Calhiandra
sdlucca19/12/2007 14:47
Calhiandra
Opa!!
Esta calhiandra esta comigo a uma ano e meio e foi obtida a partir de estaca, a uns 15 dias atrás eu decidi modelar ela e optei pelo estilo tronco duplo.
Aguardo criticas e sugestões.
Abraço!
Silvio.

Nivorley19/12/2007 14:54
cara!
Muito fera sua caliandra... achei ótimo trabalho, opinião de admirador, porque sou iniciante. Mas acho que vão concordar comigo.
Estou com algumas mudas, que fiz a partir de semente. ja tem uma com uns 50 cm de altura e da grosura de um lapis, mas tronco unico...
o que acha que eu poderia fazer com ela...
Parabéns!
Alcides Junior19/12/2007 15:51
Muito bonitinha sua calliandra, mas eu optaria por um tronco só, aproveitaria a sinuosidade para tentar um moyogi. São sugestões de um principiante...mas foi o q vi nela.
Edmilson19/12/2007 19:43
Alporque
Concordo com o Junior, ficaria com o tronco da esquerda que na minha modesta visão é melhor, mas faria um alporque no outro tronco para não perder um material deste.
Apenas opinião de aprendiz, espere por outras sugestões
Abraço fraterno
joellagunasc19/12/2007 23:53
Luca , 10 tua caliandra , imagina ela num vaso proprio , irá ficar show.
joel
nickyfury20/12/2007 00:04
bonsai
Luca,
Não há o que mudar, exceto o fato de que deverá estar escolhendo um vaso retangular, esmaltado numa cor interessante (azul claro ou amarelo ou mesmo ocre) e fazer o transplante. Sua cali está show de bola e está merecendo esse transplante para realçar sua força e beleza. Parabens por seu trabalho. 😄
joellagunasc20/12/2007 00:25
Nick seria um vaso algo semelhante a este?
Joel
nickyfury20/12/2007 00:44
bonsai
Joel,
Esse modelo de vaso está interessante sim. Mas deve ter um tamanho (comprimento e altura) menores, mais compatíveis com a grossura do tronco na base. Mas o formato do vaso é esse mesmo. 😄
Marcos Paulo Duarte20/12/2007 01:00
Que beleza de calliandra, quantos anos tem??
e quando florescer, se possivel põe as fotos aí pra que possamos apreciar
essa planta cheia de flores, com o vaso citado pelo Nicky, vai ficar perfeita
parabéns pelo trabalho
Alexandre S. Coelho20/12/2007 10:28
Oi lucca,
Você está de parabéns por estes trabalhos mostrados no fórum ❗
Uma boa, antes de envasar, seria deixar um galho de sacrifício crescer bastante para ajudar a "encorpar" o tronco 😉
pedrotv20/12/2007 10:52
Lucca, show de bola a calliandra. Mantenha o tronco duplo, está muito natural e interessante. Os movimentos estão bem harmônicos e não competem. E ao mesmo tempo a estrutura se mantém coerente em todo o conjunto. Parabéns! Ultimamente tenho visto muitas plantas estilos "japonês", e poucas me emocionam... Quando descobri os bonsai do Walter Pall, deu para ver que não precisamos seguir o japoneses ou mesmo a estética japonesa, pois é uma cultura que não chegamos e nem chegaremos nunca a compreender. Estilos mais próximos das árvores brasileiras, ou mesmo européias me parecem mais interessantes, pois compartilhamos cultura e senso estético.
mais uma vez, parabéns por sua calliandra. Como sugestão, apenas diminua a artificialidade do moyogi do tronco maior. Não vi nenhum bonsai do Walter Pall com essas curvas japonesas... Além disso estão muito simétricas, isto é, são iguais! a curva de uma está em oposição à outra mas parece uma curva construída, e não natural. Como dica, visite o site
http://walter-pall.de/Super%20shots/
e entenderá o que digo...
Provavelmente serei crucificado agora, mas disse o que penso e o que vejo...
Um grande abraço e boas festas!
Charles20/12/2007 11:32
Oi Lucca, tudo bem?
Quero te parabenizar pelo belo trabalho com sua calliandra!...
Na fase em que se encontra, ainda em franco desenvolvimento, já a vejo muito bonita.. harmônica... equilibrada!... 😉
Sou totalmente de acordo com a opinião do Nick!
Concordo com o Pedro quando ele fala da naturalidade dos bonsai do Walter Pall, mas esta é uma carcaterística marcante dele, o "naturalismo", porém, não podemos que as plantas que ele trabalha, além de serem fenomenais, já carregam em si algumas características próprias que o Walter vai apenas colocar em maior evidência... ou seja, ele consegue dar um destaque maravilhoso para alguns aspectos do bonsai que, visto por "olhos mais puristas", poderiam ser considerados "defeitos"... 😲 🙄 😉
Penso que se voce tentar esse efeito com sua calliandra, poderá conseguir o resultado contrário... ou seja, tentar em sua planta, que tem caracteríticas mais tradicionais, um trabalho ou movimentos mais "naturais", poderá parecer artificial... ou forçado... 🙄 🙄 🙄
Como diz nosso eterno inspirador Hidaka san "se minha"... deixava como está.... ou seguiria pelo seu mesmo caminho!....
Boa sorte e um abraço,
Charles
nickyfury20/12/2007 14:34
bonsai
Eu assino embaixo do que escreveu o amigo Charles. As plantas do Walter são magnificas, mas devemos lembrar que a maioria delas foi obtida a partir de yamadori, e não de sementes como as japonesas ou as de mestre Hidaka. Assim sendo, creio ser essa a razão pela qual ele busca, com sua quase não-interferência, realçar os pontos mais marcantes de seus bonsai. 😄
Pedro, não há por que "crucificar" voce por expremir sua preferencia. Creio que, de certa forma, aprendemos bastante visitando os sites de bonsai constantes na grande net. Costumo estudar minuciosamente diversos trabalhos, salvando fotos dos que mais me atraem em arquivos específicos, para mais tarde e com calma voltar a eles e estuda-los em profundidade. 😄
Creio que todos bonsaistas fazem isso. É uma forma de aprendizado, a meu ver, pois nos apresenta idéias diferentes, conceitos diferentes e técnicas tambem diferentes das que nos acostumamos. 😄 Um grande bonsaista, cujo livro li, reli e volta e meia volto a consultar: Peter Adams. Ainda que ele siga a linha japonesa tradicional, possui em sua coleção e discorre com propriedade e conhecimento sobre isso, material coletado, cultivado de acordo com a linha naturalista inscrita pelo Walter Pall. 😄
Nessa conceituação naturalista, por exemplo, temos o próprio Jonh Naka, que em seus livros nos legou justamente o quê? fotos e mais fotos bem como ilustrações, de material a ser trabalhado de acordo com o que ele via na natureza. 😄
É preciso estarmos atentos a isso tudo, e a não deixarmos que A ou B nos influencem, mas sim, que todos e tudo nos insufle a mente, capacitando-nos a entender, aprender e desenvolver bons trabalhos como esses grandes, médios e pequenos mestres vêm, há anos, fazendo, seja no Japão, na Suiça, na Russia ou nos States. 😉
Sergivaldo20/12/2007 22:14
Olá Pessoal,
Recomeçar... e logo após os valiosos comentários aqui postados, em especial do Charles e do Nickyfury, não é nada fácil, mas não me contive e resolvi também dar meus parabéns ao colega Sílvio pelo excelente material ora apresentado. É sempre uma alegria ver trabalhos bem elaborados.
O que o Nicky ressaltou é de suma importância. Já tive a oportunidade de fazer alguns yamadori's e muitas vezes esbarrava na dificuldade de estilizá-los ou classificá-los dentro de um estilo pré-definido. Cheguei, inclusive, a cair em tentação e postar alguns dos meus bonsai, classificando-os ou tentando enquadrá-los em alguns desses estilos conhecidos. As opiniões foram as mais variadas possíveis, desde eloqüentes elogios até sugestões no sentido de deixar um determinado galho "engrossar" , ou mesmo fazer uma curvatura numa parte que eu sabia ser totalmente impossível de ser realizada.
Aos poucos, aprendí que não devemos fazer numa velha planta de yamadori o que podemos fazer com plantas jovens, sob o risco de mutilá-las. Qualquer que seja a escola a ser seguida, o mais importante é que resulte em trabalhos bonitos e que satisfaça, principalmente, quem as cultive.
O Pedro enaltece, com louvor, os trabalhos artísticos do Walter Pall porque estes impressionam pela sua magnífica beleza. De forma análoga, me impressionam os trabalhos do Charles White, do Valdir Hobus, do Mestre Hidaka, do Kimura, do Naka, do Wolfgang Putz, do Robert Steven, do Min Hsuan Lo e de tantos outros grandes nomes do bonsai mundial.
Um grande abraço,
Sergivaldo
vhobus20/12/2007 22:29
De fato, o trabalho está muito interessante!
E com certeza ficará ainda melhor!
Como sgestão, eu apenas aproximaria os dois troncos, puxando o menor mais para perto, sem mexer no maior.
Com isso diminuiria o vazio entre elas.
Eu tenho uma caliandra na qual deixei um broto da base crescer para tranformá-lo em 2º tronco. Contudo, neste segundo tronco, a copa faz a vez de um galho, e nao de uma arvore.... vejam:

Grande Sergivaldo! Faz tempo que nao conversamos.... Bom ver vc aqui!
pedrotv20/12/2007 22:29
Amigos, não quero que me entendam mal... Acho de suma importância aprendermos as técnicas e estilos. São estudados, afinal, há muitos séculos. O que quero dizer, é que para além das regras existe a planta. Como diz a D. Emiko Nakahara, não é o bonsaísta que faz a planta, mas a planta que faz o bonsaísta. Adorei o exemplar apresentado por ter um aspecto natural. É isso que desejo buscar no bonsai. Não exatamente uma representação da natureza ou uma miniaturização de uma árvore, mas também não é ficarem todas iguais a desenhos do John Naka (plantas fantásticas, técnicas fundamentais). Como coloco na minha assinatura, vejo o bonsai como um sonho de perfeição estética. Se é um sonho, precisa emocionar e para isso transmitir algum significado. Então, para mim, cada árvore, é muito mais do que um Bon+sai (árvore num vaso), mas algo que está escrito nas entrelinhas do conjunto. Está naquilo que transmite como impressão. A árvore do Lucca me transmite uma impressão de paz e juventude. Ao mesmo tempo tranquila e rebelde, dando a impressão de querer crescer, se expandir. Ora, se encaramos o bonsai com precisando aparentar ser uma árvore muito velha (o que não acontece com a maioria dos bonsai do Walter Pall, yamadori que sejam), então estaria errado... Por isso vejo que um bonsai pode aparentar juventude, se é essa a impressão a ser passada. Com o tempo, ele irá se desenvolver e se transformar. Aparentará a mesma coisa no futuro? Ainda não se sabe, mas é por isso que é uma arte viva.
Sergivaldo é um mestre. Me espelho nele pelo trabalho com plantas nativas, que vão justamente de encontro com essa filosofia. Nossa cultura deve ser exaltada. Mas nossas árvores devem se parecer com árvores nossas e não com pinheiros negros japoneses... Aqui no Brasil têm-se feito jins e sharis em tudo quanto é planta, mesmo que sem necessidade alguma... Isso é uma pena. Lucca, parabéns pela sua árvore e pelo que me ensina e transmite. Adorei!!!
Um grande abraço a todos e muitos desejos de paz e harmonia no ano que se aproxima.
sdlucca21/12/2007 00:11
Opa!
Muito obrigado pessoal pelos comentários, e sugestões eu não esperava de forma alguma que o meu singelo trabalho despertasse tantos elogios fico muito feliz e animado.
Assim como vocês eu tento fazer o melhor que posso com as plantinhas que possuo, sempre ligado e atento para apreender cada vez mais sem pressa e com muita humildade.
Um grande abraço a todos e um feliz natal.
Silvio.
nickyfury21/12/2007 18:30
bonsai
Pedro,
Creio que com suas excelentes colocações vc tenha atingido o cerne da questão. Realmente, aprendermos com a natureza é algo extremamente relevante e primordial, sempre. Assino em baixo, aliás. 😄
Quanto aos shari e jin, eles são obra da natureza, não só da natureza japonesa, mas da natureza mundial. Onde houver vento, chuvas fortes, precipitação de granizo e outras manifestações climáticas, haverá, claro, por parte das arvores, resposta na forma de shari e jin, que são na verdade a tradução da agressão fisica infligida pela natureza num determinado ponto da arvore, seja um galho, seja seu tronco, seja seu apice. 😄
Num descampado, em que haja poucas arvores, será sempre encontravel uma que tenha, em algum momento de seu desenvolvimento, sofrido uma agressão como as que citei. Raios, por exemplo, buscam apices de arvores para subirem ao encontro das cargas eletricas, durante uma tempestade qualquer. Isso desencadeia algo que acaba destruindo, parcialmente, o tronco de uma arvore, matando parte dela, que exposta doravante à ação inclemente do tempo, acaba se tornando um shari, belo e natural. 😄
Tenho esses exemplos no cerrado que preenche todo o Distrito Federal e adjacêncas. Mas tive oportunidade, igualmente, de apreciar esse trabalho da natureza em arvores por todo o nosso país, sejam elas grandes, médias ou pequenas. Parte dos troncos, alguns galhos, as vezes a arvore toda. Então, shari e jin, naturais, existem em qualquer lugar, não só nas nativas japonesas ou chinesas. Nas arvores brasileiras, algumas até cultivadas como bonsai por grandes bonsaistas aqui da terrinha, é normal o shari e o jin. 😄
Tirante isso, buscar a juventude numa arvore velha é algo que sempre nos encanta a todos. 😄 Conseguir, de alguma forma, transmitir isso para os nossos bonsai, é algo que todos nos empenhamos em tentar conseguir. 😉
duprat21/12/2007 19:21
Muito boa a planta Lucca
Curioso ninguém ter comentado a possibilidade de conduzir o trabalho para o estilo Sokan, o qual me parece muito propicio. Em parte isso corrobora com as indicações do vhobus. Vale a pena atentar para esta possibilidade, pois é raro encontrar material que tenha a divisão do tronco perto do nebari, com variação de grossura e altura adequada entre os troncos, como requer o estilo. Idealmente o tronco maior deve ter a dobro da grossura e altura do menor e se este não é o caso rigorosamente falando a planta dele muito se aproxima.
É um estilo sem duvida difícil de ser harmonizado pelo fato de se tratarem de dois elementos, número geralmente evitado nos bonsai. Neste sentido vale a recomendação de que a dinâmica do tronco menor seja a mesma da do maior o que facilita muito a harmonia além de propiciar uma leitura simbólica irresistível que relaciona a planta com as polaridades Yin e Yang, representação de marido e esposa, pai e filho, mestre e discípulo etc...
obs: grande Sergivaldo que prazer ve-lo de volta por aqui.
nickyfury22/12/2007 22:27
bonsai
Duprat, a largueza de espirito que todos temos, vez ou outra tapa nossos olhos até mesmo para o mais óbvio. Onde então é imprescindível que algum forista, mais atento, reveja os quadros e encontre a solução onde ela esteve o tempo inteiro, fora do alcance da nossa visão, mas perceptível à alguem em particular. No caso, voce foi quem teve o condão de tocar na parte mágica dessa visão, e descobrir esse estilo, oculto e ao mesmo tempo tão presente. 😄
Sergivaldo, meu grande e nobre amigo, seja muitissimo bem-vindo às nossas paginas foristicas. 😄 Suas explanações e colocações são de muito bom tom e agradam a todos nós, sem exceção. 😄
Dentro da conceituação colocada pelo Valdir, eis um belo exemplar de Karin, um marmeleiro japones:

duprat23/12/2007 05:13
Este Tópico está ficando bom hein. Então vamos alongar ...
deixe colocar também dois exemplos do que indiquei.
O primeiro Eu gosto muito, o segundo é mais característico do estilo por mim citado e serviu de inspiração para o desenho que fiz deste estilo para o Mario.
Em verdade o lucca já apontou o desenho da árvore nesta direção, e só tenho uma ressalva que poderia fazer ao que foi desenvolvido. Trata-se do galho mais baixo que une os dois troncos roubando um pouco o principio da divisão inerente ao que foi escolhido (tronco duplo).
Não deu para entender direito na foto se ele pertence ao tronco da esquerda ou se existem dois galhos, um em cada tronco. Especulei no projeto este ultimo caso e mantive o galho no tronco da direita.
Como sempre insisto que troncos finos ficam mais harmonicos com ramos curtos entao diminui tb um pouco o comprimento de alguns.
Outra observação é que acima ambos os trabalhos se escolheu um vaso redondo. Se cabe especular sobre isso a divisão dos dois troncos logo na base forma um triangulo invertido e de fato me parece conveniente o vaso redondo pois este funciona como uma espécie de ponto de chegada dos dois troncos, dando estabilidade e se harmonizando melhor ao conjunto que um vaso quadrado.
Assim juntando tudo e aproximando um pouco mais os troncos como muito bem sugeriu o vhobus, ficaria algo assim, ,,,,
Bem neste caso a simetria de modo algum me incomoda pelo contrario para mim é ela que dá a graça. Outra observação pertinente foi que ao fazer o projeto senti um ganho enorme ao romper todos os contatos dos ramos de um tronco em relação ao outro, deixando um vazio atravessar o conjunto.
Enfim não é mesmo um estilo fácil.... nem na dinamica do tronco nem da configuração dos galhos e copas nem tampouco na escolha do vaso.... e o que está sendo feito me parece muito bem encaminhado, sendo estas pequenas alterações sugeridas muito relativas e particulares.
duprat23/12/2007 05:30
....
duprat23/12/2007 05:30
....
sdlucca23/12/2007 10:59
muito bom duprat ficou muito bom, e como você disse é só fazer pequenos ajustes para se conseguir este resultado.
Muito obrigado!
Silvio.