Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Folhas de Azaléia.

Souza20/05/2005 15:20
Folhas de Azaléia.
Olá pessoal,
algumas folhas da minha azaléia estão com uma espécie de mancha marron, parecendo como ferrugem que aparecem dos dois lados.
O que pode ser e como remediar este problema?
Gabriel Vanzella20/05/2005 22:50
Olá Souza!

Bem, seria muito bom se você conseguisse postar uma foto, pois somente com o que você escreveu, é um pouco difícil de saber.
Pode ser uma infecção por fungo, o que eu recomendo é, antes de qualquer coisa, isolá-la. Na dúvida, não deixar perto de outras plantas saudáveis.
Se estas "algumas" folhas são poucas, eu cortaria e jogaria fora. Depois disso, observaria diariamente o Bonsai para ver se não aparecerá em outras folhas essas mesmas características.
Caso seja fungo que está presente em muitas folhas, não se assuste; há produtos muito bons no mercado. (Somente tenha muito cuidado para manuseá-los, lavando muito bem a mão após a aplicação, principalmente os compostos de sulfato de cobre).

Abraço.
Marco Nascimento21/05/2005 18:59
Re: Folhas de Azaléia.
Souza escreveu:
Olá pessoal,
algumas folhas da minha azaléia estão com uma espécie de mancha marron, parecendo como ferrugem que aparecem dos dois lados.
O que pode ser e como remediar este problema?

Eu tive esse problema recentemente com 2 Azaléias, coloquei Calda Bordalesa nas duas, uma respondeu bem e começou a brotar, desfolhei-a das folhas marrons, ela rebrotou raídamente e hoje ela está ótima, mas a outra escafedeu-se, secou todinha...
Pelo que vc falou, realmente parece um fungo, eu colocaria Calda Bordalesa uma vez por semana, durante 3 semanas...
Um abração.
Souza23/05/2005 09:56
Infelizmente não tenho como postar foto, mas acho que são fungos mesmo, pois minha jabu... também está com os mesma aparência.
Já comprei o sulfato de cobre e farei uma mistura que vi no site, que é, 1 colher de café para um litro de água.