Seisdedos16/12/2007 22:00
Estacas de Ácer Palmatum
Caros colegas,
Tem uma árvore de Ácer Palmatum verde na minha região, já fiz várias estacas de todas as grossuras, coloquei na areia grossa e nenhuma pegou.
Alguém tem uma dica para enraizar, chega a brotar e depois morre.
Já usei hormônio.
Seria a época errada?
Obrigado
Seisdedos
Alcides Junior19/12/2007 09:09
Sei que vou por minha cara a tapa, mas não tive muita sorte em estacas com areia grossa, o que faço, apesar de muitos falarem ao contrário eu não mudei a minha técnica, apesar de ter tentado as outras formas sugeridas é usar terra, areia e um pouco de pó de xaxim, ja perdi algumas estacas mas em um indice bem pequeno.
stokmann19/12/2007 18:30
junior/pr eu também perdi muitas estacas usando só areia, agora uso 50% de areia e 50% de terra boa, e agora é muito raro eu perder alguma estaca.
Abração
nickyfury24/12/2007 12:41
bonsai
A melhor época para estaquias é o inicio da primavera. Eu uso PLANTAX, que é um substrato comprado pronto, usado por horticultores para sementes, misturado com areia grossa de rio, sem peneirar, ou caco de telha. 😄
No caso do acer, seja palmatum ou kaede/tridente, as estacas de cor marrom claro ou escuro são melhores que as de lenho verdes. Faço um corte em cunha ou bisel " / " e planto a estaca inclinada. Uso escorredor, e estaqueio uma média de 20 estacas, mais ou menos, mantendo na sombra até a "pega". Apenas depois que ocorre uma boa brotação é que retiro todas as estacas e faço o plantio individual, usando garrafas pet perfuradas no fundo, altas, para formar um bom sistema de raízes. 😄
Elimino toda a terra, e preparo outro substrato: caco de telha, terra plantax, casca de pinus e, no fundo, pedrisco grande. Após observar a saída das raízes pelo orificio de drenagem, é o momento de colocar a pet sobre um escorredor, para "mamar", ou então, retirar a planta e usar para formar um estilo sobre rocha. 😉
Alberto Alves24/12/2007 18:55
Também não tenho obtido muito sucesso usando só areia,parti agora pra metade terra e metade areia vamos ver no que dá.
Junior qual a porcental de pó de xaxim que voçe usa?
Alcides Junior26/12/2007 08:33
percentual
Uso em torno de 30% de pó de xaxim ou pó de casca de côco.
Seisdedos29/12/2007 21:06
Agradecimentos
Acabei de perder um montão de estacas novamente.
Vou tentar as dicas dos amigos, eu tenho o substrato ht da eucatex será que poderia ser esse?
Em tempo: Alguém têm pré de Ácer Formasanum?
Feliz Ano Novo a todos.