Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Caliandra folhas queimadas

Rildo20/05/2005 12:36
Caliandra folhas queimadas
Olá amigos........quase não tenho mais tempo de entrar no forum, mas estou com um probleminha.
Minha Caliandra está na mamadeira embaixo do sombrite e rego todos os dias na hora do almoço, só que a 3 meses ela está secando (queimando) as pontas das folhas, o que pode ser?
Obrigado
Fábio20/05/2005 13:48
Calliandra
Também tenho Calliandras, mas nunca passei por esse problema.
Espero que alguém saiba como te ajudar.

Abraço!
jackson20/05/2005 19:55
Rildo,

Ñ tenho certeza, mas pode ser o hor´rio da rega, voce pode estar "queimando " as folhas por molhar com água frria qdo as folhas estão quentes com os estômatos abertos, provocando choque térmico, procure regar cedo ou à tarde em horários que o sol esta mais fraco. Pode ser tbm deficiência nutricional da planta por micronutrientes, reveja o substrato e adubação.
[]s
Felipe Frango Zappala20/05/2005 20:06
Ou até mesmo excesso de adubo...
Mas em se tratando de Caliandra, não posso falar... nunca consegui manter, acho que elas preferem ambientes mais arejados.

Abração
jackson21/05/2005 04:30
troque uma idéia com o charles o cara conhece.
dá uma olhada na planta dele:

Fábio21/05/2005 09:04
Calliandra
Realmente. O Charles parece sacar TUDO sobre Calliandras.
Abraço!

Fábio
Charles21/05/2005 16:14
Re: Caliandra folhas queimadas
Oi Rildo, tudo bem?

Antes de mais nada, ao contrário do que o Jackson falou, estou bem longe de entender tudo de calliandras... 😄

Além disso, eu nunca tive esse tipo de problema com as minhas. Voce disse que queimam apenas as pontas das folhas?

Bem, eu arriscaria 3 palpites:

1- na mamadeira a gente "carrega" bastante na adubação. Não sei como voce está adubando, mas o excesso é sempre um risco. Prefira adubo orgânico e muito cuidado com os químicos, inclusive Osmocote, de liberação mais lenta, mas bem "potente".
2- a calliandra é beberrona e em dias quentes rego no mínimo 2 vezes ao dias. Me parece que, na falta de água, a primeira parte a sentir é exatamente a ponta das folhas... Voce rega apenas uma vez ao dia? Se sim, é uma possibilidade
3- é comum nas mamadeiras usar um substrato com bastante terra comum, além de furos pequenos na bacia, o que pode afetar a drenagem. Veja se voce não está regando apenas o escorredor, e as raizes mais importantes na mamadeira estão com falta de água, por dificuldade de absorção. Má drenagem pode fazer o substrato encharcar, mas pode também impedir que a água chegue até as raízes mais profundas, caso se regue em pouca quantidade.

-Não acredito que rega ao meio dia possa provocar isso, mesmo em dias quentes. Eu nunca tive problemas por isso, mas seria interessante se pudesse regá-la pela manhã e ao final da tarde

- embora beberronas, as calliandras gostam de pleno sol. Eu não uso sombrite nas minhas, sempre cuidando para que não falte água,

- estando na mamadeira, também não creio que seja por falta de micronutrientes. Acho que isto afetaria por igual as folhas.

Ela está livre de pragas? Cochonilhas adoram calliandras e quando bem enfolhadas, é dificil vê-las. A planta vai se debiltando, mas não me lembro se afeta particularmente as pontas das folhas...

Também fiquei intrigado com este problema...

Boa sorte,
Charles
Marco Nascimento21/05/2005 18:54
Re: Caliandra folhas queimadas
Charles escreveu:
Oi Rildo, tudo bem?

Antes de mais nada, ao contrário do que o Jackson falou, estou bem longe de entender tudo de calliandras... 😄

Além disso, eu nunca tive esse tipo de problema com as minhas. Voce disse que queimam apenas as pontas das folhas?

Bem, eu arriscaria 3 palpites:

1- na mamadeira a gente "carrega" bastante na adubação. Não sei como voce está adubando, mas o excesso é sempre um risco. Prefira adubo orgânico e muito cuidado com os químicos, inclusive Osmocote, de liberação mais lenta, mas bem "potente".
2- a calliandra é beberrona e em dias quentes rego no mínimo 2 vezes ao dias. Me parece que, na falta de água, a primeira parte a sentir é exatamente a ponta das folhas... Voce rega apenas uma vez ao dia? Se sim, é uma possibilidade
3- é comum nas mamadeiras usar um substrato com bastante terra comum, além de furos pequenos na bacia, o que pode afetar a drenagem. Veja se voce não está regando apenas o escorredor, e as raizes mais importantes na mamadeira estão com falta de água, por dificuldade de absorção. Má drenagem pode fazer o substrato encharcar, mas pode também impedir que a água chegue até as raízes mais profundas, caso se regue em pouca quantidade.

-Não acredito que rega ao meio dia possa provocar isso, mesmo em dias quentes. Eu nunca tive problemas por isso, mas seria interessante se pudesse regá-la pela manhã e ao final da tarde

- embora beberronas, as calliandras gostam de pleno sol. Eu não uso sombrite nas minhas, sempre cuidando para que não falte água,

- estando na mamadeira, também não creio que seja por falta de micronutrientes. Acho que isto afetaria por igual as folhas.

Ela está livre de pragas? Cochonilhas adoram calliandras e quando bem enfolhadas, é dificil vê-las. A planta vai se debiltando, mas não me lembro se afeta particularmente as pontas das folhas...

Também fiquei intrigado com este problema...

Boa sorte,
Charles

O Charles falou tudo, se depois dessa vc não conseguir salvá-la, pode ir preparando a Extrema Unção...
Um abraço;
Fábio21/05/2005 23:20
Extrema unção
Putz!!! 😲
Nelmar22/05/2005 18:53
Outras possibilidades

As caliandras renovam muito freqüentemente suas folhas e talvez possa ser isto que está ocorrendo, já que adubo e água não estão faltando.
Elas sofrem muito com a falta d'água.
Como está o solo? Muito arenoso? Pouca drenagem? Este pode também ser um problema. Repare se o solo dela seca antes do de outras plantas, com vaso de mesmo tamanho.

Abraços
Nelmar
Rildo23/05/2005 07:08
Puxa vida ...........que aula heim
Parabens Charles.

O pior que pode ser tudo isso..........estou sem tempo durante o dia claro para ficar analisando o solo, sol, pragas........quando chego em casa a tarde já está escuro e com lâmpada normal é dificil ver alguma coisa....
Falta de rega não acredito pois faço a rega em dois estágios, no meu almoço que é pouco tempo começo a regar do 1º ao último depois volto ao 1º e começo de novo.
Sol não acredito pois está no sombrite e ela já passou por sol muito mais forte. Acho que pode ser excesso de adubo, coloquei mais ou menos a 3 meses adubo quimico 10-10-10. Mas por estar na mamadeira acho que não coloquei muito, 1 colher de chá.
Estarei mais atento nela p/ análise e depois comunico o resultado

Obrigado a todos, Charles, Nelmar, Fabio, Marco, Jackson, Felipe,...........