Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Bonsai de Cafeeiro???

Samir20/12/2007 22:19
Bonsai de Cafeeiro???
Olá pessoal!
tenho alguns cafeeiros e um deles tem 15 cm de tronco!
não consigo encontrar exemplares como bonsai e estou com duvidas se posso fazer ou não...
se suportam podas drásticas e o que mais houver de informação.
(Estou sem câmera no momento mas assim que der eu posto para vocês ok?)
me ajundem por favor!
Obrigado!
flavio bonsai20/12/2007 22:29
caro colega
tbem não vi nenhum bonsai de cafeeiro , mas mãos a obra mande ver em uma dessas que vc tem e depois poste pra gente ver.
ARQPATRIK21/12/2007 10:18
Tbém sou da mesma opnião do Flavio, manda ver, se realmente não tiver, olha só, vc tera uma peça unica, hehehehh!!
nickyfury21/12/2007 18:19
bonsai
A dificuldade maior é apenas quanto ao controle de pragas, particularmente as que dizimam as plantações, como a ferrugem e a broca, um tipo de caruncho, que ataca o tronco. Tirante isso, há que fazer uma desfolha constante, manter uma irrigação leve, com solo rico em nutrientes e pouco drenante. Não deixe ocorrer encharcamento das raízes, que apodrecem com facilidade. 😄

A madeira do cafeeiro é resistente, mas não o bastante para trabalhos em shari ou jin. Mas se quiser, poderá estar adequando madeira morta, desde que fique atento, aplicando constantemente liquido protetor. 🙄

Creio que o ideal seja coletar, via yamadori, uma planta adulta, que tenha produzido ao menos uma ou duas vezes, reduzindo-a gradativamente de tamanho, até poder adequá-la a um vaso de tamanho medio, profundo, com bons orificios de drenagem. 😄

Devo admitir que os frutos são um forte atrativo para o bonsaista, com sua coloração avermelhada, em imediato contraste com as folhas verde escuras:

Samir21/12/2007 22:30
Valeu pessoal!
obrigado pelas informações!
nickyfury,Todas são de yamadori já não tem mais a raiz principal e já estão aptas a vasos rasos...
o que resta agora é dimnuir o tamanho das folhas e aumentar a ramificação(que considero o mais dificil nessa espécie!).por isso estou mantendo em vasos grandes.(para ganhar tempo)
ah todas já produzem no vaso.
em relação a Jin sou um pouco radical...
apenas uso em espécies como as coniferas ou as especies que mostrem naturalmente essa perfeição pois assim seria mais natural o trabalho.
acho que nós brasileiros deviamos dar mais valor ao shari e principalmente uros que são caracteristicas de nosso clima umido impossibilitando que a madeira morta exista por muito tempo(naturalmente em arvores centenárias e milenáres)
o uros particularmente é facil de se encontrar aqui, e de se aprender com a observação afim de se tornar um padrão de respeito como a identidade brasileira do Bonsai
(quem nunca fez um uros inspirado por uma arvore que viu?)
muito obrigado pelas informações!
se tiverem + serão bem vindas
😄