Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ingredientes

Alberto Alves25/12/2007 19:42
Ingredientes
Como,quando e se pode usar os seguintes "ingredientes" no substrato?

Casca de pinus
Carvão vegetal(Sei que é bom na recuperação de raizes atacadas pelos fungos...)
Cinza de madeira
Vermiculita
Argila expandida

Obrigado desde de já,eu acho que esqueci algum se eu lembrar depois coloco 😄
nickyfury26/12/2007 16:36
bonsai
Exclua os demais elementos e use apenas casca de pinus e carvão vegetal (o ideal é o de bambu), em todos os substratos que fizer, para quaisquer tipo de mudas, pré e bonsai. 😉

Uma composição contendo casca de pinus, por exemplo, vendida em hortos e floriculturas especializadas é o PLANTAX ou similiar. É usada na forma em que é comercializada para horticultores produzirem mudas a partir de sementes.

Costumo misturar com areia, por exemplo, para estacas (todas, exceto pinus) ou para germinação de sementes (todas, sem exceção). 😄

No reenvase de azalea e rododendros, misturo PLANTAX com casca de pinus (apesar do plantax ter casca de pinus em sua composição), para fortalecer o sistema de raízes capilares. 😄 Nesse caso, não adiciono caco de telha nem pedrisco, pois a azalea e o rododendro não "aceitam" muito bem esse tipo de composto. 😄

O carvão de bambu é facilmente obtido: consiga uns talos secos, queime em algum recipiente (tipo aquelas latas de tinta de 18 litros), depois peneire, para retirar o pó, triturando em seguida, para obter granulos de tamanho minimo. Acrescente até 10% na mistura. 😄
Alberto Alves26/12/2007 19:25
Valeu Nicky,apartir de agora vou utilizar a casca de pinus e o carvão vegetal.

Grande abraço