Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ficus benjamina - Tronco trançado

Gleison14/12/2007 14:08
Ficus benjamina - Tronco trançado
Boa Tarde pessoal!!!
Estou com este Ficus pouco mais de 4 meses... já coloquei ele no escorredor faz uns 2 meses já...
Ele tem as folhas tão bonitas, mas quando penso em estilo fico decepcionado!
Esse tronco trançado... não sei viuu...
Hoje tive algumas idéias:
1. fazer um gim nele;
2. dar uma ligeira no tronco principal, já que movimento é praticamente impossivel(ou dá???)...
3. pensei também em fazer uma poda racial bem na onde termina o trançado... oq acham???

Por favor... me dêem uma ajudaa aiii!!!

Segue as Fotos:

Desde já agradeço!!!
Abraços!!!
Gleison
nickyfury14/12/2007 15:29
bonsai
Gleison,

Realmente, o caule trançado é um ponto forte na negatividade visual de sua planta. Mas pode ser corrigido. Mantendo onde está, vc deve primeiro cortar alguns ramos e fazer estacas, plantando-as em substrato orgânico contendo pedrisco. Após alguns meses, terão enraizado bem, de maneira que vc então poderá usar essas mudas para modificar o caule. 😄

Como? Da maneira mais simples: usando uma bacia plástica grande, perfurada no fundo e na lateral, irá transplantar seu ficus, fazendo então incisões ao longo do caule, descascando-o em alguns pontos. Ao mesmo tempo, irá fazer isso tambem nas mudas, encostando-as nesses pontos junto ao caule da planta principal, prendendo-as com barbante ou fita adesiva, de maneira a permitir que, com isso, elas "soldem" ao caule, fundindo-se. 😄

Óbvio que as mudas deverão ter o tamanho do caule pretendido, ou, quando muito, após estarem devidamente fixadas, e vc observar que está ocorrendo a fusão dos caules das mudas com o caule principal, então poderá reduzir o tamanho do tronco principal. As raízes das mudas deverão ser dispostas no sentido de dentro para fora, isto é, partindo da parte em que a muda está encostada no caule, as raízes irão formar o novo nebari de seu pré. 😄

Lembre-se: se não conseguir um resultado imediato na primeira tentativa, faça novas mudas a partir dos galhos da planta principal e reinicie todo o processo, acrescentando mais e mais mudas à planta, até formar um caule mais compacto, e visualmente mais atrativo que o atual. 😄

Fazendo como descrito, em dois ou tres anos vc terá em mãos um lindo caule, quando então poderá iniciar a formação dos galhos principais e secundários, formando a estruturação necessária para seu bonsai de ficus variegata. Boa sorte. 😄
Gleison14/12/2007 19:08
Pensando um poucooo... pode dar certo???

Já que está no escorredor... logo logo irá pra mamadeira, consequentemente o tronco irá engrossar...
???
Esses trançados podem ficar "visualmente oculto" com isso???
Alguma saida assim???
Ferreira14/12/2007 20:28
Difícil
Gleison

Embora pareça complicada, a solução apontada pelo Nick parece a melhor para o caso. Não existe solução fácil para eliminar a aparência artificial do tronco trançado, por isso não são comuns em bonsai.

Simplesmente mantendo na mamadeira, certamente o tronco vai crescer e engrossar, amenizando o problema, mas provavelmente passarão muitos anos até se tornar adequadamente natural. De nada adiantaria a poda radical, pois afetaria apenas os galhos, não o tronco. Isso faria com que o desenvolvimento fosse reduzido, demorando ainda mais para solucionar o problema. Além disso, esta espécie, Ficus benjamina, especialmente a variedade variegata, não tolera bem a poda radical.

Poderia parecer que o tronco mais grosso apresentado por estes "exemplares" trançados seria uma vantagem para o desenvolvimento do bonsai. Mas no caminho para ter um bonsai de boa qualidade, o trançado só adiciona mais uma dificuldade prática, já que o tempo para eliminar o efeito artificial pode ser até maior do que se leva para engrossar o tonco de uma muda simples.
Gleison15/12/2007 14:07
1001 idéias!
Hhauehuaehuaehueahuaehueahea...

E seee eu tentasse estimular brotações de novos galhos bem no inicio do tronco???

*me desculpemmm!
xD
nickyfury15/12/2007 21:34
bonsai
Gleison,

A única saída é a que eu indiquei: enxertia. 😲

Estimular novas brotações, mesmo na base do tronco, não irá mudar a forma trançada do tronco. 🙁