Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Piracanta sinuosa

nickyfury17/12/2007 19:30
Piracanta sinuosa
Abaixo, uma piracanta retirada do meu viveiro, que esteve crescendo e engrossando no chão por uns tres anos. Há um ano retirei e passei para a bacia em que se encontra. Creio que é chegado o momento de iniciar algum trabalho com ela, razão pela qual submeto aos colegas, para apreciação e sugestões, sobre qual seria o caminho mais indicado quanto à sua estilização: frente

http://www.gfoto.com/GetUserPic.asp?uid=9DC7CE5CF2F5485F935954C3B108E780&alid=21100&pid=5313177&size=3

Costas:

http://www.gfoto.com/GetUserPic.asp?uid=9DC7CE5CF2F5485F935954C3B108E780&alid=21100&pid=5313163&size=3
nabase17/12/2007 23:16
Nicky, fantástica esta planta! Mas acho que seria melhor aguardar que a "frente" estivesse mais "cheia", igual a das "costas".
Ou realizar uma poda drástica para fortalecer a brotação.
Felipe18/12/2007 10:19
Nicky,
acho que o momento agora é escolher alguns galhos...fazer um refinamento...
Alberto Alves18/12/2007 11:49
Deve ter uma coisa nessa terra deste viveiro 😄
Bela piracanta estou aqui babando...

Concordo com Filipe,em escolher alguns galhos e fazer um refinamento...

Ps:Nicky voçe compareceu ao Bonsai Fest?
Alexandre S. Coelho18/12/2007 18:43
Oi nicky,

eu ainda veria a possibilidade de reduzir a altura, para dar mais conicidade e força neste belo exemplar!

Mantendo inclinada, poderia tentar algo assim parecido:
nickyfury18/12/2007 19:31
bonsai
Alexandre, como sempre sua projeção chega bem perto de algo bem viável e atraente. Agradeço sua cooperação, assim como tambem agradeço aos demais colegas pelas opiniões, todas bem vindas nesse momento. 😄

Alberto, não participei do Bonsai Fest este ano, haja vista que não fui convidado pelo realizador do evento, o bonsaista David Yamamoto, por razões que ignoro.

Do grupo de bonsaistas que participam intensamente dos encontros e reuniões promovidos pelo Brasilia Bonsai Clube, eu e o bonsaista Glauco Felix fomos defenestrados pela Casa Bonsai (David Yamamoto), creio que por termos sido considerados "persona non grata" por parte dele, razão pela qual ficamos de fora. Em solidariedade a nós, os bonsaistas Francisco Lustosa, Estefânio, Paulo Boaventura, Duilio (Newbe), Marco Galeno, dentre outros, recusaram o convite a eles feito para participarem do evento.

Lamentável que tal coisa ainda ocorra no meio bonsaístico, mas infelizmente foi assim, fazer o quê, não é mesmo? 🙁

Como disseram os associados do Clube, acredito que quem perdeu com isso certamente não fomos nós, mas a Casa Bonsai/David Yamamoto. 😲
duprat19/12/2007 03:06
Há tambem a possibilidade de formar um inclinado típico. Creio inclusive ser mais rápido formar este galho de queda....
Uma opção.

nickyfury19/12/2007 09:49
bonsai
Duprat, agradeço sua participação, bem como seu projeto, que a meu ver ficou bastante original. 😄
flavio bonsai19/12/2007 13:10
grande nick sumil velho !!!
acho que essa projeçao do alexandre ficou muito boa , mas essa outra segunda tbem e uma boa opição .
sem qualquer sombra de duvidas vc tem em mãos uma bela piracanta.
um abraço .
robinsonalexandre19/12/2007 21:03
Alexandre S. Coelho escreveu:
Oi nicky,

eu ainda veria a possibilidade de reduzir a altura, para dar mais conicidade e força neste belo exemplar!

Mantendo inclinada, poderia tentar algo assim parecido:

Amigos, por favor me digam uma coisa;

É possível afinar a ponta do tronco como mostra nosso amigo Alexandre nessas fotos acima?

Que técnica devo utilizar?

Um grande abraço a todos e desde já vos agradeço.
Alexandre S. Coelho20/12/2007 10:49
Oi Robinson,

A sugestão ilustrada seria o que chamamos de troca de ápice ou ponteira... aplicamos quando queremos reduzir a altura de uma determinada planta, cortando o tronco acima de um galho, ou broto, que será trabalhado como novo prolongamento do tronco e consequentemente, ápice. Com isso, podemos também formar um tronco com certo movimento e conicidade, afunilando da base ao ápice 😉
nickyfury20/12/2007 14:46
bonsai
Robinson,

Além da excelente explicação dada pelo Alexandre, quero salientar que geralmente seguimos a técnica desenvolvida há séculos e aperfeiçoada com simplicidade pelo grande mestre bonsaista Jonh Naka. Ele a chamava de "cortar" e "deixar crescer", para em seguida, cortar novamente. No link abaixo vc encontra um ótimo desenho explicativo de como proceder:

http://www.bonsaiprimer.com/trunk/trunk.html#Clipgrow

Essa técnica permite, dentre outras coisas, afunilar o tronco, ou como dizemos no jargão técnico-bonsai, dar conicidade ao tronco. 😄 A conicidade, como voce pode observar no desenho, é a particularidade visual de que o tronco tem base larga e vai afunilando-se para menos até o apice. 😄

Esteticamente fica mais bonita a arvore/bonsai que apresenta essa caracteristica, o que justifica a adoção da técnica citada como recurso para obter esse resultado. Lembro apenas que seu uso é restrito a algumas variedades, não funcionando com o mesmo sucesso em todas as espécies. 😉