/2008 13:10
Alexandre,

Sua sugestão, como sempre, foi muito útil. Excelente observação.

Prova de que as tão polêmicas regras não servem dificultar o trabalho, mas contribuiem para a formação de um bonsai de aparência mais "formal", harmônico, amigável.

Um procedimento aparentemente simples, que agregará ao trabalho mais qualidade, produzindo um resultado ainda mais agradável aos olhos.

Muito obrigado.

Abraço!
pauloventura24/09/2008 13:27
Caro amigo Newbe !

Exelente o trabalho de desenvolvimento aferido por vc neste
ligustrum ,esta de parabens se possivel leve o à nossa proxima
reunião p/que possamos aprecia lo ao vivo ta certo..
G ab.
Pv.
_newbe25/09/2008 18:17
Grande Paulo!

Desse aí você lembra quando saiu dai né? rsrss

Agradeço pelas felicitações, mas devo assumir que ainda há muito o que se fazer no exemplar...

Mas devagarzinho vamos caminhando não é mesmo?

Aquele abraço!