konig15/12/2007 02:00
Ipê amarelo
Bom dia. Tenho tambem um Ipê amarelo no escorredor. Ele foi colocado este ano para ganhar mais copa e ramificação. Esta arvore já à tenho uns 5 anos, e apresenta um bom nebari e tronco de espessura satisfatória.
Devo fazer uma desfolha tambem agora no verão? Pretendo com a desfolha aumentar a ramificação e diminuir o tamanho das folhas.
Se alguem puder ajudar, agradeço muito.
Obrigado,
BAIORS18/12/2007 13:39
Konig.
Quanto a diminuição das folhas estou tendo uma esperiencia com um que fiz uma poda drastica.
Estou tendo resultado da seguinte forma, estou retirando as folhas maiores apos as menores estarem desenvolvidas. 😄
Espero ter ajudado.
GERALDO INOCÊNCIO20/12/2007 22:38
Fabio Dougla S. Bezerra,
Os ipês possuem forte sistema radicular e enchem rapidamente o vaso em que estão plantados e aí estacionam o seu desenvolvimento. Renove sempre o substrato e você vai mantê-los sempre bonitos e saudáveis. Não coloque em vasos muito rasos, lembre-se que são plantas de cerrado com forte raíz pivotante e não se dão bem em vasos muito rasos.
Do amigo Geraldo Inocêncio
BAIORS21/12/2007 19:18
Agradeço Geraldo pela valiosa dica.
Tenho alguns ipes aqui comigo em estagio de pre-bonsai, mas com certeza quando passar eles para um vaso definitivo não me esquecerei da sua dica.
Muito obrigado. 😄