sdlucca19/12/2007 15:13
Serisa
Opa!!
Esta serisa eu consegui lá no viveiro do Bérgson em Maceió-AL numa visita que fiz ao viveiro dele, dei uma refinada e passei para o vaso. Ela já está neste vaso a uns 9 meses agora começo a perceber que o vaso talvez esteja um pouco pequena para ele o que vocês acham?
Aguardo criticas e sugestões.
Abraço!
Silvio.

Alexandre S. Coelho20/12/2007 10:16
Lucca,
pra mim sua
serissa está linda, digno de exposições ❗
O vaso, que é parte essêncial do bonsai, deve ocupar de 20% a 40% de todo conjunto (vaso+árvore) 😉
Com plantas em vasos menores, mame e shohin, podemos cultivá-los enterrados em areia grossa e com transplantes todos os anos, para amenizar o calor e crescimento das raízes.
Opinião pessoal... baixaria o primeiro galho da esquerda e tentaria ir removendo as raízes expostas, para ficar + ou - assim:

pedrotv20/12/2007 11:07
Parabéns Lucca, mais uma demonstração de excelente senso estético. E mais uma vez, me permito discordar de um mestre... Eu não abaixaria o primeiro galho, pelos mesmo motivos já expostos no outro tópico com planta sua (tronco duplo). Em compensação, reduziria a folhagem como ele indicou, além da retirada das raízes expostas. Perceba que as curvas desta árvore estão perfeitamente naturais e harmônicas. Estão assimétricas e parecem mesmo serem esculpidas naturalmente ou em condições naturais. Adorei! Adorei também o vaso, achei que combina bem com a planta e proporciona equilíbrio e harmonia.
Um grande abraço e boas festas a todos!
Alcides Junior20/12/2007 11:55
Muito bela sua serissa, na minha opnião esta perfeito este vaso.
Quanto a abaixar o galho, eu o faria, usando a projeção do Alexandre, acho que o galho mais baixo pode causar o efeito de uma árvore mais velha, com a idade pesando sobre o galho. Achei também na minha opnião de principiante que fica mais harmonioso.
tiagomen20/12/2007 13:44
achei linda essa serissa
penso que deveria mesmo abaixar esse galho, aperfeiçoando o moyogi, pois pelo pouco que sei, no estilo tronco duplo, os dois troncos devem surgir da base, possuindo assim o mesmo nebari e nao sair tao acima assim. sou principiante, se estiver errado por favor me corrijam.
nickyfury20/12/2007 14:21
bonsai
Lucca,
Se sua serissa está nesse vaso há nove meses, então é chegado o momento de fazer um reenvase. Retire-a, elimine toda a terra das raízes, corte o excesso de raízes, principalmente as mais grossas que contribuam de forma negativa para o nebari, e replante no mesmo vaso. 😄
A projeção do Alexandre, como sempre, ficou muito boa. Eu cuidaria apenas de adequar os galhos ao movimento do tronco. Então, aproveita que a planta está fora do vaso e arame todos, para dar-lhes movimentos levemente sinuosos, além de baixar o galho sugerido. 😄
Ao replantar, lembre-se de passar um arame fino pelos orificios apropriados no fundo do vaso, para prender a planta com ele, evitando que ela sofra algum acidente de percurso antes que as raízes se fixem no novo substrato. 😄
O substrato ideal deverá conter granulos de bom tamanho de terra, pedrisco (seixos lisos pequeninos), caco de telha e um pouco de casca de pinus. Esse tipo de composto fica bem drenante, ao mesmo tempo em que mantém a umidade advinda da rega diária, proporcionando boas raízes de alimentação para sua planta. 😄
Adubação 45 dias após o reenvase. Prefira matéria orgânica, como torta de mamona e farinha de osso. Mas pode, igualmente, quando estiver fazendo o reenvase, acondicionar um pouco de osmocote entre as raízes. Se fizer isso, dispense o adubo organico pelos próximos sete a oito meses. 😄