Caramba, esqueci de ver esse tópico (não sei porque não estava me notificando, acho que desmarquei sem querer...).
Alexandre! Show a projeção, muito interessante. Resolve mesmo os problemas na parte aérea. Tenho que concordar com o Duprat, tenho um pouco de medo de ousar ainda, por não saber se vai nascer o necessário...
Entretanto, antes de ver a sua projeção, e vendo um dvd francês sobre áceres, vi uma técnica muito interessante para corrigir algumas imperfeições: criando outras... Mas que pareçam mais naturais. Acabei fazendo no ficus, e acho que deixará uma cicatriz muito interessante naqueles olhos... Por enquanto está tudo coberto com massa cicatrizante. A planta está se desenvolvendo muito bem. As folhas voltando com força e muita nova ramificação vai surgir. Encontrei uma nova frente que me parece muito interessante, e que, se a intervenção der certo, vai valorizar muito a linha do tronco, que gosto muito... Uma copa bem densa, bem ramificada e com uma frente interessante...
Uma foto da nova frente escolhida:
Gostaria de saber o que acha assim... Ao vivo fica melhor... Também penso, com essa nova frente, em deixar os galhos mais baixos crescerem bem mais, triangulando a copa com uma base mais poderosa e com o primeiro galho que sai da esquerda descendo para quebrar a linha da estrutura introduzindo um maior dinamismo...