nickyfury17/12/2007 19:33
piracanta: tronco duplo ou jin?
Eis uma piracanta, retirada do chão do meu viveiro há um ano, depois de tres anos de crescimento acelerado. O momento é oportuno para uma condução. Há uma possibilidade em manter o caule menor e tentar uma "copinha", como se costuma dizer, com essa parte, ou devo simplesmente "matá-lo", transformando-o em um jin? 😲
http://www.gfoto.com/GetUserPic.asp?uid=9DC7CE5CF2F5485F935954C3B108E780&alid=21100&pid=5313154&size=3Ferreira17/12/2007 20:17
Piracantas
Caro Nicky
Eu optaria pelo tronco duplo, pois acho que ficaria bem mais harmonioso devido à altura do tronco principal. Além do mais, eu sou um admirador do estilo sokan!
PS.: Belas piracantas!
Um abraço,
Paulo Henrique de S. Garc17/12/2007 22:20
Nicky,
concordo com o Ferreira, um sokan ficará ótimo, com trncos, tipo "mãe e filha", acho que ficaria mais harmonioso que o jin!
Um grande abraço e
Té mais...
Antonio Castro17/12/2007 22:25
Caro amigo Luis Fernando (Nicky)
Eu sou suspeito para falar 🙄 🙄, porque gosto de Bonsai a puxar para os Shohin e Mame, talvez seja deformação provocada pela natureza do meu espaço 😄 enorme 😄 .
Por isso se essa árvore fosse minha, eliminada o tronco maior ( o presumivel principal 😕 😮ops: ) e continuaria com o outro mais sinuoso.
O tronco maior tem uma aparência recta e bastante uniforme em termos de grossura...para lhe proporcionar alguma conicidade irá/vai ser um trabalho daqueles.
Penso que para contornar esse "dito" problema se fosse minha, voltaria para o chão com uma placa por baixo para o nebari e com controle absoluto do seu ápice, para estimulação da rebentação secundária... que deveria ser em alguns casos, transformada em ramos de sacrificio para ajudar engrossar mais a base em relação ao seu nivel superior....talvez também a encurtasse um pouco e se possivel recorreria a um dos ramos que nascem cima para execução do futuro ápice.
A adubação rica em Nitrogénio é excelente para dar um puxão pela árvore, para encorpar...mas torna o seu crescimento mais dificil de controlar... sendo mais dificil de controlar a rebentação, tende a espaçar os entrenós e com isso vai-se a conicidade.
Acho que se optar por esse ramo, para além do Jin, talvez venha a ser necessário a criação de shari ao longo do tronco para lhe conferir alguns movimentos 😉 🙂 .
No entanto é uma óptima árvore, pelo que pela dúvida não se perde nada se, se esperar que ela diga aquilo que será melhor para ela...
...apenas o meu ponto de vista ok 😉
Boa sorte
[ ]s
Castro
nabase17/12/2007 23:05
Nick, se me permite, você tem um belo exemplar em mãos. Eu manteria o tronco duplo. Acho que ficará mais harmonioso.
Me atrevi a realizar uma modesta projeção de sua planta.
Um abraço.
Natalino Sampaio
Edmilson17/12/2007 23:06
Grande Nicky!!!
Esta terra deste sitio tem algum segredo rssssssss.
Parabens pela planta.
So fera participando deste tópico. Concordo com o Ferreira sobre o estilo.
Abraço fraterno
Alexandre S. Coelho18/12/2007 13:30
nicky,
eu faria um "tronco duplo" ou o shohin, proposto pelo Castro...
Acredito que a retirada do galho da esquerda evidenciaria demais o tronco reto e sem conicidade que parece ser este da direita 🙄 😉
nickyfury18/12/2007 19:37
bonsai
Castro, obrigado meu amigo por suas valiosas opiniões sobre qual o melhor curso de trabalho para essa planta. Certamente, o caminho escolhido por voce, tendo em conta seu "espaço", é valioso para mim, pois possibilita que eu tenha em mente a sua experiencia em espaços exíguos, o que permite um trabalho bem direcionado quanto a um futuro shohin. Considerarei com carinho sua idéia, meu bom amigo. 😄
Aos demais colegas e amigos, externo minha satisfação em ter em mãos suas opiniões, igualmente valiosas para mim, pois possibilitada ampliar meu leque de possibilidades, haja vista a enorme dificuldade que uma planta, qualquer outra, mas principalmente esta, irá requerer, para uma futura estilização. Obrigado a todos. 😄
nickyfury19/12/2007 09:54
bonsai
Duprat, caro amigo, vc está sempre no momento exato, nunca perde a hora ou qualquer outra coisa. Claro, considerando sua mote, é facilmente explicável que, mesmo em repouso, a mente brilhante de um mestre em arte tem que estar sempre ativada, fervilhando de novas idéias. 😄
Agradeço seu empenho, garoto, em projetar algo viável para essa minha dificultosa planta. Certamente, doravante, estarei considerando a possibilidade de estiliza-la conforme suas indicações, restando-me tão somente expor aqui no forum o resultado desse meticuloso e laborioso desenvolvimento. 😄
flavio bonsai19/12/2007 13:15
o tronco duplo creio eu que seria melhor pra sua planta, e depois dessa projeçao do duprat acho que veio a calhar .
agora e mãos a obra .
não esqueça do seu amigo.