Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

tiagomen19/12/2007 09:01
uma arvore envasada vive o mesmo tempo que se estivesse na natureza?
Alcides Junior19/12/2007 10:20
Caro tiagomen, acredito ser possível viver até mais....ja muitas menções a respeito de bonsai com mais de 1000 anos....
Provávelmente na natureza ja teriam morrido.
Antonio Castro19/12/2007 20:29
Olá Tiagomen

É dificil de confirmar, por cada caso ser um caso, afinal existem árvores na natureza com alguns milhares de anos (mesmo por cá)...poucas mas existem....Bonsai não, que ainda estmos a começar a gatinhar.

Segundo parece, elas nos vasos devido a serem privadas de todos os rigores da natureza que lhe seriam fatais e com uma alimentação adequada, conseguem ultrapassar as suas congéneres de maior porte...ou pelo menos equiparam-se...por isso a existência de Bonsai com idades tão elevadas, em várias espécies, que de certa forma tornam um absurdo a nossa simples existência.

E quando se fala em Bonsai de 200/300 anos, importa sublinhar, que não se fala na idade biológia do espécime..porque ele só é considerado "Bonsai" quando o circunscrevemos ao pequeno espaço que é o vaso de Bonsai...ainda que nem sempre mereça o "nome" por tão incipiente que é...é a idade "Zero".

Pode ser uma tentação (sobretudo se formos comerciantes :roll🙂 mas não é a mesma coisa em termos de comparação.
Colectar uma árvore da natureza com 200 anos e sobre o qual não tivemos qualquer tipo de intervenção, apenas o mero (ainda que dificil) acto da colecta, com um Bonsai dos que existem na China e Japão, que tem a mesma idade, mas esses de envasados e criados ao longo de várias Gerações...alguns desses serão centenários de Bonsai, mas milenares de idade biológica... são coisas distintas.

Um bom exemplo desses é relatado aqui pelo Mestre Kimura:

Um Bonsai de 3 anos com mil anos de idade 😄 😄 😉

http://www.bonsaifarm.tv/content/view/105/37/
Polémico não é verdade 😈 ...ainda bem que não fui eu que o disse 🙄...e foi assim que aprendi por cá.

Em Portugal a idade minima para comércio de Bonsai é de cinco (5) anos...(a idade dos carrefúricos como costumamos brincar) provenientes dos Hipermercados, neste caso "Carrefour"...desculpem a publicidade 😮ops: 🙂
... mesmo assim, fica-se sempre na dúvida acerca da idade...porque as técnicas para ultrapassar algumas barreiras, como a idade existem ( tal como mamadeiras/directo no chão ...etc...etc.)...

Por isso cada vez mais se recomenda em concursos internacionais, um pequeno historial do exemplar, com a idade da árvore (se conhecida) e a idade de treino da mesma enquanto Bonsai...afinal pode-se enganar um ou dois...mas não se pode enganar durante o tempo todo 🙂 😄
...e a mim parece-me ser para já, o mais ético/politicamente correcto, se a pessoa for honesta...qual é o problema em o admitir.

Dado que haverá sempre procura e oferta pelo raro, haverá de igual modo sempre quem se aproveite dos "menos atentos"...
...quando o que será mesmo importante, é o tempo que passamos com eles..."o simples contemplar do caminho" 😉

[ ]s

Castro
tiagomen20/12/2007 08:33
valeu jr e antonio!

poxa q aula!